quinta-feira, 22 de junho de 2017

12º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Apucarana, 25 de junho de 2017

“Não tenhais medo”!




1-AMBIENTAÇÃO -  Olá crianças , sejam bem-vindas na Salinha Catedral. Vamos iniciar cantando o sinal da cruz. ( cantar outros cantos de animação também).
2-PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO- O assunto da nossa celebração de hoje é sobre medo. Todos nós temos medos em determinando momento em nossas vidas, vou perguntar aqui para essas crianças que medos elas tem .
Sabe o que foi que me lembrei com isso, crianças? De uma piadinha que é mais ou menos assim:
A professora começa perguntando…
– Pedrinho, do que você tem mais medo?
– Da mula-sem-cabeça, professora.
– Mas, Pedrinho, a mula-sem-cabeça não existe. É apenas uma lenda… Você não precisa ter medo.
– Mariazinha, do que você tem mais medo?
– Do saci-pererê, professora.
– Mariazinha o saci-pererê também não existe. É somente outra lenda… Você não precisa ter medo.
– E você, Joãozinho? Do que tem mais medo?
– Do Mala Men, professora.
– Mala Men? Nunca ouvi falar… Quem é esse tal de Mala Men?
– Quem é eu também não sei, professora. Mas toda noite minha mãe diz na Oração: ‘Não nos deixais cair em tentação e livrai-nos do ‘Mala Men’.
Vejam só , ele tinha medo do que não existia , do que não compreendia , do que estava sem entender . Os apóstolos de Jesus também ficaram com medo de pregar o evangelho , de enfrentar o povo, de falar de Jesus aos outros , Mas Jesus os encheu de coragem , disse a eles que do medo nasce a coragem , da coragem a fé . Que se eles enfrentassem o medo e proclamassem suas palavras que eles seriam protegidos pelo pai , mas também alertou sobre aqueles que negam a Deus , que tem medo da missão , esses nunca conhecerão a verdade do Pai .
Por isso , crianças , tenhamos coragem para levar Jesus a todas as pessoas , De pé com alegria vamos iniciar nossa celebração cantando.
 3-EVANGELHO: -  (Mt 10,26-33)
“Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus. Palavra da Salvação.


4-HISTÓRIA DA SEMANA: - “História do corajoso Davi”















Conclusão: Essa história de coragem está na Bíblia em I Samuel , 17, assim como Davi superou "seus medos"em em nome de Deus enfrentou o gigante Golias, Jesus hoje nos convoca a "ter coragem", porque Ele estará a nosso favor!
5-ATIVIDADES:
     a)  Pintura alusiva a festividade de São João
     b) Brincadeira: “O susto”
Crianças sentadas em circulo, pede para uma sair da sala. Faz-se um combinado com as que ficaram escolhendo uma delas para ser “choque”. Essa criança deverá disfarçar no circulo. Pede para a criança que saiu retornar e ir tocando na cabeça de todas as crianças – uma a uma, e observar porque de uma em especial “saíra uma energia”. Na verdade é o combinado com o grupo que quando a criança escolhida for tocada todos deverão dar um grito bem forte.
Conclusão: temos medo do novo, do inesperado. Mas Jesus deixou bem claro que Ele será nosso defensor contra todo mal. Não precisamos temer se cremos em Deus!
c)   Salinha de Recreação – crianças menores de 2 anos.
PESQUISA e Fonte:  www.sementinha.com.br/ Prof.ª Luzia de Fátima G. da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná.

Para Colorir: Viva São João!





Um comentário:

  1. Muito bom! Me ajudou na preparação do encontro de hoje! Deus abençoe!

    ResponderExcluir