sexta-feira, 23 de agosto de 2013

21º DOMINGO DO TEMPO COMUM

TEMA: Como entrar pela porta estreita 

AMBIENTAÇÃO: Olá crianças! Sejam bem vindas na Salinha da Catedral para aprendermos mais das coisas de Jesus.

ANIMAÇÃO: Cantemos o Sinal da Cruz ( e outros cantos postados neste blog).

DINÂMICA INICIAL: Hoje eu vou contar um fato triste para vocês é o seguinte: Tudo aconteceu num campo de futebol estava lotado. Jogo vibrante, as torcida gritando, era só emoção. De repente, um alarme de incêndio! Gritos, correrias, uns sendo pisoteados, outros desmaiando, e, por incrível que pareça somente uma PORTA ESTREITA se achava aberta, mas era uma coisinha de nada e um povão que não acabava mais, uma multidão querendo passar por um pequeno espaço, era pessoas se comprimindo, quebrando braços, dedos, rasgando a roupa, muitos machucados, outras pisoteadas, aquele sufoco e poucos conseguiram SE SALVAR! Pouquíssimos passaram pela porta estreita, coisa triste não é, crianças? Mas por que eu estou contando isso? É porque, hoje, Jesus nos mostra que a porta de entrada no Céu é estreita, tal qual foi à porta do estádio que acabei de contar aqui. E que, para nos salvar, precisamos passar por ela, antes que seja fechada... E não vai adiantar nada gritarmos e nos apresentar, dizendo: _ Senhor! Abre a porta para mim, eu fui a melhor criança da paróquia! Ou, eu fui aquela que cantou na missa e escreveu missa por amis de 20anos, ou eu ia à missa todos os domingos até nos dias de chuva e frio! Ou, eu rezava o terço sempre que podia e ajudei a muitos que precisavam... Porque, infelizmente, poderemos ouvir uma voz que nos dirá: - "Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!". É crianças, o que será que Deus espera de nós para que possamos estar em sua graça, passando pela porta estreita? Hoje vamos aprender a receita.

CONCLUSÃO: A passagem estreita é tudo aquilo que negamos de nós mesmos, quando não nos aceitamos ,quando viemos reclamando que nada é bom, que somente o que é dos outros é que é melhor que o meu. Vivemos insatisfeitos com tudo e com todos, numa ambição desenfreada por mais e mais, juntamos tesouros terrestres, esquecemos-nos dos tesouros do céu quando não sabemos partilhar do que temos com os necessitados, o esforço de não fazemos para aguentar aquilo que nos é difícil, como, rezar pelos nossos inimigos, tolerar as inconveniências de nossos colegas, praticar a bondade e a igualdade, ser manso e humilde de coração. Para conseguirmos ser bons diante dos olhos de Deus, precisamos deixar de lado algumas coisas do nosso agrado egoísta, recusar muitas propostas do mundo que se nos apresentam como opções inteligentes que nos conduzem à felicidade total, mas no fundo não passam de enganações, de laços, armadilhas que acabam nos levando para a porta larga da entrada do inferno.

EVANGELHO: Lc 13,22-30 
Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Ele respondeu: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’. Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste em nossas praças!’ Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniquidade!’ E ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus, enquanto vós mesmos sereis lançados fora. Virão muitos do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”. Palavra da Salvação.

HISTÓRIA DA SEMANA: Em tempo de eleição vale qualquer promoção Vocês bem conhecem a fazenda do coronel Justino, não é verdade? Pois não é que essa historinha se passou exatamente por lá. É que lá existia uma cooperativa dos bichos e era tempo de eleição na fazenda para eleger quem seria o novo chefe da cooperativa. Ah... Todos sonhavam em ser o chefe da cooperativa dos bichos. O galo. O pato. o cachorro , o burro e também o boi esperteza e o seu assistente boi bobeira . A cooperativa funciona como as primeiras comunidades. Tudo que lá havia alimentos , água e trabalho era para todos e seria também divididas irmanamente . Se o porquinho plantava cenoura e não tinha milho, ele ia à cooperativa e trocava cenoura por milho.. e assim era com todos os animais Acontece que o boi Esperteza, mas seu comparsa ,boi bobeira, não estavam satisfeitos nadinha de nada com essa cooperativa .
BE- É, companheiro , nós temos que arrumar um jeito de sabotar essa eleição e ganhar desses bichos burros daqui da fazenda . Assim seremos os primeiros... os donos de tudo e poderemos roubar as mercadorias e vender para outras animais em outras fazendas . Ficando ricos, afinal ( mumumumummu rs)
BB - Gostei da idéia , boi esperteza . Eu topo fazer qualquer coisa pra ficar rico .
BE – Cala a boca , seu imbecil . Quem irá ficar rico sou eu. Você já viu vice apitar em qualquer coisa? Enquanto isso, o atual chefe da cooperativa, senhor cachorro justus, tentava se animar com o pedido dos companheiros para que ele concorresse novamente à eleição.
Pata – Vamos lá, Justus, anime-se .. Precisamos de você na frente da cooperativa. Veja só quantas coisas boas você conseguiu fazer para todos nós .
 Burro – É mesmo. Todos os animais daqui da fazenda admiram você pela sua honestidade, simplicidade e bondade. Nós queremos você de novo , na cooperativa . Justus – Não sei não gente. Acho que dá na hora da mudança. Tem que ter gente nova pra trazer coisas novas pra vocês.Mas em todo caso eu vou pensar. Enquanto isso, as coisas começavam a esquentar na fazenda. O boi esperteza e o boi bobeira iniciaram à caça aos votos .
BE_ companheiros de cooperativa, animais do meu sangue, animais dos meus animais... Eu prometo a dar a todos vocês uma vida nova .. cheia de muito trabalho , mas também de muitas conquistas e regalias . Chegam de ser explorados como foram pelos Justus, que de justo só tem o nome. Agora é a minha vez Justus – Espera ai, seu boi... com que autoridade você desconfia de meu trabalho ? Eu que a vida todo me doei em nome de meus irmãos aqui na fazenda e jamais tirei deles um pedaço de batata sequer . O senhor está sendo muito injusto falando assim comigo
 Bb- Cala a boca ai ...que o chefinho quando fala tem razão e prova o que diz . Gente... foi aquela confusão . Muita gente queria bater. Muita gente apanhou. .. e um baixaria se formou . Até que cada um saiu para um lado a discutir a situação. Os bois foram direto para casa a pelo caminho o boi Esperteza falava:
 BE- Cê bebeu , seu pivete . Como é que eu vou provar alguma coisa sobre Justus se ele foi bom a vida toda? BB- A gente inventa , forja algo pra ele cair . Então desmacara ele diante de toda a fazenda, assim ele perde e o senhor ganha.Mumumumuuu
 BB- E num é que de bobo ocê só tem a cara . Isso mesmo. Vamos começar a comprar os bichos para nosso lado. Pois não é que começaram uma campanha contra o Justus. Eles tentavam de toda forma comprar os animais para o seu lado . Para o galo, ofereceram mais tempo pra dormir menos tempo pra cantar . Para o burro e o jumento, nada pra carregar , pois comprariam um trator para o transporte de tudo lá na fazenda . Pra dona galinha, prometeu que ela não mais teria que botar .. era cansativo demais essa sua tarefa ...e como ela sofria com tudo isso ... E assim eles tentavam e tentavam de todas as formas convencer os animais a passarem para o seu lado e abandonar a Justus. Enquanto isso, Justus trabalhava e trabalhava tentando deixar tudo muito bem arrumadinho lá na cooperativa para o seu sucessor . Os bichos não se conformavam.. Queriam que Justus continuasse.
 Cavalo - Pô amigo, você tem sido tão bom para todos nós. Não desista de continuar lutando .. não dê ouvidos para seus rivais na eleição . Sabemos como eles não prestam. Querem ser os primeiros, mas todos sabemos que com suas maldades eles serão os últimos nos quais votaremos.
Pata - Isso mesmo, colega. Eles só querem é tomar o que é nosso. e roubar o que conquistamos . Isso a gente não pode deixar.
Justus – Calma amigos, calma... eu não deixarei ninguém roubar o que é nosso ... o que construímos . Está bem... eu vou concorrer a eleição .
Todos – oba, viva , viva justus , nosso chefe . Logo que os bois ficaram sabendo da decisão de Justus ficaram furiosos dando coice pra todo lado.
 BE_ É melhor pensarmos em algo rápido, antes que ele nos vençam.
 BB- Tive pensando numa coisa ...
BE- Num pensava que um boi burro igual ocê pensava
 BB- Então eu num falo , uai ..
BE- Desembucha rápido , vamos !!
BB- Quem sabe se a gente num manda o porco roubar a cooperativa e colocar a culpa nos Justus ? BE - Mas por que o porco ?
BB - Porco adora comer, então a gente oferece pra ele comida por toda a vida sem trabalhar .
BE- Você acha que ele aceita ?
 BB- Vamos ver ... Chamaram então o porco pra uma visitinha. O porco foi tremendo de medo.. Chegou bem pertinho da casa dos bois... pensou em desistir , mas sentiu cheiro de comida e resolveu entrar . Estava tudo muito escuro.. medonho mesmo . Nesse momento, os bois então falaram de seu plano ao porco... que mesmo morrendo de medo ficou tentado com a oferta . pensou .. pensou e então aceitou o plano maldoso dos bois E assim ele fez. Roubou o estoque de leite e colocou a culpa em Justus . Outra confusão se formou na fazenda. Todo mundo ficou dividido... sabiam que Justus não seria capaz de roubar , mas quem roubaria ?a desconfiança cresceu ... o ódio tomou conta de muitos e os bois riam da situação que se formou na fazenda . Finalmente chegou o dia da eleição. Justus chamou toda a fazenda pra seu discurso ouvir. Disse que seria incapaz de roubar algo deles, pois se a vida toda ele somente soube ajudá-los porque agora iria prejudicá-los? Falou muito e falou bonito... fez com que todos se lembrassem de todas as coisas boas que ele tinha feito em nome do amor e da solidariedade entre os animais . Os bichinhos entenderam o recado , abriram os olhos naquele momento e gritaram alto o nome de Justus. O porco , ficou com muita vergonha do que tinha feito e disse :
Porco _ Colegas sei que não é justo o que fiz , mas fiz porque tive medo , tive desejo de ficar à toa e comer de graça e fui enganado pelos bois . Fui eu quem roubou o leite e coloquei a culpa em Justus a mando dos bois bobeira e esperteza Ao ouvir a declaração do porco todos ficaram revoltados com os bois que sabendo da confissão do porco mandou chamar seus amigos maldosos e atacaram a fazenda .
 Crianças!!! Deus me livre .. foi uma confusão daquelas .. era coices e foices pra todo lado . Mas vocês nem imaginam quem ganhou essa guerra . Vocês acham que foram os bois que se achavam os , os melhores ? Qual nada!!! Foram os vencedores...os que se sentiam pequenos, últimos , mas que com força total venceram o mal . A partir daquele dia, eles expulsaram os bois da fazenda do Coronel Justino. E eles tiveram que arrancar pedras agora lá na fazenda do coronel Boanerges. Enquanto isso, a eleição aconteceu e Justus venceu... e foi aquela festa lá no sítio . Agora eu pergunto a todos vocês... Quem entraria pela porta estreita do céu dos bichos? Os bois que só souberam trapacear... ou Justus que era justo , que nada queria juntar a não ser verdade e justiça pra todos ?Assim, também, somos nós.. a porta do céu só estará aberta a nós se formos de fato justos e humildes .

ATIVIDADES: 
1. Salinha de Recreação para os bebês 
2. Pintura de Desenho 
3. Dinâmica – Porta Estreita Tenha dois cabos de vassoura em mãos. Coloque-os em pé, bem distantes um do outro. Peça para as crianças que passem entre eles. Depois vá aproximando os cabos até que fiquem tão próximos que eles tenham que passar de lado,se espremendo. Coloque-os em círculo e converse com eles. Vocês gostaram de passar de passar espremidos? Diga-lhes o que Jesus falou sobre isso. Jesus disse: “entrem pela porta estreita... A porta estreita é o caminho difícil levam para a vida.” Obs. Entregar uma porta de papelão para cada criança explicar para as outras pessoas aquilo que aprendeu sobre a porta do céu.
 Pesquisa: Luzia de Fátima Gonçalves da Silva
Fonte: catequisar.com.br/ site Diocese Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário