sexta-feira, 24 de junho de 2016

13º Domingo do Tempo Comum

TEMA: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”

Apucarana, 26 de junho de 2016.
1.AMBIENTAÇÃO: Oi crianças, sejam bem-vindos na Salinha Catedral! Vamos iniciar nosso encontro com a canção do Sinal da Cruz ( em Nome do Pai .../ Cantar outros cantos de animação)
2.PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO- Sei que vocês se interessam muito por animais, não é mesmo?  Então, irão me contar sobre a vida de alguns animais. Será que vocês saberão me responder onde alguns deles moram? Então vamos ao teste:
– Onde será que moram os morcegos? (cavernas)


– Onde será que moram os pássaros? (ninhos, nas árvores).

– E o tatu? Onde é que ele mora? (no buraco)

– Onde será que moram os gatinhos? (casas com as pessoas ou no mato)

– E Jesus? Onde será que Ele morava depois que ficou adulto?(aqui, ali, acolá)…

– E os seguidores de Jesus, as pessoas que deveriam anunciar o evangelho, onde eles moravam?(viviam juntos a Jesus, depois cada um seguiu levando suas palavras e sua mensagem a outros povos).
E se eu disser para vocês que Jesus hoje nos chama a sair do conforto de nossas casas e ir pelo mundo propagar a sua palavra… Vocês teriam coragem de deixar tudo e seguir Jesus?
É uma missão muito difícil para todos nós que, muitas vezes, temos dificuldades de deixar as nossas casas somente para vir aqui à missa e esperar 1 hora (e que seja, de fato, uma hora só para ouvir Jesus, porque quando a missa termina mais tarde ,um pouquinho que seja , sempre encontramos alguns que reclamam). Imaginem se fosse para dedicarmos  mais um tempinho para ouvir e falar, seguindo tudo aquilo que Jesus nos propõe? Será que aceitaríamos essa proposta ?
Mas, Jesus confia em cada um de nós para realizar essa missão e nos convida a sermos seus discípulos na evangelização aonde quer que estejamos.
Assim aconteceu com dois santos que comemoramos nesses dias: São Pedro e São Paulo ( falar um pouquinho de cada um)

EVANGELHO: chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. 57Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me” . Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para Reino de Deus”. Palavra da Salvação.
HISTÓRIA DA SEMANA: Águia ou Galinha
Rodrigo e Ana gostavam de passar férias no campo, na casa do avô João e da avó Luisa. Brincavam todo o dia, corriam, nadavam e ajudavam nas tarefas do campo.


Pelas noites, os avós liam com eles porções da Palavra de Deus. Cantavam e oravam juntos. Essa noite, tinham meditado no Pai Nosso, com ênfase na frase final: “Porque Teu e o reino, o poder e a glória, por sempre…”  -Devemos estar preparados para o retorno do nosso poderoso Rei!- repetia sempre a avó.

Os meninos ficaram curiosos com o que a avó tinha dito. Mas na manhã seguinte tinham esquecido o assunto. As crianças brincavam entretidas quando chegou o avô com algo nas mãos:
-“Olhem crianças, Olhem o que achei no quintal!”
Era um pintinho de algum pássaro diferente! Mas, que diferente era!

O avô o levou ao galinheiro. Os pintinhos, patos, gansos, peru… todos começaram a gritar e a correr daqui pra acolá, apavorados e gritando. Era uma bagunça!

Dona galinha muito seria o inspeciono, primeiro com um olho e depois com o outro. O pintinho era muito estranho, e tremia da cabeça aos pés. No final a galinha abriu as suas asas e o cobriu. Os pintinhos se aproximaram para examinar o novo maninho.

Os dias passaram e os pintinhos cresceram e o pintinho estranho também. Ele era muito diferente de todos! Tinha asas enormes! Voava de um canto ao outro. Todos os outros integrantes do galinheiro tentavam imitá-lo mais não conseguiam.

Rodrigo e Anita acompanhavam o crescimento deste pássaro com muita curiosidade. E perguntavam. –“Vovô, que pássaro e este?” O avô João respondia misteriosamente: “Um dia saberão!”

Um dia aconteceu algo… Rodrigo e Ana estavam juntando frutas quando ouviram um som. Parecia um chamado desde muito longe. –”Esta vindo lá de cima! Olha! O que será isso? ” -O som ia se aproximando, se ouvia mais perto a cada momento.
Por fim conseguiram ver! 
La encima no céu, voava um enorme pássaro. Ele voava em círculos sobre o galinheiro enquanto repetia sem parar o seu chamado. –Avô! Avó! Venham correndo, rápido…

Então aconteceu algo maravilhoso. O pássaro estranho estendeu suas asas e começou a se elevar. Passou pela tela de arame do galinheiro. Voou sobre os telhados da casa, voou até que se uniu com aquele majestoso pássaro nas alturas.
Era uma águia! O nosso pássaro estranho era uma águia!-gritavam as crianças.
Os moradores do galinheiro estavam alvoroçados. Os pintinhos pulavam e sacudiam as asas tentando voar sem êxito. As galinhas e os galos cocoricavam. Os gansos grasnavam. Os cachorros latiam. Os canários assoviavam descontrolados…

Passados uns minutos a calma foi voltando na chácara. Os avós e as crianças se sentaram na varanda.
-Sabem crianças?- disse o vovô. Um dia acontecerá com a gente algo parecido…
- É verdade!- Afirmou a avó. Um dia Jesus nosso Rei voltará nas nuvens e nos chamará como a águia…

Quando alguns ouvirem o chamado, irão com Ele, como aquele filhote de águia. Mas outros ficarão como aquelas galinhas.
-Eu não sei se serei águia ou galinha quando Jesus vier!- disse Rodrigo muito pensativo e visivelmente preocupado.
- Nem eu! -disse Ana com os olhinhos cheios de lágrimas.

Filhinhos –disse o vovô- somente os que receberam Jesus no seu coração têm a vida eterna e poderão voar em direção a Ele quando forem chamados. Aqueles que não recebem Jesus nos seus corações são somente galinhas… ficarão aqui quando Jesus vier. Não poderão ir com Ele ainda que tentem.
-Eu quero ser águia! –gritaram Rodrigo e Ana levantando a mão com entusiasmo.

Ali mesmo falaram com Deus:
-Senhor Jesus, entra em meu coração. Me perdoa pelos pecados. Limpa meu coração de toda sujeira. Não quero ser uma galinha quando o Senhor vier buscar os seus filhos!
- Querido Rei, eu quero ser um águia e estar atento ao teu chamado e subir com o Senhor quando vier naquele glorioso dia! Seja o Rei e Senhor da minha vida.

E você amiguinho? Está pronto para ouvir o grande chamado final? Está preparado para quando o Rei vier, cheio de poder e Gloria?



Compromisso da semana: Pedir ao Senhor a graça de ser fiel discípulo(a) de Jesus, servindo com amor a quem precisa e não desanimando diante dos obstáculos e dificuldades da vida
ATIVIDADES:
Salinha de recreação
Pintura alusiva
Brincadeiras recreativas musicais
PESQUISA: prof. Luzia F. G. da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana
Bibliografia: História extraída da revista argentina “El puentecito”. Ilustrada no Photoshop e adaptada pela Pra Gabriela Pache de Fiúza. (revisão Luis Henrique Lucena Coelho)
Catequisar.com/ Pulsandinho - Diocese de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário