sexta-feira, 20 de setembro de 2019

25º Domingo do Tempo Comum

                                   TEMA: Dinheiro não traz a felicidade a ninguém




1.AMBIENTAÇÃO: Olá crianças, vamos iniciar nosso encontro cantando o Sinal da Cruz. ( cantar outros cantos de animação).

2.PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO - (O comentarista e a Talita começam cantando)
Talita – ( entra cantarolando) “O telefone de Deus é a oração, o telefone de deus é joelho no chão. Ligue uma vez, ligue duas ou três e se não atender, se não atender tente outra vez”.
Comentarista: Bom dia!
Talita: Oi , tudo bem?!
Comentarista: Oi Talitinha, tudo bem?
Talita: Tudo, tudinho mesmo.. Ainda mais essa semana.
Comentarista: O que aconteceu?
Talita: Lá na escolinha fizemos um lanche com... com... comunitário. E aí sabe, tinha um coleguinha que não levou nada.
Comentarista: E o que aconteceu?
Talita: Eu chamei ele no cantinho e dividi o meu lanche, sem ninguém saber, ele  ficou muito feliz, e eu mais ainda em dividir o  que temos.
Comentarista: Muito bem amiguinha. Viram crianças temos que aprender com a Talitinha. Devemos repartir com o outro aquilo que temos.
Talita: A maior alegria pra Deus é quando vemos o outro feliz... A felicidade não está em ter as coisas mas sim, em dividir o que temos.
Comentarista: É verdade! Dividir é muito melhor!!!

3.EVANGELHO: Lc 16,1-13

Naquele tempo, 1Jesus dizia aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.
3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa, quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’
7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’.
8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. 9E eu vos digo: usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas.
10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso?
13Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.
— Palavra da Salvação.  — Glória a vós, Senhor.

4. HISTORINHA DA SEMANA

Vovó: Olá crianças! Bom dia. Hoje a vovozinha veio contar uma historinha muito legal.
Ana era uma menina danada e de coração muito bom. Sua mãe já era velhinha e estava doente. Suas amigas a faziam rir e a levavam sempre para brincar. Um dia ela ouviu falar que o dinheiro trazia felicidade e com ele poderia comprar tudo que ela quisesse e que a faria feliz. Então pensou: preciso juntar dinheiro assim darei presentes para minhas amigas e posso ajudar minha mãe. Então resolveu acumular dinheiro. Sua mãe lhe chamava e ela de longe gritava: não posso, to trabalhando. Suas amigas vinham lhe convidar para brincar e ela dizia: não tenho pressa, muita pressa. Assim ela não dava atenção para mais ninguém, ela queria juntar dinheiro para comprar tudo que quisesse e se esqueceu dos amigos, da família e até de Deus, pois não foi mais a igreja, não fez catequese...abandonou tudo. Chegou então o dia esperado, ela havia juntado muito dinheiro e então foi procurar o que lhe trazia felicidade, mas teve uma grande surpresa. Não encontrou suas amigas, nem sua mãe mais. Então foi até as lojas e procurou tudo que trazia felicidade a ela. E ela não encontrou porque nenhuma loja vendia sonhos, risos, amigos, família, saúde ou mesmo Deus. Nada disso estava a venda. Então ela percebeu que o mais importante não estava em acumular uma grande fortuna e sim em aproveitar tudo que tinha dedicando seu tempo aos amigos, a Deus e a sua família. Ana então resolveu dedicar seu tempo a ajudar nas coisas de Deus e acabou reencontrando suas amigas no trabalho na pastoral da saúde onde ajudou muitos doentes.

CONCLUSÃO: Assim também devemos ser! Precisamos trabalhar mas não podemos nos tornar escravos do dinheiro. Assim entenderemos a expressão que não se pode servir a dois senhores. Se somos fieis no cuidado com nossa família Deus nos confiará mais, se somos fieis no cuidado com as coisas dele ele nos confiará mais, mas se servirmos somente ao dinheiro não teremos tempo para que Deus confie a nós esses bens preciosos.

5. ATIVIDADES
a) Pintura de desenho sobre o tema
b) Brincadeiras
c) Salinha de Recreação para as crianças menores

PESQUISA: Prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná.
Fonte: https://religiao.culturamix.com/curiosidades/rcc-ministerio-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário