quinta-feira, 16 de março de 2017

3º Domingo da Quaresma





“Cristo: água que purifica, santifica e dá vida”.









 (prepare um painel grande para funcionar como obras da criação- prepare imagens de sol, nuvens, solo, rio, homem e mulher, animais para compor o cenário)

Olá crianças... Eu estou com uma sede. Ainda bem que tem água aqui, que delícia essa água geladinha, eu estava com muita sede mesmo, vocês querem um pouquinho? Lá em casa está sem água desde ontem.
Durante o dia os meninos estavam cavando buracos na rua e estouraram um cano e ninguém fez nada pra parar. Daí foram arrumar, mas ficamos sem água.
É muito ruim ficar sem água não é pessoal?

Pois é, Deus em seu imenso amor criou o céu e a terra (ir colando as imagens no painel), criou a luz, as águas, o homem e a mulher que são suas obras primas, Deus nos deu sabedoria para cuidarmos do que ele criou. E quando falta água é muito triste. Vejam ela mata nossa sede, é fonte de vida para peixes e outros animais que nos servem de alimento, ela abriga as algas que produzem o oxigênio que nós respiramos e ainda é matéria prima na produção de energia elétrica.
Nós precisamos é muito dessa água! Só não entendo porque se dependemos tanto dela a desperdiçamos ou poluímos. Assim vamos ficar sem água de vez!
Nós podemos viver sem água? Não! Então precisamos cuidar dela.  Evitando desperdício, diminuindo a quantidade de lixo que jogamos fora pois muitos acabam parando nos rios, diminuindo o consumo de energia elétrica.
Isso é fácil né crianças? Nós podemos ajudar. É só apagar as luzes quando não são estritamente necessárias, diminuir o tempo no banho, fechar a torneira quando for se esfregar, escovar os dentes...
Tem muita coisa que podemos fazer para ajudar o planeta. E ajudando o Planeta estamos ajudando nós mesmos. Pensemos nisso e façamos algo para mudar nossa realidade.

REFLEXÃO
Vamos olhar mais uma vez esse painel. Estão vendo esse lixo na água? Ele tira o oxigênio da água sufocando os animais e causando sua morte. Assim como o lixo na água é o pecado em nós. A inveja, a mentira, a ira, o egoísmo, quando entram em nosso coração deixa-nos sufocados, tristes, aborrecidos, desanimados. Os rios podem continuar poluídos assim? Não! E o nosso coração pode ficar assim? Não! Tem solução? Sim. Para a natureza cada um de nós é a solução, mas para o nosso coração só Jesus é a salvação. Vamos pedir ajuda a ele? (conduzir oração de perdão)

Oração

Meu amigão Jesus, faça que essa oração possa chegar no meu coração e de todas as pessoas que estão precisando. Que meu coração possa transbordar de amor e carinho e que o Espírito Santo esteja comigo todos os dias me conduzindo em direção da fonte da água viva.  Amém.




Trabalhando o Evangelho:   


(Personagem A e B: Seguem a caminho de uma Igreja, entram se arrastando, cansados, com sede e muito ofegantes)
Personagem A: Você me fez caminhar mais que duas horas, não estou mais aguentando.
Personagem B: Mas você vai ver como compensou todo o sacrifício, você vai experimentar uma água diferente, maravilhosa uma água viva.
Personagem A: Espero que tenha uma quantidade grande dessa água e que esteja bem gelada, pois a sede e o calor que estou sentindo não cabe no meu corpinho.
Personagem B: Estou vendo que não entendeu nada, chegando lá explico melhor.
(Eles chegam em uma Igreja e acham uma água que foi usada em um batizado)
Personagem B: Não falei que iria compensar o nosso sacrifício, você gostou?
Personagem A: É linda, gostei muito, só não gostei de encontrar aquele menino chato, faz um tempo que briguei com ele na escola ele é muito chato, não gosto dele.
Personagem B: Para com isso, ele deve ter vindo beber a água viva que te falei.
Personagem A: Não estou acreditando que ele vai beber da mesma água do que eu? Vou correr para beber toda água e deixar ele sem nada, passando sede.
Personagem B: Acho que realmente não entendeu nada mesmo! Olha só quem está ai, é nossa Catequista.
Catequista: Oi crianças, que legal encontrar vocês aqui nesta Igreja maravilhosa.
Personagem A: Maravilhosa mesmo... mas não gostei de uma coisa não!!!
Catequista: Do que você não gostou?
Personagem A: Encontrei um menino chato e que já até briguei com ele na escola. Mas não vai ficar assim, vou beber toda água e deixar ele morrendo de sede.
Catequista: Mas como assim?
Personagem B: Então Catequista, é isso que ia explicar, convidei ele para vir conhecer esta Igreja maravilhosa e beber da água viva, mas ele não entendeu.
Catequista: Você não pode pensar assim, pois vou te explicar. Nós estamos aqui para beber da água viva que Jesus nos promete, mas esta água não é para matar a sede do nosso corpo, mas sim da nossa alma, do nosso coração.
Personagem A: Sede da nossa alma?
Personagem B: Do nosso coração?? Como assim?


Catequista: Quando bebemos dessa água tudo muda em nossas vidas. Quem nos dá dessa água é o próprio Jesus através do Espírito Santo. Quando estamos cheios dessa água, as palavras de Jesus transborda em nossos corações tornando a nossa vida maravilhosa. 
Personagem B: Agora estou entendendo tudo, e estou morrendo de vontade de experimentar dessa água viva.
Personagem A: Como podemos tomar dessa água Catequista?
Catequista: A primeira coisa que precisamos ter é a sede de tomar essa água que nos dá vida!!
Personagem B: Catequista, por que essa água é chamada de Água Viva?


Catequista: Boa pergunta!! Essa água é Água Viva porque ela é cristalina, pura, limpa. Então ela lava nossa vida inteira e vai nos ajudar a permanecer no caminho do Senhor, pois vai nos fortalecer e nos mostrar qual é o verdadeiro caminho.

Personagem A: Por isso é que ela nos transforma?

Catequista: Exatamente! Ela nos transforma em pessoas melhores e mais de Deus. Por isso que esse menino que você disse que não gosta também veio tomar desta água. Tenho a certeza que depois dele beber ele será uma pessoa diferente e você também.

Personagem A: Só de escutar já estou sentindo bem mais amoroso e acho que devo pedir desculpas para ele.

Personagem B: Então vamos lá, escutar a palavra de Deus e beber desta água maravilhosa.


Catequista: Fico feliz crianças, aproveitem cada gota desta água viva!! Vamos pedir a Jesus que inunde nosso coração com a água viva por meio do Espírito Santo. Amém.



DINÂMICA

“Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede” (João 4:14).


Textos adicionais: João 4,7-15; Salmo 34,8.
 
Material Necessário
 

Jarra com água e gelo
Barro
Dois vidros transparentes e semelhantes
Copo de cristal
Frasco bem pequeno de perfume (spray)
Colher

Modo de Preparar

Coloque todos os materiais sobre a mesa, à vista dos participantes.

Mensagem

• Conte a história da samaritana que encontrou Jesus junto ao poço e como a mulher creu nEle e O recebeu.
• A jarra com água gelada representa Cristo. Ele dá a “Água da Vida” a todos que a aceitam.
• Aqui temos um copo limpo e transparente. Este se assemelha à mulher junto ao poço, que disse: “Senhor, dá-me dessa água!” Ela esteve disposta a confessar seu pecado para que Jesus pudesse purificar a sua vida. Então, prontamente recebeu a “Água da Vida” (encha o copo de cristal com a água da jarra com gelo). Depois disso, a mulher começou a contar aos outros da água maravilhosa oferecida por Jesus. Beba um pouco da água do copo, enquanto diz: “Provai, e vede que o Senhor é bom” (Salmo 34,8).


A seguir, com uma colher, coloque um pouco de barro no vidro transparente (1). Suje bem as laterais.

• Agora o vidro está sujo. O barro representa a nossa vida, suja pelo pecado. Deus não habita em um recipiente sujo. Temos que confessar os nossos pecados, assim como a mulher junto ao poço confessou seu pecado e disse: “Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede” (coloque o vidro de lado).
• Pegue o vidro semelhante, também transparente (2) e mostre como fica uma pessoa após confessar o seu pecado – pronta para receber a “Água da Vida”. Acrescente um pouco da água da jarra.
• Temos aqui um frasco (mostre o vidro de perfume). Este frasco se assemelha a muitas pessoas “fechadas espiritualmente”, que não estão dispostas a beber da maravilhosa “Água da Vida”. Você pode dizer a elas quão maravilhoso é ter o Senhor habitando em nós, mas elas não crêem o suficiente em Jesus para Lhe obedecer. (Tente despejar um pouco de água (da jarra com gelo) no vidro de perfume)
• Teremos que colocar esse vidro junto ao vidro com barro. Ele não pode receber a Cristo, a menos que confie e obedeça, mudando suas opiniões, como aconteceu com a samaritana (e, para isso, teríamos que mudar o tipo de abertura da tampa).
• Você pode pedir a alguém que se prepare para cantar algum hino que fale de Jesus como a “Água da Vida”, logo após a conclusão da apresentação.

REFLEXÃO

A nossa entrega pessoal a Deus é algo que só depende de nós. Para que Deus atue em nossa vida, aumentando a nossa fé, primeiro temos que nos arrepender dos nossos pecados e Lhe pedir perdão.

Quem de vocês gostaria de entregar o coração a Jesus e aceitar essa “Água da Vida”?










Nenhum comentário:

Postar um comentário