sexta-feira, 4 de setembro de 2015

23º Domingo do Tempo Comum





“Permanecei no meu amor, para dar muitos frutos.”



ACOLHIDA:
(FANTOCHE ESCONDIDO- ai, ai to morrendo de medo, vou correndo fazer uma oração pra pedir a Deus que me dê coragem.)....
SAMUEL – olá! Oi crianças.
MARIINHA – Nossa, peraí to escutando um barulhão. Vocês tão ouvindo. O que será que é isso?
SAMUEL – Aí, ta bom eu falo... é o meu coração. Ta batendo tão forte no meu peito que parece que vai explodir. Catapum!
MARIINHA – O que foi Samuel? Que está acontecendo?
SAMUEL : TÔ com tanto medo. Medo, medinho e até medão.
MARIINHA: medo! De quê?
SAMUEL – Ah eu tenho medo de tudo, tudinho mesmo até falar de Jesus pros meus coleguinhas, medo dessa doença até de gripe.
MARIINHA – Então pode acalmar seu coração. Coragem amigo, Jesus hoje vai mostrar que não precisamos temer. Ele nos quer animados, sarados e fortes.
SAMUEL – Você falando assim já tô até sentindo uma força.
MARIINHA – Pode sentir Samuel, e vocês também pois Jesus cura os doentes, faz o cego enxergar e o cocho andar. Pra Deus nada é impossível.
SAMUEL: então quero apresentar a ele meus medos, minha ansiedade, minha família. MARIINHA: vamos todos fazer como Samuel? O que você trouxe e quer apresentar pra Jesus? Põe a mão no seu coração, abaixa sua cabeça e vai conversando com Jesus apresente a ele suas necessidade. (esperar um minuto).
Põe a mãozinha no seu coração e pense o que você tem aí dentro que vc quer colocar nas mãos do Sr. Quando eu contar até 3 nós vamos jogar pra Deus. 1 2 3 e já!!! Ofereceremos  Jesus e temos a certeza que Ele pode transformar nossas tristezas e medo em alegrias.

O mês de agosto foi o mês das vocações, comemoramos o dia dos pais, dia do padre, dia dos leigos e dia dos catequistas... Finalmente chegamos no mês de setembro, um mês muito especial para nossa igreja... Sabe o que comemoramos?

Setembro é o mês dedicado a Bíblia.
Devemos ler a Bíblia, buscar informações dessa história bonita da vida do povo de Deus que é a nossa também. Hoje vamos ouvir uma parte dela, no evangelho, onde Jesus opera um milagre, curando um surdo-mudo de seu mal, fazendo-o falar e ouvir perfeitamente, cura também sua alma, pois nada vale o homem perfeito se  sua alma esta perdida. Assim vemos que Jesus esta sempre pronto a manifestar sua glória e seu amor quando precisamos.

Um jardim muito diferente

Técnica: Com fantoches de Flores
Personagens:-Tortinha -ceguinha  -bonitona –branquinha- o mestre??????
Todo mundo sabe que,quando a primavera chega tudo ficou tão lindo, quero dizer… para aquelas flores do jardim algo novo haveria de acontecer, pois elas ouviram do jardineiro que um grande mestre viria visitá-las.. era um mestre esperado por todos e batizado no amor e na salvação. Mas…  será que eram todas as flores mesmas que acreditavam em salvação? Vamos dar uma espiadinha pra gente ver o que está acontecendo lá no jardim
Tortinha _ Ah!!Destino cruel, porque tudo acontece comigo. Vejam só todas as flores são tão lindas…  e eu assim, tortinha, aleijadinha… feinha
Bonitona _ Pare de reclamar, Tortinha…  Agradeça pela beleza de suas cores…  Vê só a ceguinha…  ela nada vê, mas se sente feliz em alegrar o ambiente para os outros.
Tortinha _ Eu quero que os outros se danem. Queria ver se eles fossem tortinhos como eu, se seriam felizes?!Você fala assim porque é perfeitinha…  Lindona e não é ceguinha
Bonitona _ Engana-se, querida! Eu falo assim porque  sou agradecida. E sabe de uma coisa, eu vou parando com esse papo chato. Tchau pra você.
Tortinha _ Pode ir, sua esnobe…  fala assim porque não tem defeitos, fica ai toda arrumadinha, bonitinha se achando a tal, já vai tarde, sua metida…    Pô…  caramba…  como dói ser curva…  ser torta e aleijada… melhor era eu ter nascido morta…  esticada e durinha.
Ceguinha (cantando)_ Sou feliz senhor porque estás comigo, vamos lado a lado.
És meu melhor amigo… .Sou feliz senhor
Tortinha _  Ô sua desafinada, quer calar essa boca? Não está vendo que hoje eu tô depressiva?
Ceguinha _ Como pode uma flor ter depressão? Um ser tão belo e encantador, que embeleza, perfuma e colori todo o jardim?
Tortinha _ Você fala assim porque é cega, minha filha…  Se enxergasse iria ver que não sou nada disso. Sou torta, feia (snift) e aleijadinha.
Ceguinha _ Que isso, irmã…  por que  tanta revolta?
Tortinha _ Não é revolta não! É porque eu não me aceito do jeito que sou…  vê só! O vento agora bate em sua haste e você balança com ele, dança uma valsa de amor com ele, mas comigo isso não acontece…  Ele bate e quase me mata, me joga no chão…  Ele não me balança, nem ao menos é educado pra me pedir perdão…  Eu quase morro toda vez que ele passa…  Meu corpinho torto não balança (snift) como sou infeliz.Ohhhhhhhh! Eu quero morrer…  quero morrer…
Ceguinha_ Calma, calma, Tortinha! Eu sei de uma coisa que poderá ajudar a você melhorar.
Tortinha _ Vê só quem está falando isso? Uma cega que não enxerga nem a ponta de seu nariz, ainda mais querendo dar conselho pra alguém superior a você!  Ah, vê se você se enxerga, ô sua cega!
Branquinha _ Puxa vida, Tortinha…  por que agredir assim a ceguinha? Ela está só tentando de ajudar…  melhorar seu dia.
Tortinha_ Por acaso você acha que ela pode mudar a vida de alguém sendo que nem a dela ela enxerga?
Ceguinha _Não fale o que você não sabe! Tenho comigo uma luz que é maior que qualquer luz do mundo, tenho a esperança de ser curada pelo mestre jardineiro. Ele virá…  outras flores já me disseram. Ele trará a luz também de fora pra mim. Eu verei todas as maravilhas que você vê e não agradece. Terei o prazer de ver os pássaros, e o sol, e o vento nas plantas…  sentir e olhar a chuva fina que irá me abraçar, trazendo a terra à alegria da vida.
Tortinha _ Ela bebeu? Além de cega agora também é uma tonta? Deixe de ser tola…  ninguém virá ajudá-la. Você morrerá cega. Assim como eu morrerei torta. Esse tal de mestre não existe…  é uma enganação.
Ceguinha _ (autoridade) Eu creio nele sim e sei que ele está próximo.(calminha) Ainda dá tempo de você se arrepender e procurar ajuda no mestre jardineiro, Tortinha. Sabe de uma coisa? Dizem que ele é o Filho do Maior Jardineiro.. ele é aquele que consegue tirar todo o mal do mundo…
Tortinha_ Cruz credo! Só me faltava mais essa. Prefiro morrer torta a acreditar em bobagens.
Ceguinha _Se é assim que você pensa…  Azaro seu. Eu, quando o mestre chegar, vou pedir a ele que me cure…  esperei por ele a vida toda e sei que ele assim o fará e serei eternamente grata a ele.
Bonitona (chega aflita, gritando)_ Ei, Ceguinha…  Ceguinha…  vê lá quem está vindo!! É o mestre! Peça a ele…  peça…  Ele irá curá-la.  Ele é aquele que vem tirar todo o mal do mundo. Você também, Tortinha. Acredite que ele irá fazer você ficar boa…  aproveite, peça a ele também.
Tortinha _(cantando) To nem ai…  to nem ai…  vai “cuida” dos seus problemas e deixa os meus aqui…  tô nem ai…  tô nem ai.
Ceguinha _ Mestre, ó Mestre…  sou eu a ceguinha. Senhor tenha dó de mim, me cure de minha cegueira, há tanto tempo tenho esperado por isso…  Há tanto tempo tenho esperado pelo Senhor e por sua luz.
Mestre _Tudo bem, minha filha…  conheço o seu coração e sei o quanto é boa e o quanto me ama. Abra seus olhos…  a sua fé te salvou…
Ceguinha _ Viva!! Eu estou enxergando…  estou vendo tudo…  estou vendo. Muito obrigada, Mestre.. Muito obrigada, Mestre…
Tortinha _ Ouuuu…  que bagunça é esse ai hein?Quê isso? Que palhaçada é essa?Vai curando uns e deixando os outros aqui sem curar? Assim não, assim não dá, assim não tem jeito…  faça o favor de me curar também.Afinal deve ter sido por sua causa, que eu nasci torta assim.
Mestre _Querida florzinha, primeiro é preciso curar seu coração, depois é que o milagre acontece. Felizes são todos aqueles que acreditam no Senhor, porque esses, verão a glória eterna.
Desta forma, crianças, aconteceu uma grande festa no jardim, com muita alegria pela cura da ceguinha…
Agora, quanto à outra…  a outra Tortinha…  Essa ainda anda revoltada, mas querendo entender como é que se cura coração para que se opere o verdadeiro milagre. Porque muitas vezes estamos com todos os sentidos fechados pra Jesus e não sabemos disso também.

ATIVIDADES:

Esse é um lindo Evangelho para trabalhar com as crianças!! Após a explicação do Evangelho, é preciso motivar as crianças a entenderem a importância de escutar Jesus.

Para isso, tem uma dinâmica muito boa! A dinâmica funciona assim:
- É preciso separar as crianças em 2 grupos.
- Cada grupo escolherá uma pessoa, para viver esse momento um de cada vez.
- Um grupo será a voz de Deus e o outro grupo será a voz que atrapalhará a voz de Deus.
- De um coração para a criança escolhida e vende seus olhos. Ela terá que levar esse coração até uma imagem ou foto de Jesus.- Para a criança chegar à Jesus, ela terá que escutar somente o grupo que tem a voz de Deus. O outro grupo fará muito barulho para atrapalhar.
- Se tiver poucas crianças, podem realizar essa dinâmica com todos.


Após a dinâmica, vamos a partilhar. Foi fácil ou difícil escutar a voz de Deus? Por que foi difícil? Na nossa vida, o que tem nos atrapalhado de escutar a voz do Senhor? E o que tem nos impedido de espalhar o seu amor? Como podemos escutar a voz do Senhor? E escutando a voz do Senhor, como podemos espalhar o seu amor a todos??

Para motivar as crianças nesta linda missão, precisamos mostrar os olhos de Jesus. Jesus tem olhos cheios de amor, cheios de compaixão para todos.
Nós precisamos ter esses olhos para todos ao nosso redor.
Então, para motivar as crianças a terem olhos de amor, podemos confeccionar óculos que nos dê uma visão de amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário