sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

2º DOMINGO DO ADVENTO


2º DOMINGO DO ADVENTO



"CONVERTAM-SE, PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO"

Vamos iniciar nosso encontro cantando:
1-O Senhor tem muitos filhos
2-Cabeça, ombro, joelho e pé
3- Um girassol
4-Eram doze anjinhos
5-Para aquecer, para animar.
Logo em seguida faremos a oração:
Primeiramente o sinal da cruz;
Pai Nosso;
Santo anjo;
Ave Maria.

Explicação breve:
-Estamos celebrando hoje o 2º domingo do advento. Quem sabe o que quer dizer "advento"?
Advento é a preparação para a chegada de uma criança muito especial para todos nós, Jesus.
-E como podemos nos preparar para essa chegada?
Procurando fazer coisas boas, ajudando uma pessoa que passa dificuldade, obedecendo nossos pais e as pessoas mais velhas, pedindo perdão por todas as coisas ruins que fizemos durante todo o ano, ou seja nos arrependendo das coisas que fizemos de errado. O ideal é que deixemos nossas casas e o nosso coração bem limpinho para recebermos Jesus em nossa casa e em nosso coração.

Essa sugestão de historinha poderá ser contada como narração, através de fantoche ou até mesmo com uma encenação.
Historinha do dia:
Lizalinda era a única bruxinha do mundo que não fazia bruxarias; no meio das bruxas, ela é que só queria ajudar.
Indo à cidade, viu a alegria que reinava: todos querendo ser melhores, arrumando o que estava desarrumado, enfeitando suas casas e preparando presentes para os amigos. Lizalinda, mesmo sem entender o que estava acontecendo se sentia muito bem com tudo o que estava vendo, e então resolveu perguntar porque tanta arrumação na cidade, luzes por todo canto, pessoas sorrindo e ajudando os outros, enfim todos muito felizes. Responderam que estavam preparando tudo para a chegada da uma pessoa mais importante de todos os tempos, JESUS.
Então ao voltar à floresta, resolveu dar alegria a todos porque Jesus ia nascer em todos os lugares e era importante que todos o recebessem com muita paz, alegria, bondade. Preparou presentes para a Girafa, o Elefante, o Esquilo, a Raposa, o Leão, o Burrinho e para o Jacaré, mostrando-lhes como é bom a gente mudar para melhor.
A partir daquele momento em que descobriu que Jesus iria nascer, Lizalinda passou a ser uma linda "fadinha" que vivia na floresta para levar alegria e paz a todos os seres vivos da floresta.
REFLEXÃO:
1- Será que queremos ser bruxinhas ou fadinhas?
2- Como Jesus gostaria que nos preparássemos para recebê-lo?
3- E será que nossa casa está bem arrumadinha e nosso coração está bem limpinho?
4- Então ainda temos tempo para preparar com muito carinho essa chegada. Para isso vamos obedecer, ter fé, amar a Deus sobre todas as coisas.
(Enquanto se faz as perguntas da reflexão, seria interessante levar as peças de um presépio e ir montando bem lento para que as crianças visualizem e dizer que na noite em Jesus nasceu os nossos amiguinhos animais é que ajudaram a esquentar o local, os anjos, as fadas ficaram pertinho cuidando de tudo por perto, foi tudo muito simples mas muito arrumadinho. Se possível deixar a mangedoura vazia esperando Jesus nascer.)
Cantar a música "Doze anjinhos".

Neste momento as crianças poderão fazer a atividade proposta ou brincar com os brinquedos pedagógicos.
EQUIPE HARMONIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário