quarta-feira, 17 de outubro de 2012

29º Domingo do Tempo Comum

21 de Outubro de 2012.
TEMA: “Eu não vim para ser servido, mas para servir”- Marcos 10,35-45

1.AMBIENTAÇÃO: Boa tarde crianças. Sejam bem vindas a Salinha da Catedral. Vamos iniciar nosso encontro cantando o Sinal da Cruz. ( cantar outros cantos infantis. Sugestões neste blog).


2. PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO:
- Quando vocês estão sentados na poltrona na sala e querem algo lá da cozinha, o que fazem? Levantam e vão lá pegar ou pedem para a mamãe ou o adulto que estiver por perto pegar para você?
- Quando terminam de tomar a refeição, vocês ajudam a tirar os pratos da mesa ou deixam  que outros façam isto?
Então, hoje Jesus explica no seu evangelho que quem quiser ser importante que seja o primeiro a servir os outros. Nós muitas vezes queremos que nos sirvam que façam todas as nossas vontades. Mas Jesus está nos ensinando que servir trás uma alegria, uma satisfação que não tem preço. É muito bom poder fazer as pessoas felizes. Um simples gesto de colaboração em casa deixará a mamãe e o papai felizes.  Que tal, tentar colaborar mais em casa, na escola, onde você estiver? A atitude de servir, de colaborar tem que ser exercitado. Aos poucos se torna um hábito colaborar e viveremos bem melhor num ambiente onde há colaboração.

3.EVANGELHO: Marcos 10,35-45
Depois Tiago e João, filhos de Zebedeu, chegaram perto de Jesus e disseram:
- Mestre, queremos lhe pedir um favor. 
- O que vocês querem que eu faça para vocês? - perguntou Jesus. 
Eles responderam: 
- Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda. 
Jesus respondeu: 
- Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem ser batizados como eu vou ser batizado? 
Eles disseram: 
- Podemos. 
Então Jesus disse: 
- De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber e receberão o batismo com que vou ser batizado. Mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi Deus quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser. 
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse: 
- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.  Palavra da Salvação – Glória a Vós , Senhor.


4.HISTÓRIA DA LUVA LULU



Luva Lulu estava muito triste, pois não encontrava ninguém que a preenchesse. Ela era tão murchinha!
Tão murchinha! Resolveu então, pegar as malas e partir à procura de seu dono.
Ia Lulu muito ansiosa pelo caminho, quando avistou ao longe uma casa de fazenda. Pensou consigo:
Vou até lá para ver se encontro alguém que se pareça comigo.



Já a caminho, veja só quem Lulu encontrou:
__ Que bom encontrar você, galinha, disse Lulu toda sorridente.


__ Que você quer de mim? Nunca a vi antes, nem a conheço!
__ Quantos dedos você tem galinha?
__ Bom, deixe-me ver: um, dois, três... e mais um atrás.
__ Só quatro dedos! Hum, mesmo assim, não me custa tentar. Será que você poderia colocá-los em mim?
Apesar do esforço das duas, nada conseguiram. Assim, Lulu partiu tão triste e pensando consigo: Acho que nunca encontrarei meu dono.
Sempre olhando para a casa da fazenda, a Luva Lulu prossegue sua viagem, quando de repente é atropelada por um porquinho que fugia.





__ Espere, seu porquinho, quero falar com você. É muito importante. Será que eu poderia dar uma olhada no seu pé? E o porquinho, meio encabulado, levantou o pé como a Luva pediu.

Lulu ficou tão decepcionada! O pé era grande e tinha duas unhas horríveis e sujas. Mas como Lulu não queria
desistir, pediu que seu porco tentasse colocar o pé nela.
Sabem o que aconteceu? Lulu ficou toda suja de lama. O pé do porco não lhe serviu e ela partiu sem esperança.
Chegando bem perto da casa, adivinhe quem veio receber Lulu? Foi o guarda da fazenda, um cachorro grande e que metia muito medo.



__ Quem é você? Eu não posso deixar nenhum estranho entrar aqui. Vá embora, disse o cachorro.
Lulu quase nem podia falar de tanto medo: Quando... quantos a de... dedos você tem?
__ Dedos? Você está brincando comigo? Respondeu o cachorro.
__ Preciso de alguém com cinco dedos para preencher-me. Eu sou vazia e muito infeliz.
E o cachorro, que não era tão mau, ficou com tanta peninha de Lulu que tentou colocar os pés nela. Mas a tentativa foi em vão __ o cachorro só tinha quatro dedos.

A última esperança de Lulu era que alguém da casa pudesse recebê-la. Corajosamente bateu à porta e bem quietinha ficou, esperando alguém aparecer.
Foi então, que Pedrinho abriu a porta e viu Lulu.


__ Oba! Ganhei uma luva! Serve exatamente em mim. Com esse frio era a única coisa que eu precisava.
Pedrinho lavou Lulu e não mais a tirou das mãos.
E ela toda feliz, pensou: “Até que enfim encontrei aquele que me preenchesse!”.
Somos como a Luva Lulu que precisava de alguém para preenchê-la.

Conclusão: Muitas vezes nos sentimos tristes, porque somos vazios por dentro. Procuramos fazer muitas coisas para alegrar-nos, mas elas não nos preenchem. Continuamos murchinhos. 
Assim como os pés da galinha, do porco e do cachorro não cabiam na Luva Lulu, também as muitas coisas que tentamos
fazer não cabem dentro de nós.
Só há uma pessoa que pode preencher e alegrar você. Na verdade, você foi feito parecido com Ele, para que Ele viesse morar em você. Essa pessoa é Deus.
A luvinha procurou alguém que a preenchesse, e achou. Se você buscar a Deus também O encontrará. Se você O chamar Ele entrará no seu coração. Vamos chamá-Lo agora?
__ ó Senhor Jesus! Quero que você entre em mim. 
Assim eu nunca mais serei vazio.

5.ATIVIDADES:
a) Tapete de atividades para as crianças menores
b) Pintura do desenho sobre o evangelho
c) Montagem do fantoche da Luva Lulu ( uma sugestão é distribuir pedaços de papel cartão para que cada criança desenho sua própria mão, recorte e cole no palito de sorvete).
d) Leitura dos Livrinhos de Histórias Bíblicas.


Pesquisa e colaboração: Prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná.

Sugestão de Fantoche II - 






Nenhum comentário:

Postar um comentário