sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

SOLENIDADE DO BATISMO DO SENHOR









12 de janeiro de 2014
Ano A - Branco


“Você é meu filho muito amado.”







Bom dia... boa Noite!  Bom dia crianças! Sabe crianças hoje é um dia mais que demais.
Vocês sabem porque?
Hoje celebramos o batismo do Senhor.
Eu também já fui batizado sabia? Vocês também foram batizados, e nesse dia nesse dia é recebemos o Espírito Santo.
Deus te ama tanto que derramou sobre sua vida o Espírito Santo. Vocês sabem o que é o Espírito Santo?
O Espírito Santo é Deus. E Ele nos ajuda todos os dias a descobrir o melhor caminho para o céu.O Espírito Santo é um presente de Deus pra nós.


Vou explicar melhor:
Estão vendo esse balão? 
Para que serve um balão? 
brincar, enfeitar, alegrar, jogar, etc.

1- Este balão vazio está pronto para fazer tudo isso? (não)

2- O que está faltando? (enchê-lo). O cristão também nasceu para amar, servir, perdoar, etc. e não para viver sozinho. Um cristão vazio não consegue servir.

3- O que enche este balão que o faz ficar pronto para ser usado? (o ar). E o cristão? Quem o enche e o torna pronto para amar, servir, etc? ( o Espírito Santo)

4- Para encher o balão temos que fazer o quê? (soprar). Para ficarmos cheios do Espírito Santo é Jesus quem sopra no nosso batismo. (sopra o balão).

5- O balão está cheio, mas não vejo nada dentro dele. O Espírito Santo também está em nós e não o vemos, apenas o sentimos como o ar.

6- (soltar no ar o balão cheio sem amarrar). Quem está movimentando o balão? (o ar que sai de dentro o empurra para frente). Cristão também deve ser impulsionado pelo Espírito Santo.

7- Entenderam? o Espírito Santo nos é dado no nosso batismo e nos direciona ensinado-nos a seguir no caminho reto para o resto de nossas vidas.



Reflexão: Agora é hora de olharmos o nosso coração. O ano está começando a todo vapor e temos que nos vigiar pra evitar que aqueles pecadinhos invadam nosso coração e tomem conta dele fazendo -o se tornar amargo, rancoroso, mentiroso... Vamos pedir perdão e a Deus por tudo que fazemos e que as vezes nem sabemos que é pecado e agradecer a Deus. (conduzir uma oração e perdão e em seguida cantar um canto apropriado).
Vamos rezar juntos uma pequena oração? Eu digo e vocês repetem, está bem?!

Obrigado Senhor/ Porque através do batismo, / nos destes a marca do amor. /
Porque nos destes a alegria/ de pertencer à sua santa família/ E nos fazermos membros/ importantes na sua vida. Conceda-nos a graça de tudo realizar/ para merecer a sua confiança e o seu amor. / Ajude-nos a seguir seus exemplos/ E como batizados/ também sermos pequenos profetas/ Amém...

Sugestão...
Ato penitencial – Sabe, crianças, lá nas margens do rio Jordão, João Batista realizava um batismo com água para que todos os pecados fossem limpos da vida dos homens. Era uma forma de começar uma vida nova e o batismo simbolizava exatamente isso. A água era o sinal da purificação, principalmente, aquela corrente, que é símbolo da vida. Foi através das águas que os israelitas passaram da escravidão para a vida em liberdade. O rio Jordão, por exemplo, é fonte de vida para o povo de Israel até hoje. A água purifica, limpa a sujeira do passado, faz recomeçar, renascer.

Hoje o iremos aspergir a água benta, como no batismo que recebemos para que todos nós possamos renovar nosso votos de sermos filhos bem amados de Deus, através dela. Que ao recebê-la possamos pedir ao Senhor o seu perdão e que, com essa água, a mesma que Jesus foi batizado, sejamos livres de todo mal e purificados de nossos erros.

Enquanto isso, vamos todos cantar para receber a água do Espírito Santo.

Evangelho:

O mensageiro
Esta história aconteceu há muitos e muitos anos atrás... E pode estar acontecendo agora também, pode ser conhecida como uma nova versão para a verdadeira história das Árvores de Natal. Vamos ouvi-la, com bastante atenção.

Deus olhou para a Terra e viu que era preciso mandar alguém para preparar um bom terreno, pois Ele queria cultivar aqui sementes de vida eterna.

Mandou então, um mensageiro muito especial, chamado João Batista.

E o mensageiro veio, todo equipado e bem preparado. Trazia com ele todo um equipamento de primeira linha: ancinho, enxada, pazinha, garfo... E logo começou o seu trabalho. Cavou daqui... Cavou de lá... Mexeu aqui... Mexeu acolá... Viu e sentiu que o terreno era duro, não queria ceder, mas ele não desistiu.

Ele insistiu, lutou para que aquele terreno fosse fértil e produzisse os frutos que Deus tanto esperava.

Foi quando ele percebeu que o terreno já estava pronto. Mas será que não estava faltando alguma coisa? - Pensava o mensageiro Batista.

Ah! Sim! Como poderia ter esquecido o mais importante: a água! Era preciso batizar com água aquele terreno para que ele se tornasse ainda mais fértil e mais produtivo. E assim fez o mensageiro. A todo terreno ele batizava com água. Ele sabia que era preciso que aquele terreno se tornasse bem fértil, bom mesmo, porque logo depois, Deus, colocaria nele as suas sementes, que produziriam, muitos e muitos frutos.

E tão logo o terreno estava preparado, as sementes foram lançadas e o mensageiro viu que sua missão já estava quase no fim - Mas será?

Era preciso, agora, que as sementes que foram semeadas germinassem e continuassem a preparar novos terrenos.

O tempo passou e logo as sementes germinaram... Que maravilha!

Como cresciam fortes e se erguiam determinadas, procurando o alto, o céu...

Mas, engraçado! Sementes iguais, terreno com os mesmos cuidados, mas plantas tão diferentes. Como pode ser isso?

Então o mensageiro percebeu que ainda havia muito por trabalhar e começou a ensinar para suas plantinhas, que Deus enviaria um mensageiro maior, mais poderoso. Um mensageiro do Amor, e ele iria transformar todas as plantinhas em uma só alma e em um só coração.

Mas, existiam entre elas, umas plantinhas que não acreditavam muito que viesse do céu, mandado por Deus, um mensageiro Filho Seu, por isso começaram a criticá-lo, riam dele e zombavam do que ele falava.

Mas o mensageiro era firme, austero e cheio de autoridade, pregava a conversão daquelas plantinhas, antes que fosse tarde demais.

Elas nem ligavam... Achavam que essa tal de mudança era papo furado e que elas estavam se preparando sim, não era para receber o mensageiro, Filho de Deus, mas sim para receberem uma vida cheia de prazeres, altos sons, muita brisa e ar fresco.

As outras plantinhas se preocupavam com o que o mensageiro falava e começavam a se preocupar com a água recebida pelo batismo.

Compreenderam sua missão e floriram. É, isso mesmo, se encheram de flores.

Eram flores que surgiam por toda parte, anunciando a chegada do Filho de Deus.

As outras criticavam, riam delas e diziam que estavam parecendo umas peruas enfeitadas daquele jeito. Pura "baranguice".

Mas as boas plantas tentavam convencer as outras, para que mudassem de vida, de atitude. Pediam que abrissem seus corações para o Filho de Deus que estava para chegar. E, por isso, era preciso conversão, aceitação e esperança de que, esse novo mensageiro, o Filho de Deus, lhes daria frutos para a eternidade.

Elas tinham que mudar, serem boas e cheias de fé. Era preciso acreditar para que ocorresse a mudança.

O mensageiro Batista sempre as alertava: limpem seus corações, se modifiquem agora, por que depois, poderia ser tarde demais.

Era preciso que elas ficassem bem atentas e produzissem muitos e muitos frutos, porque o terreno fora bem preparado. E, quando chegasse a hora em que o Senhor viesse recolher os frutos da conversão e aquelas plantinhas não os tivessem produzido, seria o fim delas. Seriam cortadas e lançadas ao fogo, pois sem frutos de nada serviriam ao Senhor.

E era chegada a hora!

E numa linda noite, uma estrela brilhou mais alto, um galo cantou mais forte e uma luz diferente tomou conta do mundo. E então, um chorinho de neném, embalou a noite...

Numa humilde estrebaria, lá longe, vindo de um terreno preparadíssimo, o mensageiro tão esperado, o Filho de Deus, nasceu.

As boas plantinhas, já árvores, haviam se transformado em pinheirinhos que davam frutos, frutos vermelhos, frutos de conversão, que alegraram o coração do Mensageiro Menino.

Já as plantas que não se converteram, que não mudaram seus corações para a bondade e o amor que estavam chegando, que não se prepararam para a chegada do Menino, tiveram um fim horrível: com um grande machado, elas foram cortadas e jogadas ao fogo

Mais tarde , quando João estava no rio Jordão , vejam só quem apareceu por lá . Era o menino Deus agora crescido, queria receber de João à água do batismo a mesma que purifica limpa e nos torna mais próximos de Deus,

Estão vendo crianças, João Batista continua nos chamado a conversão, e ainda nos sinaliza que precisamos viver nosso batismo sendo sempre bom amável e sem buscando não errar como bons cristãos que somos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário