quarta-feira, 10 de setembro de 2014

(Mt 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM 18,21-35)

Acolhida- Acolher as crianças desejando a paz

Musicas- A escolha do grupo.

Fazer um momento com a Entrada da Biblia, lembrando que neste mes comemoramos seu mes.


Oração- conduzir um momento de Oração de perdão.

 Mariazinha era uma menina que recebeu o Espirito Santo no seu batismo ,  O Espirito Santo mora em seu coração( mostrar a boneca com o coração e o Espirito Santo), so que com o passar do tempo ela começou a brigar com as coleguinhas, mentir,estava desobediente aos pais, etc...... ficando seu coração cheio de pedrinhas que sufocaram o Espirito Santo ( mostrar o coração de pedras com o Espirito Santos atras das pedrinhas) .Explicar que temos que perdoar, nos arrepender, para que o Espirito Santos possa agir em nos. ( boneca na secretaria com Lidia).

                                             EVANGELHO

         Naquele tempo: Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”
         Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos  Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados.
Quando começou o acerto, levaram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo. Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.
         Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Paga o que me deves'. O companheiro, caindo a seus pés, suplicava: 'Dá-me um prazo e eu te pagarei'. Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia.
         Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: 'Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão de teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?
         O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida.
         É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

PERDÃO PARA O PICA-PAU

         Um Pica-pau engraçado e irritado vivia fazendo tá-tá-tá-tá-tá-tá em toda a floresta. Certa vez, começou a picar uma árvore com seu tá-tá. A árvore linda e secular muito verde e muito grande, irritou-se:
-        Pare com isto, Pica-pau. Você está me irritando. Quero descansar e assim, com esse barulho, não posso.
         O Pica-pau não obedeceu e continuou:  tá-tá-tá-tá-tá-tá...
         A árvore que era de paz, falou então:
-        Já que você quer assim, tudo bem. Eu perdoo você.
         Acontece que, na árvore, viviam muitos passarinhos que reagiram.
-        Pare com isto! Que tá-tá-tá enjoado!
         O Pica-pau não ligou ao que os passarinhos diziam e continuou com seu  tá-tá-tá-tá-tá-tá. Os passarinhos desanimados  gorjearam:
-        Já que você quer assim, tudo bem. Nós perdoamos você.
         E ele continuou seu tá-tá-tá. A coruja que dormia, acordou.
-        Pare com isto! Eu quero dormir.
         Não havia jeito de o pássaro parar. A coruja resolveu dormir e colocou algodão nos ouvidos.
-        Já que você quer assim, tudo bem. Eu perdoo você.
         A brisa que soprava também reclamou:
-        Pare com isto.
         Ele parou? Não, nunquinha. E a brisa o perdoou... E reclamaram as abelhas, as borboletas, as joaninhas, os caracóis, os louva-a-deus, os camaleões, as centopeias, as libélulas. E ele parou?
         Que nada! Continuou a picar e a fazer tá-tá-tá-tá-tá-tá.
         E todos o perdoaram: ele era Pica-pau e todo Pica-pau que se preza faz tá-tá-tá-tá-tá-tá.


Reflexão:
Jesus quer que perdoemos setenta vezes sete, isto é, sempre. O Pica-pau foi perdoado muitas vezes e continuou seu “tá-tá-tá-tá-tá-tá”. Ele só sabe fazer isso. Assim, seguindo a palavra de Deus, nós devemos perdoar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário