sexta-feira, 12 de agosto de 2011

20º Domingo do Tempo Comum (Mateus 15, 21-28)


A persistência está em nossas mãos

  1. Recepção

Recepcionar as crianças num tapete e pedir que, antes de tudo, nos apresentemos. Pedir que todos digam seus nomes bem alto ao contar até dez. Fazer as crianças perceberem que, quando todos falam ao mesmo tempo, ninguém se entende, por isso, devemos nos apresentar e falar um de cada vez.

  1. História

(contar a história num círculo grande)

No tempo de Jesus, assim como ainda acontece hoje, muitas pessoas eram desprezadas porque eram pobres ou doentes. Mas, mesmo assim, Jesus não as ignorava. Certo dia, ele estava caminhando e uma mulher, muito triste, ficou o caminho todo atrás de Jesus pedindo para que ele ajudasse a sarar sua filha doente. O papai e a mamãe sempre ficam tristes e cuidam de nós quando estamos com uma dorzinha, não é verdade? Isso já aconteceu com vocês?

Pois então, essa mamãe pediu tanto, que Jesus atendeu seu pedido e disse a ela que só o fez porque ela foi persistente. Vocês sabem o que significa essa palavra?

Persistente é aquela pessoa que insiste e não desiste. Que não abandona seus sonhos. Que tem fé no que deseja. Quando queremos um presente de Natal não ficamos insistindo com o papai?

E naquele dia, foi isso que Jesus ensinou. Toda a benção que quisermos, podemos conseguir. Ela está em nossas mãos. Mas, a gente precisa de quê?

Exatamente! A fé a nossa maneira de chegar às portas de Deus! Vamos ficar mais pertinho? (aproximar a roda) Quando mais fé, chegamos mais perto de Deus. Percebem que, mais pertinho, vocês conseguem me ouvir melhor? Assim, próximos ao Papai do Céu, Ele ouvirá ainda mais nossas orações.

E a gente pode desistir de rezar? Não! Nossas mãos estão aqui e devemos usá-las sempre para bater às portas do céu!

E tem uma pessoa que pode nos ajudar muito a rezar e chegar ao céu. Alguém sabe quem é? Hoje é o dia dele...

  1. Dinâmica para os pais ou Pintura

Preparar uma pequena lembrança para o dia dos pais.

* Sugestão:

Um pedaço de papel com a frase: “Agradeço ao Pai do Céu por ter me colocado nas tuas mãos fortes e cuidadosas. Papai, és meu exemplo, Deus te abençoe.” Onde as crianças imprimirão suas mãos com tinta.

Depois de lavarem as mãos, explicar que nossas mãos pequenas são abençoadas. Elas podem fazer desenhos e se juntarem para uma oração.

  1. Oração

Meu Papai do Céu, obrigado pela minha vida!

Pela vida de todas as pessoas que amo, especialmente,

o papai que me deste aqui na terra.

Me ajude a não desistir de amar e de rezar.

Amém!

  1. Música

(se houver tempo)

No ritmo de “meu lanchinho”

Estou com medo. Estou com medo!

O que fazer? O que fazer?

Uma oração, uma oração

Vai aquecer. Vai aquecer.

Jesus Cristo, Jesus Cristo

Meu amigo, meu amigo

Junto as minhas mãos, junto as minhas mãos

E vou contigo. Vou contigo.

6. Despedida

Agora que usamos nossas mãos para pintar e rezar, sempre lembrando que elas devem estar sempre estendidas para ajudar, vamos dar as mãos ao nosso amiguinho para voltarmos à missa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário