quinta-feira, 24 de outubro de 2013

30º Domingo do Tempo Comum

Apucarana, 27 de outubro de 2013.
Tema: “A misericórdia de Deus é que justifica o homem pecador.”
Ambientação: Olá crianças, que bom que vocês vieram na salinha para aprender as coisas lindas de Deus. Vamos cantar o Sinal da Cruz ( em nome do Pai, em nome do Filho.../ também podem cantar outros cantos disponíveis nesse blog).

Preparação para o Evangelho:
Dinâmica da Medalha: ( a evangelizadora deve levar uma medalha). Gente... estou aqui numa dúvida danada, é que tenho que escolher um menino pra entregar essa medalha e não sei se é o merecedor .

(mostrar duas imagens: Romarinho e Pedrinho)

Romarinho - Esse ai da esquerda é o Romarinho, ele é bom de bola, não tem um drible que ele não saiba fazer , não tem um pênalti que ele bata que ele perca, acerta todos ,não tem um lado do campo onde ele não chegue primeiro , ele é o verdadeiro herói do jogo. Porém ele não é muito de treinar não, sabe que é bom  para fazer gols e exige ser sempre o atacante. Faz o maior escândalo quando alguém não passa a bola pra ele tentar .

Pedrinho - Esse da direita é o Pedrinho , ele também joga  no campo, porém é um menino muito simples , filho da dona Maria, ele também é um craque de bola, mas nunca exige ser o atacante, ele se coloca sempre para ajudar o time na posição que precisar, por isso nunca faz grandes gols, mas sem ele não tem como o Romarinho ser o artilheiro. Também tem algo muito importante para falar sobre o Pedrinho , quando é pra ajudar os outros ele é o primeiro a chegar , curar as feridas , colocar o gelol e tudo mais . Ele é o bom amigão de todos. Todos gostam de serem amigos dele.
Agora eu preciso de ajuda, pra quem eu devo dar essa medalha de Honra ao Mérito com um prêmio e não sei quem mereça mais. Quem vocês acham que deva receber a medalha??
(Aguardar a opinião deles e discutir a questão dos valores humanos, talentos e que cada um tem seus dons).
CONCLUSÃO: Hoje no evangelho, Jesus hoje vem nos falar justamente sobre isso, Que os humildes serão exaltados e os que se exaltam se achando ótimos, esse serão humilhados. O que Deus espera de nós é que sejamos humildes, simples e obedientes aos seus ensinamentos. Assim seremos sempre coroados com a medalha do Amor divino...

EVANGELHO:  Lc 18,9-14 - Para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: “Dois homens subiram ao templo para orar. Um era fariseu, o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim em seu íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de toda a minha renda’. O publicano, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem compaixão de mim, que sou pecador!’ Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, mas o outro não. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. Palavra da Salvação. 

HISTÓRIA DO DIA:  "A Violeta" 
     Em uma casa muito grande, cercada de imenso jardim colorido, onde o clima permite que as flores se abram durante todo o ano, tem-se a impressão de uma orquestra executando a canção da Primavera.

Desse jardim maravilhoso é o encanto dos felizes moradores da casa, principalmente das crianças, que fazem dele um parque de diversões; brincam, correm, jogam bola no gramado.



     Contudo , não são apenas esses os moradores do grande jardim. Há também as flores, os insetos,

 que trabalham e brincam em silêncio, porque só entre eles se entendem. Porem eles falam e vivem como nós. Vamos entrar no jardim e ficar bem escondidos para não assusta-los e, assim poderemos ouvir o que dizem e ver o que fazem. Estamos no fim da tarde, num dos caminhos do jardim. 
O sol já se vai escondendo de mansinho, enquanto as flores e as árvores se preparam para receber a noite e o repouso.
     Tudo parece em movimento. Somente as crianças continuam brincando sem perceber o que se passa no jardim, quando a rosa vermelha diz :
- Ah! Que linda tarde! Não é mesmo queridas amigas?




 -  Realmente! Responderam as flores vizinhas. –Vamos Ter uma noite linda.
   A rosa vermelha suspira:
-  "Que pena! a noite vem me obrigar a dormir Gosto tanto da luz do dia, porque ela faz com que todos me admirem!"
-    Minha prima você é sem duvida mito bonita, mas isso não é motivo para tanta vaidade, falou a rosa branca.
-     "Ora , rosa branca , você então não sabe que nós as rosa vermelhas , somos as flores mais procuradas e admiradas Somos nós que enfeitamos as casas ! E é o nosso perfume o mais gostoso!" – Todas as outras flores desaparecem diante de nossa beleza.
     Protesto, exclama a orquídea, eu não sou isso que você disse. Apenas me utilizo das plantas maiores para ficar mais alta e poder receber a luz do sol. Não prejudico a ninguém.



 –Não seja vaidosa prima! Fala a rosa branca, Lembre-se que Deus nos criou de acordo com sua sabedoria e não devemos brigar por causa disso. Somos todas irmãs e todos gostam de nós.
- Rosa branca tem razão diz o grande cravo amarelo!

-     Devemos viver em harmonia! Vejam a violeta por exemplo! È a flor que há em maior quantidade neste jardim e, entretanto a ninguém incomoda, todos a respeitam e estimam porque nunca se vangloriou apesar de ser muito apreciada.



 -    "Oh! O senhor está defendendo essa florzinha insignificante que vive ai metida nessas folhas e sem mostrar-nos suas pétalas tão pequenas, Imaginem quem há de gostar de uma flor roxa?"
- Senhora Rosa Vermelha ,por favor! Exclamou o Cravo Amarelo, Se defendo a violeta é porque a estimo, garanto que todos fariam isso.
  -  "Sim ,sim dizem todas , nós também a defenderemos."
  -    "Obrigada, amigas, obrigada" - agradece a violeta comovida.
 Olhem só! Diz a Rosa Vermelha, essa violetazinha que vive escondida pare que ninguém veja sua feiura, quer se fazer agora de boazinha. Enquanto o nosso perfume e beleza se espalham pelos ares, a violetazinha sem perfume nem sequer se mostra, é mesmo sem graça!
     "Engana-se minha cara!" - fala a Rosa Branca. Violeta tem um perfume muito mais delicado que o nosso, e é muito bela, apesar de pequenina . É a flor que demostra maior sentimento, mais sinceridade quando é dada a alguém, porque é simples e humilde.
     "Ora, como ousas falar-me assim!"
     Nisso, a Rosa Vermelha interrompe-se e todos se calam porque duas crianças se aproximam.
   -  Oh! Que bela Rosa Vermelha ! exclama uma delas, e estende o braço para segurá-la.
     Logo porem o tira , com um grito de dor. –Tão linda e tão má, maninho , machucou-me o dedo! Mostrando o dedinho picado e saindo sangue.
     As Rosas são assim mesmo maninha, diz o menino. Eu prefiro as violetas. Veja quantas!
     Estas são lindas e não machucam ninguém. E colhendo um raminho de florzinhas, deu-as a irmã, e os dois afastaram-se sorrindo!
   -   Viu minha prima? Fala a Rosa Branca.- A Humildade da violeta a fez mais apreciada
     Rosa Vermelha reconheceu seu erro e desculpou-se com as amigas que sorriram, compreendendo que todos nós temos rosas e violetas no coração.

 Conclusão: Jesus deixou bem claro para nós no evangelho a importância da humildade. Vamos memorizar o ensinamento de Jesus para hoje: “quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Obs. As figuras são apenas sugestivas para dar mais clareza na contação da história, podendo imprimir e colorir as imagens.

ATIVIDADES:
1.Salinha de Atividades com as crianças
2. Pintura alusiva
3.Brincadeiras de salão ( Passa Anel/ Dança da Cadeira)

Pesquisa: Luzia de Fátima Gonçalves da Silva - Escola Nossa Senhora da Alegria - Apucarana- Paraná
Fonte: www.catequisar.com.br/www.techs.com.br/ site-diocesedeapucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário