quinta-feira, 12 de maio de 2016

Domingo de Pentecostes

                                                                   



    
“O Espírito Santo anima 
                                                              a comunidade.”








Fazer a oração do Espírito Santo

Depois que Jesus morreu os apóstolos e mais seus seguidores, junto a sua mãe Maria, ficaram todos juntos dentro de uma casa rezando, rezando muito para que tivessem coragem de enfrentar o mundo e falar do que havia conhecido ouvido e testemunhado sobre Jesus, mas faltava-lhes ânimo, motivação para que isso pudesse acontecer.
Acontece que um dia, enquanto estavam orando, veio um vento muito forte que abriu as janelas e entrou pela casa trazendo línguas de foto que vinham do céu e a todos tocavam despertando-os, encorajando-os, motivando-os a falar de Jesus aos outros. E o mais impressionante, crianças, é que eles começaram a falar em diversa línguas, coisas que antes eles não faziam.
Desta forma todos criaram coragem e saíram pelo mundo falando de Jesus testemunhando tudo que viram e ouviram dele.

A essa vindo de fogo sobre os discípulos de Jesus chamamos de Pentecostes que foi: a descido do Espírito Santo sobre eles.

Pentecostes então é a descida do Espírito Santo de Deus sobre os apóstolos.


Sinais do Espírito Santo – O vento, o fogo e a pomba

Estes símbolos nos revelam o poder que o Espírito Santo nos dá: 
O vento é uma força invisível, porém real. Assim é o Espírito Santo.
O fogo é um elemento que limpa. O Espírito Santo é uma força invisível e poderosa que habita em nossos corações e purifica nosso egoísmo para dar espaço ao amor.
A pomba representa a simplicidade e a pureza que deve devemos cultivar em nosso coração.
Hoje, crianças, vamos pedir a Deus que nos afaste desse pecado, desse mal que aflige nosso coração e nos faz sofrer, fazendo sofrer o nosso irmão também. Peçamos perdão a Deus e rezemos todos junto:
Oração: Espírito Santo nos ajude a ser Igreja! A cuidar do nosso irmão, amá-lo como Deus nos ama! Amém.

EVANGELHO – HISTÓRIA DA PIPA

O ardor da pequena pipa
Ténica: Usando um biombo horizontal movimentar os personagens.
Personagens: Pipa mestre e outras 4 pipas (uma menorzinha) – Sol – Nuvens – Passarinho.
Antes da Pipa Mestre subir ao céu, ela tinha muitas amigas pipas que a amavam e que gostariam de também, um dia, ir morar lá no céu, com a Pipa Mestre. E ela dizia:
Pipa Mestre: - Mas acontece que para ir morar no céu, é preciso merecê-lo. É preciso trabalhar para fazer o céu acontecer aqui na terra, através da realização da missão que lhes confiei.
É, crianças por isso hoje nós iremos contar aqui para vocês o que foi que aconteceu depois que a Pipa Mestre foi se embora.
Naqueles dias, ventava muito. O sol brilhava muito, mas aquecia pouco. As pipas que antes coloriam o céu, levando alegria, empurrando as nuvens para que elas molhassem nos lugares certos e também direcionavam os pássaros para saberem qual era o melhor lugar para se esconderem do frio, aqui tinham como missão principal falar sobre todos os ensinamentos que a Pipa Mestre havia lhes falado.
E elas ficaram tristes de repente.
Não mais queriam voar, não mais queriam falar, tinham medo agora de cumprirem sua missão.
Uma delas, esta aqui, a menorzinha, sempre dizia às outras:
1 – companheiras, animem-se! Tanto temos a fazer... Lembram-se do que a Pipa Mestre nos disse: “Eu estarei com vocês até o fim do mundo.” Por que estão assim, tristes, desanimadas, sem vontade de fazer a única coisa que bem sabemos: voar e levar a mensagem da vida por todos os lados?
2 – Ah! (Diziam as outras pipa) Estamos assim porque a Pipa Mestre foi embora e nos deixou
sozinhas.
3 – Temos medo de voar e de falar ao vento tudo que aprendemos... É perigoso, sabe? Alguma pipa pode não gostar e aí, ó! Corta a nossa linha e a gente se perde!
1 – É mesmo, vocês têm razão! É melhor cada uma ficar no seu mundinho, bem fechadinho, sem voar e muito menos cumprir com nossa missão que é falar das lindas coisas de amor que a Pipa Mestre nos ensinou.
E assim, crianças, aconteceu... então o vento, notando que as pipas não voavam mais, parou de soprar...
O sol, vendo que o vento não mais soprava, parou de brilhar. Os pássaros também não mais voavam e as nuvens não mais choravam, e portanto, não mais choveu e a Terra ficou triste, seca, sem vida.
Quando a Pipa Mestre viu lá do alto do céu, tudo aquilo, acontecendo, disse ao Pai:
- Pai, chegou a hora de cumprirmos nossa promessa e enviarmos à Terra, a Força do Alto, pois as pipas andam tristes e sem vida... Precisamos nos unir e da união do nosso amor, enviar até elas, a Força que lhes dará ânimo, coragem, força e alegria para novamente cumprirem com sua missão, que nós mesmo confiamos a cada uma delas.
É crianças, com a união do Pai e da Pipa Mestre surgiu uma nova pipa, vermelha como fogo e que descia do céu, aquecendo novamente o sol, movimentando o vento que soprava forte, trazendo luz para alegrar os pássaros, que voavam procurando pelo caminho longe do frio, que movimentou e animou as nuvens e elas choviam de alegria...
As pipas começaram a observar todo aquele movimento lá no céu e a pequena dizia:
1 – Virgem Maria! Mas o quê é que está acontecendo? O que é aquilo que está vindo lá no céu?
2 – Parece com fogo – Dizia a outra pipa.
3 – E mais ainda... Têm as cores da Pipa Mestre... Mas não é ela! O que será?
E como num passe de mágica, elas foram tocadas por aquelas pequenas chamas vivas e se sentiram fortes, animadas, já não tinham mais medo. Umas cantavam... Outras rodopiavam e a pequena pipa que nunca havia voado criou coragem para tentar. E sua vontade era tão grande... E o seu desejo era de agora cumprir sua missão: anunciar o que a Pipa Mestre havia ensinado: viver o amor, pregar a justiça e testemunhar a verdade... E pensando em tudo isso fez a nossa pequena pipa voou... E aos poucos ela, agora, sem medo... Cheia do Espírito Santo que veio do céu... Alcançou as mais altas nuvens. E junto das outras pipas voou... voou por toda terra espalhando o amor e mostrando o quanto o Espírito de Amor santifica... Guia e dá vida àqueles que se abrem a ele.

Assim, crianças, é a ação do Espírito Santo em nossa vida... Ele vem para nos dar vida nova. E assim, unidos à família de Deus, que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, estaremos sempre com a certeza de estarmos fazendo aqui na terra, o céu tão esperado.




QUANDO O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVE EM MIM

Quando o Espírito de Deus se move em mim
Eu rezo como o Rei Davi
quando o Espírito de Deus se move em mim
Eu rezo como o Rei Davi

Eu rezo, eu rezo
Eu rezo como o Rei Davi
Eu rezo, eu rezo
Eu rezo como o Rei Davi

Quando o Espírito de Deus se movem em mim
eu canto como Rei Davi...
Eu danço como o Rei Davi...
Eu pulo como o Rei Davi...
Eu luto como o Rei Davi...



Idéias para trabalhar o Evangelho:

É o Espírito Santo que nos move... Vamos fazer um catavento bem lindo para explicar aos pequenos o Seu Poder...





Nenhum comentário:

Postar um comentário