Olá crianças,
Estamos começando o mês de setembro, e neste mês comemoramos, festejamos e celebramos a Bíblia Sagrada, que é o Livro mais importante que existe, pois é na Bíblia que está toda a História de Jesus, seus ensinamentos, seus milagres e seus exemplos.
(7,1-8.14-15.21-23)
Mais uma vez Jesus nos reúne para nos alimentar com sua palavra e com a Eucaristia, estreitando assim os laços que nos unem a ele e aos irmãos. Contudo, faz-se necessário ter bem claro o que é o ensinamento da Palavra de Deus e o que é fruto da tradição humana. O discípulo do Reino, no pensamento de Jesus, deve fazer o caminho inverso ao dos fariseus. Por isso, sua preocupação maior consiste em não se deixar contaminar pelas malícias que brotam do coração.
CARINHOS QUENTES E ESPINHOS FRIOS
Quando uma pessoa saía de casa e encontrava com um conhecido, ela dava Carinhos Quentes à outra e a outra também dava Carinhos Quentes para a primeira. Assim era na Barbearia, no Dentista, na Escola. Em todos os lugares se recebia e se dava Carinhos Quentes. Não havia maldade, mais muito Amor, Felicidade e Vida.
Mas um belo dia aconteceu algo muito triste na Cidade dos Carinhos Quentes. Que foi mais ou menos assim:
Não muito distante da Cidade dos Carinhos Quentes, existia uma Cidadezinha chamada Cidade dos Espinhos Frios. Lá ao invés de se distribuir Carinhos Quentes, se distribuía Espinhos Frios. E você sabe qual é a consequência disso? O próprio nome diz Espinhos Frios – isto é, tristeza, ódio, rancor, mágoa, inimizades. (Tudo de ruim) – Assim era aquela cidade Fria, as pessoas se cumprimentavam nas ruas e uma
Moral da história: Dentro do coração humano é que saem as más intenções. Então, aquele estrangeiro tinha más intenções, queria transmitir o rancor, o ódio. Quem não tem o coração voltado pra Deus, no amor de Deus, ele transmite más intenções, ou seja, transmite Espinhos Frios.
Dinamizando nosso encontro:
- Tapete de brinquedos para as crianças até 4 anos;
- As demais crianças, podemos dividí-las em dois grupos (ou 3, dependendo a quantidade).
- Entregar uma cartolina para cada grupo
- Desenhar uma Bíblia em cada cartolina, para cada grupo (podemos desenhar também coração no lugar da bíblia. Fica por conta da criatividade da equipe responsável.).
- Pintar (ou contornar) as mãos das crianças na bíblia do grupo, explicando que as mãos de Deus opera milagres em nossas vidas, só sabermos escutar com nossos ouvidos e com os “ouvidos” do coração, e colocar em pratica tudo o que Ele nos diz.
- OBS.: Podemos deixar nosso cartaz bem colorido com uma mãozinha de cada cor (contornada com canetinhas)
No final, colocar os cartazes no varal, para que todos os grupos vejam.
Objetivo: tirar o outro do circulo.
Pregação/ Conclusão: O mundo tenta nos distrair da vontade de Deus e tirar-nos do circulo dos salvos. Devemos abrir nossos ouvidos e corações para ouvir a palavra de Deus, que nos salva de todo caminho do mal. É preciso esforços e coragem para manter-nos firmes na fé
(Algumas sugestões)
CONCLUSÃO FINAL - Hoje mais do que nunca é momento de agradecermos ao nosso Deus, porque ele nos deu a certeza de que se pedirmos com fé e formos insistentes em nossos pedidos, vamos ser ouvidos e atendidos dentro de nossas necessidades. Ele nos ama e deseja nos ver sempre felizes.
Pesquisa e Colaboração: Rosiane Hannebauer e Fábio Henrique Campos
O final desta história é assim:
ResponderExcluir"O que fazer para mudar essa situação? Era necessário novamente recobrar a sua Origem de Carinhos Quentes.
Então um Morador percebeu que isso tudo estava acontecendo. Quando ele recebia um Espinho Frio ele o quebrava, isto é, destruía aquele galho gelado e tirava do seu coração uma Porção de Carinhos Quentes. Assim um foi indicando para o outro o que se devia fazer e em breve tudo passou a ser como era antes. Até que a Cidade voltou a ser a Cidade dos Carinhos Quentes".