sexta-feira, 10 de setembro de 2010

24º Domingo do Tempo Comum




12 de Setembro de 2010 - Ano C – Cor Verde


“Assim haverá no céu mais alegria por um só
pecador que se converte do que por noventa e
nove justos que não precisam de conversão”.



“Muitas vezes a trave que há em nossos olhos nos impede de seguir o caminho do Senhor,
fazendo-nos deixar de lado a sua palavra, seus mandamentos e seu projeto de libertação”.



PREPARANDO AO AMBIENTE: Antes que crianças cheguem, a salinha terá que estar preparada.
(Sugestão: enfeitar com bexigas e vários corações confeccionados em E.V.A. a casinha dos fantoches).

ACOLHIDA ÀS CRIANÇAS: Iniciar o encontro convidando as crianças a fazerem a oração do Santo Anjo. Logo após oração, conhecer todas as crianças que ali estiverem presentes, perguntando seus nomes e também apresentando a cada um da equipe que ficará com eles neste encontro com Jesus.

PRIMEIRO MOMENTO: Como estamos no mês da Bíblia, sugerimos que falemos as crianças da importância da Bíblia.
(Sugestão: Entrada solene da Bíblia por um membro da equipe, logo após cada criança beija a Bíblia em sinal de amor e respeito).

FALANDO AO PEQUENINOS:



História - PERDÃO PAPAI DO CÉU

(Personagens: Fantoches JUJU, VIVI e TIA BENTA)









TIA BENTA - Olá amiguinhos, eu sou a Tia Benta, tudo bem com vocês? Fico feliz porque vocês estão aqui conosco. Hoje vamos falar sobre o Perdão do Papai do Céu. Quem sabe o que é perdão? (Esperar por respostas das crianças). E para nós ajudar a explicar vamos chamar duas amiguinhas muito especiais, vocês querem conhecê-las? (Esperar resposta das crianças).

JUJU – Oi crianças, eu sou a JUJU, que bom que vocês estão aqui para saber mais sobre o perdão de Jesus.

VIVI – Ei, com licença, com licença (fantoche vai empurrando os outros dois e entrando para se apresentar).
- Oiê amiguinhos, eu sou a VIVI, linda e charmosa, olha só os meus cabelos, mas eu vim aqui para falar de uma palavra muito importante para vocês, quem lembra qual é essa palavra?

TIA BENTA – Qual é, qual é? Quem lembra?

JUJU E VIVI – Nós sabemos, o PERDÃO. Vamos repetir todos juntos, PERDÃO.

TIA BENTA - E vocês sabem quando devemos pedir perdão?

JUJU – Quando brigo com meu amiguinho, devo pedir perdão, pois só assim Jesus vai ficar muito feliz comigo.

TIA BENTA – Isso mesmo Juju, quando brigamos com um amiguinho devemos pedir perdão. Mas será amiguinhos que devemos pedir perdão só quando brigamos? (Esperar respostas das crianças).
- Hum, tenho uma idéia, vamos fazer uma brincadeira? A Juju e a Vivi vão fazer perguntas para vocês e vamos pedir perdão a Jesus se fizemos coisas erradas, vamos lá então? (esperar respostas das crianças, incentivando-as).

VIVI – Ficamos com preguiça e não rezamos para o Papai do Céu?

JUJU – Sim, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

JUJU – Desobedeci ao papai e a mamãe?

VIVI - Sim, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

VIVI - Deixei de ir à escola e não estudei por preguiça?

JUJU - Sim, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

JUJU – Briguei com meus amiguinhos?

VIVI - Sim, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

VIVI – Não ajudei as pessoas que precisavam de minha ajuda?

JUJU – Não, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

JUJU – Contei mentiras e enganei meus pais?

VIVI – Sim, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

VIVI – Fiquei zangado e falei nomes feios?

JUJU –Sim,por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

JUJU – Não reparti meu lanchinho e meus brinquedos na escola com meus amiguinhos?

VIVI – Não, por isso pedimos, Perdão, Papai do céu.

VIVI – Deixei de vir à missa?

VIVI – Sim, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

TIA BENTA – Vocês ouviram amiguinhos, quantas coisas fazemos erradas e temos que pedir perdão a Jesus?
Vocês estão felizes agora porque pediram perdão a Jesus?

JUJU – Agora estamos né amiguinhos? Jesus fica muito feliz quando somos boas crianças. Oba! Jesus nos perdoou e nos ama muito.

VIVI – Que bom né amiguinhos? Meu coração está muito feliz e de vocês? (Esperar respostas das crianças).

TIA BENTA – Ah, sabe por que o coração de vocês está feliz? Porque Jesus é nosso pastor e somos as suas ovelhinhas e por isso ELE nos perdoa sempre que nos arrependemos das coisas tristes e feias que fazemos.

JUJU – Que alegria né crianças? Jesus é o nosso Pastor e sempre nos levará pelo bom caminho.

VIVI – Eu quero sempre fazer coisas boas para estar ao lado de Jesus e vocês amiguinhos?

TODOS – Queremos sim.

TIA BENTA – Agora vamos fazer uma oração para o nosso Jesus?

JUJU E VIVI – Vamos, vamos.

TODOS – PAPAI DO CÉU, EU CREIO EM TI.
PAPAI DO CÉU, PEÇO PERDÃO PELAS MINHAS FALTAS.
PAPAI DO CÉU, GUIA-ME PELO BOM CAMINHO.
AMÉM.

TIA BENTA – Agora crianças, vamos nos levantar bem devagar como lindas ovelhinhas do Senhor
e sentar nas mesinhas para pintar um desenho bem bonito e levar para o papai e para a mamãe?

JUJU e VIVI – Tchau amiguinhos.......até o próximo domingo. Tchau.


ATIVIDADES PARA O ENCONTRO:
a) Pintura de desenhos
b) Músicas e cantos
c) Brincadeiras

LEMBRANCINHAS: Mini Bíblias confeccionadas em E.V.A.


AGRADECIMENTOS: Obrigada a todos pelo carinho e espero que o material preparado tenha sido útil para a evangelização de nossos pequeninos.




Equipe Pastorinhos do Senhor

Catequista Luciane Bossa e Catequizandos P.A. Crisma (Ana Paula, Beatriz, Bia, Carol, Felipe, Isabela, Isadora, Júnior, Lucas e Rafael)






Nenhum comentário:

Postar um comentário