sexta-feira, 20 de maio de 2016

FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

              Tema: ‘Comunidade divina: modelo para a comunidade humana”



Apucarana, 22 de maio de 2016.

1.AMBIENTAÇÃO: Olá crianças, que maravilha vocês aqui na Salinha Catedral! Sejam bem vindos!
Vamos iniciar cantando o Sinal da Cruz ( depois podem cantar outros cantos de animação).

2.DINÂMICA
Coloque uma jarra com água (o suficiente para encher os 3 copos) e 3 copos vazios com etiquetas escritas Pai, Filho e Espírito Santo (uma para cada copo) sobre a mesa. Diga que faremos uma comparação - a água é Deus. Se nós dividirmos a água em três partes iguais, ela continua sendo água. As 3 pessoas da Santíssima Trindade separadas continuam sendo Deus.Unidos ou separados, os três se amam tanto que o amor os une e os faz iguais entre si. Coloque a água de volta na jarra e partilhe com as crianças: Há alguma diferença entre as águas que colocamos na jarra? Onde começa uma e termina a outra? Quem é quem?


3. CONCLUSÃO: Assim é a Santíssima Trindade: união de puro amor e os três trabalhando juntos para que nós façamos tudo com amor.
Deus é um só, mas tem 3 modos de ser, de existir. Da única essência, da única natureza divina, participam três pessoas. Essas pessoas são absolutamente iguais quanto à natureza, à essência, à onipotência e à santidade, mas são diferentes porque uma não é a outra. No batismo de Jesus essas três pessoas se manifestam a nós: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Cada uma tem uma missão diferente: o Pai é o CRIADOR de todas as coisas, é o nosso PAI que vive no Céu. Ele é o que AMA. O Filho é o que veio ao mundo para nos SALVAR. Ele é o AMADO.
O Espírito Santo é o que nos SANTIFICA, vive em nosso coração para nos ajudar a fazer o que é certo. Ele é o AMOR. 
A isso chamamos de MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE. E mistério é mistério! Se conseguirmos explicar deixa de ser mistério, mas tem mistérios que são “mais misteriosos” que os outros, né?
Três pessoas = Um Deus já um mistério e tanto! Das 3, porém, a mais “misteriosa” é o Espírito Santo porque Ele não tem um rosto (como o de Jesus), não tem uma imagem, uma ideia que fazemos dele (como a que fazemos do Pai), mas o Espírito Santo é a pessoa da Santíssima Trindade mais íntima e próxima de nós. Realmente, o Espírito Santo vem até nós de modo tão suave, tão “interior”, que acabamos tendo mais dificuldade em entendê-lo, mas não há nenhum mal nisso. O que não podemos é deixar que essa dificuldade nos faça rejeitá-lo, deixá-lo “de lado” em nossas orações.
Foi o próprio Deus quem tomou a iniciativa de se revelar a nós porque é da vontade Dele que nós O conheçamos e O amemos em suas 3 maneiras de ser. Pois quanto mais O conhecemos, mais O amamos e compreendemos Seu plano amoroso e suas intenções para nossa vida!



3.ATIVIDADES:
-Colorir desenhos alusivos
-Brinquedoteca para os menores
PESQUISA: Prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário