quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

2º Domingo do Advento – Ano A – Evangelho: Mt 3,1-12



“Fique bem preparado para receber o Jesus menino, dando-lhe como presente: alegria, paz, solidariedade porque são coisas que fazem brilhar nosso coração “

Convertei-vos! O reino de Deus está próximo
Neste segundo domingo do Advento, somos motivados por João Batista a preparar os caminhos do Senhor. A conversão, a vivência do amor, da paz e da solidariedade, o empenho em construir um mundo mais justo e feliz, sobretudo em favor dos humildes, são maneiras de nos prepararmos para a vinda de Jesus.

O peixinho luz

Era uma vez um mar…
Um mar escuro, muito escuro. As criaturas que lá viviam pouco enxergavam, pois onde não existe luz, o seres têm dificuldade de enxergar, sabiam?
Tudo lá naquele marzão era tão triste, tão escura, tão feio e assustador.
Os bichinhos mal se conheciam e quando isso acontecia, era sempre motivo de muitas brigas e desavenças. Cada um queria defender o seu espaço. Ninguém sabia o que era repartir alguinhas, um cantinho qualquer para outro peixinho necessitado. Ajudar os outros? Nequinhas! Viviam cada qual no seu cantinho, egoístas que eram ( acho que é, por isso, que viviam no escuro).
O Rei dos Mares, o Senhor das águas, olhou aquele mar tão triste, tão dividido e teve pena, pois ele amava cada uma daquelas criaturas que habitavam o Mar Negro. Ele então pensou e chegou a conclusão que aqueles bichinhos precisavam de luz, de uma luz forte, muito forte, que mudasse a vida deles, que trouxesse a eles uma esperança, uma vida nova. E começou a trabalhar nessa idéia. Eh! Iria mandar ao mundo o seu Filho tão amado. Ele sim, traria luz definitiva para aquele marzão.
Mas, era preciso preparar bem seu Filho, pois sabia que muitos perigos o mar oferecia e, foi aí, que Ele resolvera mandar antes de seu Filho, o peixinho Luz.
O peixinho Luz era especial, era o mensageiro do Senhor das Águas. Sua missão? Ah! Sim! – Preparar o caminho para quando viesse ao mundo das águas, o Filho amado do Senhor. E o peixinho animado e feliz com sua missão disse ao Senhor:
_Glub,Glub…Pode deixar, Senhor! Eu prepararei os caminhos para quando o seu Filho chegar. Vou endireitar suas estradas e levar luz ao mar. Minha luz será pequena diante da que virá, mas eu chamarei todos a me seguir e vou prepará-los para o Senhor.
E lá se foi o peixinho Luz “pro marzão negro”.
Finalmente…Catapum! O peixinho Luz chega ao Mar Negro. Nossa! Como ele se assusta! É tudo assustador naquele escuro. Era uma feiura sem fim…uma tristeza sem fim. Mas, o peixinho Luz era corajoso e não se esquecia de sua missão. Com a ajuda do Senhor das Águas, ele brilhou…brilhou muito, um brilho que encheu de luz a sua volta.
Os moradores do mar se aterrorizaram e perguntavam entre si:
Lula: – De onde vem essa luz tão forte que chega até a nos cegar?
Polvo: – Quem é o intruso que ousa vir nos incomodar?
Estrela do mar: – Tanto brilho…tanta luz…tanta beleza!
Peixe: – Vejam! O mar está lindo assim cheio de luz. Quem será esse ilustre visitante?
E o peixinho começou a sua missão e chamava os moradores pra ouví-lo e seguir sua luz. Falava bonito e mostrava a todos que era preciso mudança, conversão. Que aquela vidinha triste e sem graça teria que mudar, pois, em breve, muito em breve, eles receberiam uma luz definitiva…que iria mudar a vida de todos que a aceitassem…Ela traria esperança…vida nova para aquele marzão, e que sua luz diante Daquela que viria, não era nada! Ela, sim! Seria uma luz eterna e quem a seguisse não morreria jamais.
Gente, foi uma confusão! A bicharada ficou toda alarmada, não sabia o que fazer.
Alguns pensaram…pensaram… e decidiram:
Todos: – Vamos atrás dessa luz!
E se colocaram ao lado do peixinho Luz. Confiaram em suas palavras e agora estavam dispostos a segui-lo e a ajudá-lo em sua missão. Afinal  de contas, aquela luz do peixinho já havia tocado o coraçãozinho de alguns deles. Agora eles estavam dispostos a tudo mudar.
Mas nem todos haviam se decidido ainda. Eles conversavam assim:
Polvo: – Eu não vou! ( dizia o polvo ) Como posso seguir esse peixinho Luz? Melhor é ficar aqui, no escuro, é feio, mas é seguro.
Lula:- Mudar…eu? De jeito nenhum – dizia a Lula.
Peixe: – Pois eu vou! Aquela Luz, aquele brilho, aquele chamado! Eu tenho que segui-lo. Alguma coisa aqui dentro mudou – falou com brilho nos olhos o peixinho colorido.
Peixe espada:- Eu também irei. A vida no mar depois da vinda do peixe Luz mudou. Imaginem quando a Luz que ele nos prometeu chegar? Tudo será lindo, limpo, claro e cheio de vida – dizia em alto e bom tom, o peixe-espada.
E o peixinho Luz cumpria a sua  missão. Chamava por onde passava os moradores do mar, a viverem a alegria da Luz, da Luz que estava para chegar.
E o marzão começou a mudar. Muitos e muitos peixinhos preferiram ficar com a Luz e aprenderam a se amar, a serem solidários e fraternos e estavam prontos a seguir a Nova Luz anunciada pelo peixinho.
Dizem que no Marzão Negro que antes era todo escuro e triste, tudo estava mudado, já exista luz e alegria e todos aguardavam a vinda gloriosa da Grande Luz.
Dizem também que lá no marzão ainda existem muitos bichos que vivem no escuro, se recusando a seguir a luz, não acreditando nas verdades do peixinho…não se convertendo, não se abrindo à mudança e, por isso, vivendo tristes e escondidos, com seus corações fechados, trancados pelo egoísmo.
E vocês, crianças, também são como esses peixinhos, no grande mar que é a vida?
Aliás,   vocês  estão com o Peixinho Luz, que é o mensageiro do Senhor João Batista  ?
Ou estão no escuro, não acreditando que a Grande Luz, que é Jesus, possa encher de vida nova a vida de vocês?
Compromisso da semana: : visitar algum doente, uma pessoa idosa etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário