quinta-feira, 29 de novembro de 2018

1º Domingo do Advento - ANO C






Advento quer dizer vinda, chegada, visita. É o tempo de quatro semanas que antecede o Natal. Portanto, é um tempo santo de preparação para o nascimento de Jesus.



Evangelho                                                 






Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 25 Haverá, então, sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações estarão angustiadas e consternadas ante o bramido do mar e das ondas; 26 os homens morrerão de pavor na expectativa dos males que estarão para acontecer no mundo; os próprios poderes celestes serão abalados. 27 E então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem, com grande poder e majestade. 28 Quando começarem a acontecer essas coisas, reanimai-vos e levantai vossas cabeças, porque está perto a vossa libertação”.34 Portanto, tomai cuidado convosco para que os vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos da mesa, da embriaguez e das preocupações desta vida, para que este dia não vos pegue de repente, 35 como uma armadilha; porque vai atingir a todos os habitantes da terra. 36 Vigiai, então, e rezai em todos os momentos, para serdes dignos de escapar de todas essas desgraças e de vos apresentardes com segurança diante do Filho do homem”.



Ideia de roteiro para teatro
PA: Oi PB, tudo bem? Estou muito preocupado hoje! 
PB: Tudo bem!!! Nossa você está mesmo com cara de preocupado! O que está te deixando assim, me conta!
PA: É que eu tenho um amigo da escola, que está muito triste porque o pai dele está desempregado já faz um bom tempo e ele não sabe como pode ajudar o pai.
PB: Nossa! Coitado? Mas PA, não adianta você ficar preocupado junto com seu amiguinho, você é só uma criança e não pode ajudar mesmo, e outra coisa, nem é seu pai, por que você vai ficar se preocupando desse jeito?
PA: Olha PB, nem parece que você conhece Jesus falando desse jeito!
PB: Como assim?
PA: Claro! Nós já aprendemos na catequese que Deus ama todos os seus filhos e não abandona aqueles que seguem seus ensinamentos. O que me preocupa é que meu amiguinho e a família dele se afastaram de Jesus por causa das dificuldades. Eles deixaram o medo vencer a fé que eles tinham. Eles não estão mais participando da missa, nem da catequese! Preciso pensar num jeito de mostrar o amor de Jesus pra eles e assim eles voltarão a ter esperança de que tudo vai melhorar.
PB: Ah... já sei um jeito? Mas primeiro precisamos pedir a ajuda da nossa catequista.
PA: Então vamos! Preciso muito ajudar meu amigo!
Catequista: Oi PA e PB, estavam me procurando?
PA: Sim, catequista! É que tem um amiguinho meu que não está nada bem. O pai dele está desempregado e toda a família já perdeu a esperança de que as coisas podem melhorar! 
Catequista: Nossa! Triste mesmo perder a esperança! 
PB: Então PB, sabe a ideia que te falei? Podemos aproveitar o Natal que está chegando para levar o amor de Deus para a família do seu amigo. O que acha?
PA: Puxa! Acho uma linda ideia!
Catequista: Linda ideia mesmo PB. O Natal é a prova maior do amor de Deus por nós. O natal é o sinal de que Deus é fiel ás suas promessas. Seu filho amado foi enviado para nos dar a salvação e para isso Jesus foi capaz de morrer por nós, então não podemos desanimar nunca. Devemos sempre estar atentos a seguir os ensinamentos de Jesus. E qual é o seu principal ensinamento?
PB: Amar o próximo?!
Catequista: Isso! Amar e cuidar dos irmão que estão sofrendo e precisando de ajuda. Nós somos sinais de Deus aqui na Terra, por isso não podemos ficar parados diante do sofrimento dos outros. 
PA: Mas como podemos ajudar então?
Catequista: Você pode levar uma ajuda para seu amiguinho, como alimentos, brinquedos que você não usa mais e o principal... o carinho, que será sinal de que Deus os ama e enviou você para ajudar. Tenho certeza que com esse gesto eles voltarão a acreditar que são amados por Deus e que nunca podem perder as esperanças.
PB: Catequista, podemos ajudar outras pessoas também não é??? Quantas famílias estão tristes porque podem passar o Natal sem ter nada o que comer?!
Catequista: Claro! Que tal fazermos uma campanha entre as crianças da catequese? Podemos arrecadar muitas coisas para doar às famílias que estão precisando nesse momento.
PA: Imagina quanta gente vai ficar feliz!!!
PB: E com isso muita gente vai poder sentir o amor de Deus através dos irmãos. E aqueles que já tinham perdido a fé vão voltar a ter a esperança. Esperança que o próprio Deus nos deu quando enviou seu filho no meio de nós. 
Catequista: Estamos iniciando o tempo do advento que é o tempo de restaurar a nossa fé no Menino Deus que veio para nos salvar! E seguir os ensinamentos de Jesus é nos preparar também para sua volta.
PA: Olha catequista, eu me lembrei de um ensinamento que tivemos lá na catequese.
Catequista: E qual é PA?
PA: Jesus veio nos mostrar o caminho para salvação não foi? Mas Ele não ensinou que devemos só ficar ouvindo e guardando no coração os ensinamentos Dele. Ele nos mostrou que devemos sempre agir. Amar o próximo não é só dizer eu te amo, mas fazer coisas que deixem nossos irmãos felizes. Isso é o que estamos fazendo não é?
Catequista: Parabéns crianças! Isso mesmo!





Oração

Senhor Jesus, dai-me um coração sempre pronto a levar seu amor para todos aqueles que estão necessitados e que sofrem. Que minha atitude mostre a todas as pessoas o sinal do seu amor e do seu cuidado com todos os seus filhos amados. 
Amém

Blog Cantinho dos Anjos e Imagens Blog Amiguinhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário