quarta-feira, 28 de maio de 2014

SETIMO DOMINGO DA PASCOA - Mt 28- 16-20 ASCENSÃO

Acolhida- acolher as crianças desejando a paz.

Animação-  Musicas a escolha do grupo.

Oração- Ave Maria e Pai Nosso com gestos.

Ascensão

“Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele!”

O BALÃOZINHO BONDOSO

Citação: Mt 28,16-18
Técnica: Encenação com balões. Caracterizar os balões.
Personagens: Pipa Mestre; Balão Bondoso; Balões-1,2,3,4,5 e 6.


         Era uma vez... Na Terra dos balões, um balãozinho bondoso que acreditou nas palavras da Pipa Mestre e modificou a vida de seus muito irmãozinhos balões. Vamos ouvi-la:
         A Pipa Mestre estava se preparando para sua ascensão ao céu, ou seja, sua subida para o céu, pois já tinha ensinado o caminho de como viver bem para todos.
Sua missão agora era deixar que o que havia ensinado fosse feito pelos seus seguidores aqui na Terra.
         Então... chegou o grande dia final da Pipa Mestre subir... alguns balões estavam tristes, outros choravam o tempo todo, mas o balãozinho bondoso, ouvia ainda os ensinamentos finais do Mestre e os guardava bem dentro do seu coração. A Pipa ia subindo... subindo... subindo ainda e ainda deixava sua mensagem dizendo:

Pipa Mestre: - Meus filhinhos, amem-se e cuidem uns dos outros. “Eu voltarei para buscar aqueles que ouviram o que eu disse e colocaram em prática. Eu deixo a minha Paz com vocês!”
Balão Bondoso: - Tchau, Mestre! Eu te amo! Vou seguir os seus ensinamentos!
         E, lá se foi, no imenso azul do céu... foi subindo... subindo... subindo... até desaparecer!
         Aqui embaixo, os balõezinhos estavam agitados, cada qual mais ansioso para falar:
Balão 1: - Agora que a Pipa Mestre subiu que tal darmos um giro por aí? Conhecer novos balões, novas cabeças?
Balão 2: - Falou, irmão! Estou contigo e não abro! Você escreve em cima que , que eu assino embaixo.
Balão Bondoso: - Mas o que é isso, companheiros? Mal a Pipa Mestre subiu e vocês já estão querendo dividir o grupo?
Balão 3: - Qual é camarada? Foi bom enquanto durou! Agora vida nova, está na hora de cada um cuidar do seu caminho. Eu tenho tanta coisa pra fazer, estou ocupadíssimo!

Balão Bondoso: - Não, irmãos! Nós temos que nos manter unidos, já se esqueceram das palavras do Mestre? É preciso trabalhar, aqui entre nós, pelos menos favorecidos, que o Mestre nos apontou como pequenos, indefesos!
Balão 4: - Ah! Estou sozinho! Agora que o Mestre se foi, tudo se acabou, tudo se perdeu! Eu sou um balão abandonado, ninguém me ama... ninguém me quer!
Balão Bondoso: - O que é isso, companheiro? Ânimo, pare com essa choradeira! É agora que ficamos fortes! É só lembrarmos do que o Mestre nos ensinou: União, fraternidade, solidariedade, apoio, ajuda...
Balão 5: - Ah, eu não quero nem saber! Sou um balão jovem e estou afim é de sair por aí e arrumar uma balofa fêmea e me dar bem, está bem? Eu não quero saber de ajudar ninguém, a não ser eu mesmo!

Balão 2: - Pois eu, nasci para ser um balão de festa chique! Veja só os detalhes dourados, não são lindos? Odeio pensar que ficarei agarrados a esses bandos de balões murchos e fedidos, ainda mais no meio de pobre.
Balão Bondoso: - Que feio! Balonete! Que egoísmo!
Balão 1: -Eu penso como a gata aí, entendeu? Esse negócio de trabalhar par ao irmão, não está com nada.
Balão Bondoso: - Como vocês podem pensar desse jeito? Vejam só esses nossos irmãozinhos, estão sem ar e se não agirmos com rapidez eles morrerão de fome... de falta de gás!
Balão 3: - O que? Você está achando que nós iremos dar um pouco do nosso gás, um gás chique, raro, gás Hélio, para esses balõezinhos aí? Nem morta filha!
Balão 4: - eu também não dou, não! Não sou bobo! Vai fazer falta pra mim!
Balão Bondoso: - Mas aonde estão os ensinamentos do Mestre? Quando nos dizia que quem o amava deveria guardar a sua palavra e fazer com que ela seja fruto para ajudar seu irmão? Há quantos irmãos nossos passando fome, precisando de carinho e de atenção! É preciso estamos unidos e atentos às necessidades dos outros, só assim mereceremos o céu como a Pipa Mestre nos disse.
Balão 6: - Eu sinto muito mas estou muito ocupado. Acho que dessa vez não vai dar para ajudar. Também, o Mestre irá demorar para voltar, isso, se Ele voltar.
Balão 2: - Gente, que confusão! Eu já estou cheio dessa situação! Acho que vou explodir! (bum!!)
Balão 4: - Nossa, acho que vou fazer como o companheiro. Vou explodir também, prefiro ser um ar livre  do que dividir o meu gás com os outros!
Balão Bondoso: - Que tristeza! Viram só amiguinhos quando é para ajudar os outros, muitos preferem sumir como se o problema do mais pobre não fosse problema deles. É preciso mudar toda essa situação. Mas como? Como eu, um simples balãozinho posso ajudar meus irmãozinhos?
         O balãozinho ficou triste. Estava precisando de uma força especial. Lembrou-se do Mestre e seus ensinamentos.
         O Mestre, sim! Ele daria a vida, como o fez, por todos nós.
Balão Bondoso:- Quem sabe se eu me colocasse a serviço do irmão, se eu trabalhasse para que esse mundo fosse melhor, onde reine a justiça, as pessoas conheçam a verdade do nosso Deus?
Tudo seria diferente e as pessoas seriam felizes.

         Então, o Balãozinho se pôs a rezar e sabem o que aconteceu? Lá do alto veio descendo uma força maior, a força do amor de Deus, que penetrou no balãozinho e ele ficou forte, cheio de gás! Assim ele pode repartir com seus irmãozinhos murchinhos e já sem fé, o que ele tinha de sobra. Seus irmãos, agora estavam se tornando fortes, cheios do presente do Balão Bondoso.
         E o balãozinho entendeu que por menor que sejamos, temos muito em nós para ajudarmos aqueles que de nós tanto necessitam.
         E olhem lá no céu? Não é a Pipa Mestre? É, sim! Mas o que será que ela veio fazer aqui na Comunidade dos balões? Ah, sim, crianças! Ela disse que voltaria e levaria com ela aqueles que ela tanto amava e fossem seguidores de suas palavras.
         E lá se foram Pipa Mestre e Balão Bondoso, porque todo aquele que for bom merecerá estar ao lado do Pai do Céu, tendo também sua ascensão no coração de Deus!


Texto-Gisella P  Batista
           Solange do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário