sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

8º Domingo do Tempo Comum


27 de fevereiro de 2011
Ano A - Verde

“Buscai em primeiro lugar o

Reino de Deus e sua justiça...”



Oração Inicial:

A partir de hoje, quero convidar você para conhecer comigo o melhor amigo que alguém pode ter: Jesus Cristo! E saber que podemos contar com Ele em qualquer situação que estivermos: com medo, nos sentindo sozinhos, quando temos vontade de desistir, quando caímos em pecado, etc. Quem aqui gostaria de descobrir as maravilhas do amor de Deus? Para isso basta reconhecermos aquilo que Jesus fez por cada um de nós, aceitando-O como Senhor e Salvador de nossas vidas.


Zumbidinha: Fiel nas grandes e pequenas coisas

Técnica: Encenação ou narração

Personagens: Abelhinha Zumbidinha – Rainha Azul – Rainha Cinzenta – Dona Rosa

Zumbidinha cantanto –

Zumbi... Zumbi... Zumbidinha

Néctar e pólen vou colher

Bem gostoso e grossinho

Um melzinho eu vou fazer

Rosa: - Bom dia, Zumbidinha! Tão cedo você veio hoje?

Zumbidinha: - Bom dia, Dona Rosa. A senhora sabe como é, né. Tenho que levantar cedo, pois hoje a Rainha Azul me pediu pra colher mais pólen.

Rosa: Mais pólen? Mas, pra quê?

Zumbidinha: - É que ela vai testar uma nova receita de mel e, por isso, ela quer mais pólen. (sabe, essa receita é segredo) – ela cochicha.

Rosa: - Mas você é muito pequena pra cumprir essa missão. Por que ela não pediu pra aqueles marmanjões dos zangões ou as operárias para executar essa missão?

Zumbidinha: - Sabe o que é dona Rosa, a rainha Azul confia muito em mim. Ela diz que eu sou fiel, que em mim ela pode confiar, e pode mesmo porque eu a amo de todo o coração e tudo o que ela mandar que eu faça, eu farei e bem feito.

Rosa: - Muito bem, Zumbidinha. É assim que todas as abelhinhas deveriam ser: fiéis.

Zumbidinha: - Até logo, Dona rosa! Já joguei conversa fora demais. Preciso ir servir a minha rainha.

E pelo caminho, com suas patinhas cheinhas de pólen especial, Zumbidinha ia cantarolando feliz da vida.

Zumbi... Zumbi... Zumbidinha

Minha rainha alegre vai ficar.

Quando ver todo esse pólen

Que pra ela fui buscar.

Era sempre assim, tudo que a rainha Azul pedia para Zumbidinha, ela estava sempre pronta a ajudar, sempre fiel à sua missão.

Se a rainha lhe dissesse: Vá a catequese da Colméia, Zumbidinha. Ela era a primeira a chegar. Zumbidinha, você já está pronta pra ir a missa? Ela já estava sentada no primeiro banco. Aumbidinha, leve mel para as abelhinhas velhas e doentes. Ela ia até lá, e dava até a dela. Era sempre obediente, alegre, fazia tudo com amor.

Aconteceu um dia que, passeando pelo campo de girassóis, ela encontrou com uma outra rainha, de uma colméia pertinho da sua. Era uma rainha escura e cinzenta que veio logo fazendo-lhe uma oferta.

Rainha Cinzenta: - Olá, Zumbidinha! Tenho ficado sabendo de sua fidelidade à rainha Azul. Sei que é boa e muito trabalhadeira. Mas acho que você não está ganhando o que merecia.

Zumbidinha: - Ah, isso não! A rainha Azul é muito boa, me dá de tudo, nada me falta.

E a rainha Cinzenta, com ar maldoso, foi logo dizendo:

Rainha Cinzenta: - Ela te deu um par de asas douradas? Daquelas que param no ar como a dos beija-flores?

Zumbidinha: - Não, ela...

Rainha Cinzenta: - Oh, não, Zumbidinha! Então ela não é boa pra você, porque se ela realmente gostasse de você, ela teria lhe dado. Você não acha?

Zumbidinha: - Eu a...

Rainha Cinzenta: - Viu só? Eu, na minha colméia, presenteio minhas operárias todos os dias pelos seus bons serviços e se você quiser... Isso se você quiser trocar de posto, quer dizer, de colméia, vá para minha, sabe... Eu adoraria. E lhe daria mil presentes. Mas, pra isso você tem que fazer um servicinho?

Zumbidinha: - Servicinho? Que tipo de servicinho?

Rainha Cinzenta:- Algo pequeno... A rainha nem saberá... Nem sentirá falta e nunca... Nunca mesmo desconfiaria de você, Zumbidinha. Pense no descanso de asas que irá ganhar...

Zumbidinha: - Descanso de Asas? Pô! Como tenho sonhado com isso. Mas, diga logo o que queres que eu faça?

Rainha Cinzenta: - É só copiar a receita do novo mel que a rainha Azul inventou, simples, né?

Zumbidinha: - Mas a receita é toda riqueza da rainha... É a coisa mais importante de sua vida.

Rainha Cinzenta: - Ora, deixe de bobagens, abelhinha. Ela nem vai notar e depois pense no que irá ganhar com isso.

Zumbidinha: - Mas eu sempre fui fiel a rainha.

Rainha Cinzenta: - E quem disse que é pra ser infiel? Sirva a nós duas.

Zumbidinha: todos nós podemos servir a dois senhores

Zumbidinha: - Ta certo! Espere aqui que eu volto logo.

Rainha Cinzenta:- Tchauzinho, Zumbidinha! Não vou sair daqui não... Vou esperar por você e pela receitinha.

Zumbidinha, tomada pelo desejo de ganhar presentes e de ter novo lar, voou apressadamente para sua colméia. Não iria ser difícil roubar a receita... Talvez a rainha nem notasse e...

Rainha Azul: - Zumbidinha, onde esteve? Eu estava à sua procura. Parece triste, aflita, está acontecendo alguma coisa, filhinha?

Por um momento, Zumbidinha teve vontade de sumir, mas vendo o rosto terno e amigo da rainha e sentindo todo aquele amor, sentiu seus olhos abrirem, viu que aquela era a sua rainha de verdade... De certo ela não ofereceria os presentes que a outra tentava lhe seduzi, mas aquela era a sua senhora, aquela que nela confiava e gostava e tantas coisas boas havia lhe ensinado. Então, num ímpeto de desespero, agarrou a rainha e chorou muito. E contou tudo a ela sobre a rainha Cinzenta e seu plano de roubar a receita.

Em meio ao choro, Zumbidinha ainda disse:

Zumbidinha: - Minha rainha, perdão... Perdão porque por um minuto me deixei seduzir pela outra, quis servir as 2 senhoras, mas agora eu sei, que devo servir aqueles que me amam de verdade. Não sei se sou digna, se ainda posso ser sua abelhinha mais fiel, minha rainha.

A rainha, passando as mãos pelos olhinhos molhados de Zumbidinha, disse-lhe com carinho:

Rainha Azul: - Minha abelhinha, aquele que é fiel nas pequenas coisas é também fiel nas grandes coisas, foi isso que hoje você me mostrou. Você será minha abelhinha especial, pois é fiel nas pequenas e grandes coisas.

Zumbidinha: - Sabe, rainha... Eu serei fiel a senhora de todo o meu coração, de toda a minha alma para sempre.

E sabem crianças, o que aconteceu a rainha Cinzenta? Dizem que até hoje ela espera lá no canteiro de girassóis pela Zumbidinha, que nunca apareceu... Portanto, quando forem ao tal canteiro, tomem cuidado, pois ela pode fazer a vocês a mesma oferta de servir ao mal como fez a Zumbidinha.

Zumbi... Zumbi,,, Zumbidinha

A 2 senhores não vou servir

Vou ficar com o que é bom

E do mal vou sempre fugir.

Zuummm!

Dinâmica:

Despertar o sentimento da amizade

Material: 1 Balão

Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de "par". Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém "disponível" que assumirá o seu lugar ficando com o balão. Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.

2 comentários: