quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Domingo, 13 de Fevereiro de 2011. 6º Domingo do Tempo Comum


“Mandamentos: o sábio caminho dos verdadeiros cristãos.”






  1. Recepção com músicas
  2. Oração

Sugestão: oração do anjo com gestos:

Meu anjo da guarda,
dourado como o sol, suave como a lua,
segue-me quando eu for à escola,
quando estiver em casa, quando brincar na rua…
Vela meu sono de noite,
guia meus passos de dia;
dá-me tua paz, teu carinho, tua alegria…
Quero estar sempre em tua companhia.
Você é tudo para mim.
Quero aprender com você a amar as plantas,
os minerais, as pessoas, os animais…
A ter bons sentimentos,
pensamentos puros, enfim,
a amar a Deus sobre todas as coisas.

  1. Momento da História

Serão necessários apenas dois interlocutores. Pode-se usar fantoches ou mesmo fantasiar-se com roupas coloridas.

Lala: (Chega perdida; não sabe onde está) – dirigindo-se às crianças: Olá gente! Tudo bem com vocês? Beeeem, acho que aqui não é a casinha do Dudu, não é mesmo?

- espera as crianças responderem –

Lala: Ué, onde estou, então?

- esperar crianças responderem: igreja –

Lala: E o que se faz na Igreja?

- mais uma vez, aguarda a resposta –

Bibi (Interfere na conversa): Oi, Lala, o que faz por aqui?

Lala: Estava indo pra casinha do Dudu, mas acabei chegando aqui! Gostei muito daqui, mas confesso que estou perdida!

Bibi: Eu te ajudarei, amiguinha. Mas, preciso te contar uma coisa: a gente só se perde quando não segue um caminho.

Lala: É verdade! Esqueci de trazer o mapa! Ainda bem que cheguei aqui, imagine só se eu fosse parar num lugar mau.

Bibi: Pois é. Pra gente chegar ao lugar onde quer ir, temos que seguir o caminho. Qual é o caminho pra fazenda? É a estrada. Para a escola? É a rua. Assim, pra tudo há um caminho certo.

Lala: É verdade. E pra chegar ao céu? Vocês sabem o caminho?

- aguardar a interação das crianças –

Bibi: Aprendi que, pra gente chegar ao céu, onde só há coisas boas (enumerá-las), devemos seguir o caminho de Deus!

Lala: Ta, já sei que temos que permanecer no caminho certo. Mas, como sei qual é o caminho de Deus?

Bibi: Pra ficar mais fácil, Deus escreveu pra gente os caminhos que devemos percorrer. Se chamam mandamentos.

Lala: E o que os mandamentos dizem? Eu não sei. Vocês sabem, crianças?

Bibi: Temos que amar a Deus sobre todas as coisas (lembrar que foi falado na oração), amar o papai e a mamãe, não mentir, não desejar as coisas dos outros, não jurar...

Lala: Que legal, Bibi! E quem ensinou tudo isso?

Bibi: Foi Jesus, ele é o nosso caminho! E na Igreja, sempre haverá alguém para nos explicar as lições do Filho de Deus.

Lala: Amei. Nunca mais vou me perder. Tive até vontade de pintar, vamos lá?

  1. Pintura
  2. Doces

(Entregar doces conforme as crianças forem falando os mandamentos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário