quarta-feira, 31 de agosto de 2011

XXIII- DO TEMPO COMUM -Mt 18, 15-20 "Se ele te ouvir, tu ganharás teu irmão" "Setembro Mês da Biblia"


Acolhida: desejar a paz cantando.

Animação: música a escolha do grupo

Oração: Pai nosso e Ave Maria com Gesto

Biblia:Fazer um momento para a entrada da Biblia :
Todo este mês de Setembro é dedicado a Sagrada Escritura, a Bíblia.Mas você sabe por quê?Setembro é conhecido, como "Mês da Bíblia". Porque no dia 30 de setembro comemoramos a festa de São Jerônimo Foi ele quem, no século IV, foi responsável, a pedido do Papa Dâmaso I, pela tradução dos textos bíblicos originais (hebraico, aramaico e grego) para a língua latina. A Igreja considera São Jerônimo como patrono dos estudos bíblicos. (aplaudir a palavra de Deus que é luz que nos ilumina)


Evangelho

O Macaco que gostava Zombar

Hoje contaremos a historinha que narra uma coisa que acontece muito com os adultos e com as crianças também.Só que desta vez aconteceu com os bichinhos lá na floresta. Existia por lá um macaquinho muito sapeca e que gostava de criticar todos os bichinhos. Vejam só como ele era terrível:
Macaco - Olá, seu Elefante! que esquisito! Isso tudo é nariz?! Que baita! Nunca vi nada igual, é enorme! E saiu gritando e rindo por toda a floresta: Macaco: Narigudo! Tromba grande! O Elefante é narigudo! Narigudo! E por onde o macaco passava, do Elefante ele falava: Macaco - Que baita narigão tem o Senhor Elefantão! Tão grande, pobrezinho que eu vou dar um nozinho!... Há! Há! Há!

Com Todos os bichos ele mexia. Macaco - Nossa! D. Girafa do céu! Isso tudo é pescoço? Pô, não tem nada igual. Deve fazer um frio ai em cima, deve até nevar (ri alto)Há! Há! Há! A Girafa é pescoçuda! Pescoçuda!.a Girafa era pescoçuda... É... A Girafa não gostou "nadica de nada" dessa situação... Ficou muito triste com a crítica feita pelo Macaquinho zombador.

Um certo dia ele encontrou o leão tirando uma soneca, Macaco - Virgem Maria?! O que é isso? Que cabeleira piolhenta! É seu Leão, o Senhor está precisando cortar esse "pichain", hein? que bicho cabeludo e fedorento, sem contar que também é piolhento! (gargalhadas)Há! Há! Há! O Leão é cabeludo piolhento! Leão - quem disse isso? Quem é cabeludo e piolhento aqui? Ah, vejam só o nosso macaquinho fugindo apressado Mas que absurdo...

Ele não sossega mesmo! Já esta mexendo com o pobre do Coelhinho Macaco - Bonitas orelhas, Coelhinho! São suas ou da mamãe?O Coelho é orelhudo ; Orelhudinho É tão grande sua orelha que dá pra fazer aviãozinho! (Sai rindo e mais Macaco -

Mas, vejam só senão é o Sr. Jacaré! Nossa! Isso tudo é boca,seu Jacaré? Que bocarra! Se abrir mais um pouquinho engole o mundo inteirinho (risadas) Esta floresta é mesmo uma piada! Há... Há...Há... E o macaquinho sai rindo pra valer... ele é zombador...

Mas vejam, os bichinhos da floresta estão se reunindo... Com certeza deve ser para discutir sobre os abusos do macaquinho: Elefante - É amigos, o macaco está agindo muito errado conosco. Girafa - E como! ele está precisando de uma lição... Não é assim que se trata ou outros...

Coelho - Vocês tem razão! Ele vive nos criticando; como se ser diferente fosse defeito de alguém! Leão - Isso não pode ficar assim! Jacaré - Acho melhor darmos ao macaco uma correção fraterna, quem sabe assim ele aprende?(Combinam em rodinha)

E lá vem o Macaco Zombador, alegre e saltitante, já pensando quem zombaria... Foi nesse momento que os bichinhos o cercaram: Girafa - Bom dia, seu macaco! Macaco - Ih! Tô sentindo um cheirinho bom de gozação no ar. Olha, eu hoje vou extrapolar.

Bom dia D. Pescoçuda! Leão - Mas, o que é isso? Meu Deus! Olhe Macaco! (aponta para o rabo do Macaco) Macaco - Num tá vendo não, é? É o meu rabo, vocês não sabem? Jacaré - Grandinho, não é? Macaco - O que vocês querem dizer com isso? (nervoso) Todos - Que você é Rabudo! O Macaco é Rabudo! Rabudo! (O Macaco sai chorando e irritado segurando o rabo)

E sabem crianças, o que eu fiquei sabendo sobre o Macaco Zombador?Dizem que ele aprendeu a lição depois da correção fraterna que os bichinhos lhe deram ele nunca mais zombou de ninguém.

Atividades : pinturas , brinquedos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário