sexta-feira, 24 de março de 2017

4º Domingo da Quaresma

Apucarana, 26 de março de 2017

TEMA: “Eu te fiz luz das nações para seres salvação”.




Acolhida – Olá crianças queridas. Que maravilha vocês estarem aqui na salinha catedral. Vamos iniciar cantando o sinal da cruz. ( cantar outros cantos infantis).
Preparação para o evangelho:
- Nossa celebração hoje vem nos lembrar de que Jesus curou um ceguinho de nascença e nos faz refletir muito em como enxergamos tudo que nos rodeia
Vou chamar aqui na frente duas crianças para ajudar a vocês a entender o valor da visão em nossa vida. Quem gostaria de participar?
(Chamar dois meninos; vendar um, deixar outro sem vendas. Mostrar uma figura bonita e pedir que o menino sem vendas narre à cena que está vendo, falar para o outro que agora ela irá mudar a cena e que ele deverá ver e falar sobre o que está nela, mas continua a mesma cena)
Como assim não está vendo nada? E nem sabe o que está projetado? Você é cego? Não você só está vendado, não é mesmo. Graças a Deus, você enxerga bem e pode ver a figura agora.
Ela te parece familiar? Pois é isso mesmo. Essa cena é a mesma que seu coleguinha te falou e como você não envergava como você estava com a venda nos OLHOS, não viu.
Veja só o que você aprendeu: qual é a sensação de ser cego e não poder ver nada?

Então aprendeu que enxergar é muito bom… E depois, viu como as pessoas, mesmo quando estamos cegas podem nos falar de Deus?
Pois é isso que Jesus hoje nos chama, a abrir nossos olhos para Deus, a tirar a venda que não nos deixa ver o irmão e tudo que acontece no mundo que nos rodeia.

Jesus curou o cego para que ele pudesse ver quão grande são suas obras do senhor, e na alegria de todos nós aqui, que enxergamos tão bem, vamos ficar em pé e com alegria cantar saudando Jesus.
Evangelho Ilustrado:
1.    Naquele tempo,  ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença.




 Os discípulos perguntaram a Jesus: “Mestre, quem pecou para que nascesse cego: ele ou os seus pais?”  Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto serve para que as obras de Deus se manifestem nele.  É necessário que nós realizemos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Vem a noite, em que ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo”. 

 Dito isto, Jesus cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego.





1.   E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.





1.   Os vizinhos e os que costumavam ver o cego - pois ele era mendigo - diziam: “não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9 Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.
 Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”





CONCLUSÃO DO EVANGELHO:  Jesus Cristo é a luz que conduz a nossa vida e nos liberta das trevas do egoísmo e da morte. Vamos pensar nos pecados que cometemos, tudo de errado que fazemos e nos esforçarmos para parar de fazer e pedir perdão a Deus.

ATIVIDADES:
a)Salinha de Recreação para as crianças até 2 anos
b)Atividade de pintura- Montagem de um óculos:




c) Dinâmica: esconde o objeto

- Comece este momento escolhendo uma criança. Mostre para a turma um objeto. Diga que você esconderá o objeto, e que a criança escolhida deverá encontrá-lo através das dicas que a turma dará através do som de palmas. Quando a criança escolhida estiver próxima ao objeto, as palmas deverão ser rápidas e fortes; quando estiver distante dele, as palmas deverão ser lentas e fracas.
Peça que a criança vire para a parede e  tampe os olhos dela enquanto estiver escondendo o objeto. Depois diga a ela para procurar o objeto; enquanto isso, a turma deverá bater palma, indicando a localização do objeto conforme combinado anteriormente. Espere até a criança encontrar o objeto, depois conclua a dinâmica:
Só foi possível saber onde o objeto estava escondido, porque a turma colaborou indicando com as palmas.. Na nossa vida com Deus também é assim, se nós seguirmos a orientação dada por Ele através da Sua Palavra, seremos grandemente abençoados. Quem aqui deseja ser obediente???.

Fonte: Catequisar.com /Blog tia Carol
Pesquisa: Prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário