EVANGELHO – Me 12,28-34
Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «O primeiro é este: ‘Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças’. O segundo é este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não há nenhum mandamento maior que estes». Disse-Lhe o escriba: «Muito bem, Mestre! Tens razão quando dizes: Deus é único e não há outro além d’Ele. Amá-l’O com todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo,
vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios». Ao ver que o escriba dera uma resposta inteligente, Jesus disse-lhe: «Não estás longe do reino de Deus». E ninguém mais se atrevia a interrogá-Io
Jesus disse que o maior mandamento é amar a Deus. Nada é mais importante que isso. Mas como o amor a Deus se expressa? Para explicar como o amor a Deus deve ser, Jesus citou Deuteronômio 6:5:
Para amar a Deus de maneira completa, você precisa usar seu coração, sua alma e suas forças.
De todo o seu coração
O coração representa suas emoções e seus desejos. Você deseja a Deus? Você quer estar com ele, desfrutar de sua presença? A ideia de passar tempo com Deus lhe traz alegria?
O amor a Deus não é apenas um pensamento intelectual. Ele envolve seus sentimentos. O amor só é completo quando seu prazer está em Deus.
Quando você ama a Deus de todo o seu coração, você encontra prazer e alegria nas coisas boas que Deus criou. Você se sente motivado a buscar o reino de Deus. E, ao mesmo tempo, você fica com nojo do pecado, querendo se afastar de tudo que é ruim.
De toda a sua alma
Sua alma é sua personalidade, seus pensamentos e seu entendimento. Você procura conhecer mais a Deus? Você usa sua inteligência e suas capacidades para se aproximar mais dele? Sua relação com Deus faz parte de sua identidade?
O amor a Deus também não é apenas emocional. É uma decisão que você toma. Buscar mais de Deus é um ato consciente, que exige disciplina e força de vontade. É também dirigir seus pensamentos para as coisas de Deus.
De todas as suas forças
Amar a Deus de todas as suas forças implica usar seu corpo, suas ações e suas palavras. A forma como você age reflete seu amor por Deus? Você honra a Deus com a forma como você usa seu corpo?
Você pode amar a Deus com todas as suas forças de muitas maneiras: pulando ou dançando de alegria em sua presença, falando de Jesus, fazendo o bem, se dedicando ao trabalho de Deus O amor a Deus se revela de maneira poderosa quando entra em ação.
Há pessoas que focam apenas no lado emocional, outras que focam no lado intelectual e ainda outras nas ações. Mas Jesus disse que precisamos amar a Deus de todas essas formas! Somente assim teremos um amor poderoso e inabalável, porque é um amor completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário