quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LOURDES – APUCARANA – PARANÁ
Apucarana, 18 e 19 de setembro de 2010.

25º Domingo Comum – Tema: O administrador infiel

1.ACOLHIDA – Boa tarde, queridas crianças. Sejam todos muito bem vindos a esse encontro. Vamos iniciar cantando bem animados.

ANIMAÇÃO - Eu canto como o rei Davi/ Olaria de Deus/ Pecado, pecadinho, pecadão...

2.PREPARAÇÃO PARA O TEMA: dinâmica – “Placar”( conversação)
Mostrar um cartaz do tipo “placar” com dois desenhos no topo da página: (Planeta) e (imagem de Deus)
Vamos pensar que são dois “senhores” nas nossas vidas. O Sr. Mundo e o Sr. Deus. Será possível servir aos dois ao mesmo tempo? Vamos ver?

1ª situação:
Senhor Zezinho é doido por futebol. Hoje tem futebol na cidade: é o Roma Apucarana X Arapongas. Todo mundo da rua vai no estádio, mas o jogo é na hora da missa O filho do Sr. Zezinho adora ir no estádio, então advinha o que ele escolheu?? - Escolheu ir ao futebol. – Ponto para o Sr. Mundo. (colocar um X do lado do placar do Sr. Mundo)

2ª situação:
Tem também a D.Maria, adora a novela das oito, Passione, não perde nem um capítulo, só que hoje a sua vizinha a convidou para rezar um terço, justamente na hora da novela, logo hoje quando o Totó vai perdoar a Clara?! Ela bem que ficou naquela - a quem devo escolher: o terço ou a novela?Adivinhem o que ela escolheu? Claro que foi a novela- Mais um ponto para o Sr. Mundo. (colocar um X do lado do placar do Sr. Mundo)

3ª situação:
O Sr. Juca é até um homem muito bom, mas adora uma cervejinha com os amigos e uma churrascada no domingo. Acontece que sua família queria que ele fosse visitar a tia Amélia que está muito doente, mas é bem no dia que seus amigos convidaram para uma churrascada. Sabem o que o Juca escolheu?E ele até que pensou vou ao churrasco ou visito a tia doente?? Vou ou não vou?? E ele acabou indo ao churrasco. Ponto pro Senhor Mundo de novo. (colocar um X do lado do placar do Sr. Mundo)

4ª situação:
Já a Soninha ganhou do seu pai a mesada do mês. Quando foi fazer a conta viu que se ela fosse dar dinheiro na coleta da missa, não sobraria pra ir na sorveteria com seus amigos. Ou o dinheiro irá servir pra ajudar a igreja, ou pra seu sorvete. Adivinhem então o que ela escolheu? O sorvete. Ponto novamente para o Sr. Mundo. (colocar um X do lado do placar do Sr. Mundo)
Que coisa...não está nada bem pro lado do Senhor Deus, parece que Ele está perdendo pro Senhor Mundo...

Conclusão:
E nós..crianças? Que escolhas estamos fazendo? Será que estamos servindo aos dois senhores, agradando uma hora ao um e outra hora a outro? Ou será que estamos agradando somente ao Senhor Mundo, esquecendo, de fato, a quem devemos servir de toda alma e de todo coração?
Hoje Jesus contará uma história de alguém que serviu primeiro o Sr. Mundo. Logo mais ouviremos o evangelho.

3. ENTRADA DA BÍBLIA: (música) – Vamos aplaudir a Palavra de Deus!!
(evangelho dramatizado em fantoches)

Narrador: Um dia Jesus disse aos seus discípulos:
Jesus - Havia um homem rico ( desenho)que tinha um administrador que cuidava dos seus bens (empregado). Foram dizer a esse homem que o administrador estava desperdiçando o dinheiro dele. Por isso ele o chamou e disse:
Patrão:"Eu andei ouvindo que você não está cuidando bem das minhas coisas. Agora preste contas da sua administração porque você não pode mais continuar como meu empregado."
Narrador: Aí o administrador pensou:
Administrador: "O patrão está me despedindo. E, agora, o que é que eu vou fazer? Não tenho forças para trabalhar na roça e tenho vergonha de pedir esmola. Ah! Já sei o que vou fazer... Assim, quando for mandado embora, terei amigos que me receberão nas suas casas..."
Narrador: - Ele teve uma idéia. Chamou todos que deviam para seu patrão e perguntou um a um:
Administrador: "Quanto é que você está devendo para o meu patrão?"
Primeiro devedor:- "Cem reais!" - respondeu ele.
Narrador: O administrador disse:
Administrador: - "Aqui está a sua conta. Sente-se e escreva cinqüenta."
Narrador: - Para o outro ele perguntou:
Administrador: "E você, quanto está devendo?"
Segundo Devedor:- "Mil reais!" - respondeu ele.
Administrador: "Escreva oitocentas!"
Patrão: Como você foi capaz de mentir e enganar?? Fico admirado da sua esperteza e desonestidade!!
Narrador: E Jesus continuou:
Jesus- As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à Deus. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras? E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
Palavra da Salvação.

Conversando sobre o evangelho:
- O que aconteceu na história que Jesus contou?
- Porque o empregado foi desonesto?
- Quando somos desonestos com Deus?

4.HISTÓRIA DA SEMANA – O ferreiro
Narrador: Havia um ferreiro que, depois de se divertir bastante, com bebedeiras e festas, decidiu entregar sua alma para DEUS”. Começou a servir à Deus ajudando na igreja, assistindo às famílias pobres , pagando o dízimo... Mas sua vida começou a ficar muito difícil. Apesar de toda a sua dedicação, nada parecia dar certo em sua vida. Muito pelo contrário: seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais.
Uma bela tarde um amigo vendo a sua situação, comentou:
Amigo: - É realmente muito estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas seria melhor você voltar a viver servindo ao Sr. Mundo e não ao Sr. Deus??
Narrador: O Ferreiro não respondeu nada na hora. Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida. Então ele falou:
Ferreiro:- Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas, facas... Você sabe como isso é feito? Primeiro, eu aqueço a chapa de aço no fogo, até que ela fique vermelha. Em seguida sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado, e aplico vários golpes, até que a peça adquira a forma desejada. Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o vapor, enquanto a peça estala por causa da súbita mudança de temperatura.
Tenho que repetir este processo até conseguir a espada perfeita, uma vez apenas não é suficiente.
Narrador: O Ferreiro deu uma longa pausa, e continuou:
Ferreiro:- Às vezes, o aço que chega às minhas mãos não consegue agüentar este tratamento. O calor, as marteladas e a água fria termina por enchê-lo de rachaduras.
E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada. Então eu simplesmente o coloco no monte de ferro velho que você viu na entrada da minha ferraria.
Narrador:Mais uma pausa e o ferreiro conclui:
Ferreiro:- Sei que Deus me coloca no fogo nas dificuldades. Tenho aceitado as marteladas que a vida me dá e, às vezes, sinto-me tão frio e insensível como à água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que peço em oração é: “Meu Deus, não desista até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser, mas jamais me coloque no monte de ferro velho das almas.”

E assim crianças podemos aprender que Deus quer que sejamos fieis à ele e não desanimemos diante dos problemas. Somos testados nessa fidelidade. Quem conseguir ser fiel será merecedor da amizade de Deus.

5.SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1.Tapete de brinquedos para as crianças até 4 anos;

2.Jogo: Firme na fé
Material: dois círculos feitos no chão, uma corda.
Objetivo: tirar o outro do circulo.
Desenvolvimento: De frente para o outro, segurando cada um a extremidade de uma corda bem esticada, com o pé direito dentro do circulo . Dado o sinal um tenta puxar o adversário com a corda até que ele tire o pé do circulo. Vence quem conseguir primeiro. Vai mudando os alunos para que todos possam passar pela experiência.
Pregação/ Conclusão: O mundo tenta nos distrair da vontade de Deus e tirar-nos do circulo dos salvos. É preciso esforços e coragem para manter-nos firmes na fé.

3.Desenho para colorir.


Contribuição – Prof.ª Luzia F. Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná – www.nsalegria.com.br

2 comentários:

  1. muito bom gostei muito,eu preciso bastante desta historinha,para a celebraçao da palavra que faço,como catequista tambem me ajuda muito.

    ResponderExcluir
  2. muito bom gostei muito,eu preciso bastante desta historinha,para a celebraçao da palavra que faço,como catequista tambem me ajuda muito.

    ResponderExcluir