sexta-feira, 29 de março de 2019

4º DOMINGO DA QUARESMA


Resultado de imagem para FANO O FILHO PRODIGOO Filho Pródigo

 É uma história que todos conhecem, mas que apesar de conhecer é preciso revivê-la a cada dia em nossas vidas. Porque ela vai nos falar de uma história de amor e perdão

 Provai e vede que o Senhor é bom e suave.:

SUGESTÃO 01: encenar o evangelho. Prepare um teatro simples com o pai e os dois filhos.
Faça a narração da história.
Personagens: Pai, Mãe, Filho mais novo, Irmão mais velho, empregadas, 2 moças e pessoas para participar da dança
Cenário: uma mesa, onde uma família, pai, mãe e dois filhos, aparentando serem ricos fazem sua refeição.

·                     FILHO: (levanta-se, caminha, de um lado para o outro e diz): - Pai eu decidi mudar o rumo da minha vida, sabe me cansei de estar sempre ao seu lado trabalhando, seguindo os seus caminhos, chega, o mundo é grande demais para eu ficar aqui!

·                     PAI: Meu filho olha bem o que você esta dizendo, você quer deixar o seu lar e sair para o mundo.

·                     MÃE: O mundo é mau meu filho!

·                     FILHO: Eu só quero a minha liberdade! Poder conhecer tudo o que o mundo possa me oferecer, ser feliz!

·                     PAI: Olha meu filho, apesar de te amar muito, não posso impedir sua ida.

·                     IRMÃO: Ora pai, se ele quer, deixe-o ir. Não sei como pode pensar em deixar a paz o conforto e a segurança em nosso lar por uma aventura!

·                     FILHO: Pai eu quero tudo o que é meu, a minha parte na herança.

·                     MÃE: É muito perigoso você sair por aí com toda a sua fortuna

·                     FILHO: Eu sei, mas é meu direito desfrutar de tudo que tenho.(o pai se levanta e da ordem para as empregadas trazerem suas coisas).

·                     PAI: Toma tudo isso é teu, vá meu filho.(filho sai rindo, muito feliz).(o restante da família se abraça muito triste, ficam olhando ele partir, saem de cena em seguida).(entram 2 moças, chega o filho)

·                     FILHO: (pede uma bebida, dá dinheiro para as moças, comporta-se como que embriagado).(as moças, aproveitando da situação, tomam tudo o que ele tem dinheiro, paletó, camisa, ele cai, elas o chutam e saem)(Quando acorda percebe que não tem mais dinheiro e começa a pedir esmola)

·                     Monólogo do Filho: Eu tenho fome, frio, não tenho para onde ir, estou pedindo esmola (chora) na casa de meu pai, nunca tive fome e nunca senti frio, voltarei para a casa de meu pai e pedirei para que ele me aceite como seu empregado e assim não perecerei mais (levanta-se e vai saindo pelo corredor)(entram em cena o pai a mãe e as empregadas) (o filho entra até a metade do corredor, quando levanta o rosto e vê o pai, corre ao seu encontro)

·                     FILHO: Pai, pequei contra o céu e contra ti, pai já não sou digno de ser chamado seu filho, deixa-me ser como um de seus empregados

·                     PAI: meu filho, meu filho, você estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado, alegrem-se todos, tragam roupas, um anel, vesti-o, porque hoje é festa! Matem um bezerro cevado, eu quero música, danças (entra pessoas dançando, música de preferência judaica).

·                     IRMÃO: (pergunta à mãe) O que esta acontecendo?

·                     MÃE: (vestida como uma das pessoas da coreografia:) - Teu irmão voltou e seu pai o recebeu são e salvo e esta muito feliz(Irmão nervoso, anda inquieto, murmurando, entra o pai e dirige-se a ele) (cuide para que o som seja abaixado)

·                     PAI: Venha filho, entre e vamos festejar seu irmão voltou!

·                     IRMÃO: Não pai, eu nunca te abandonei, jamais desobedeci a uma ordem sua, e ainda assim o senhor nunca me deste um cabrito para que festejasse com meus amigos, e para ele que perdeu toda sua fortuna com bebidas, drogas e mulheres o senhor faz uma festa?

·                     PAI: Filho você sempre está comigo e tudo o que tenho é teu também, mas teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado e isto meu filho é um bom motivo para nos alegrarmos não acha? Venha vamos(Aumenta o som e recomeça a dança, escolher uma coreografia, todos participam da dança).

 

SUGESTÃO 02: contar uma história que tenha o mesmo sentido de misericórdia do pai.

 


sexta-feira, 22 de março de 2019

3º Domingo da Quaresma


Apucarana, 24 de março de 2019.
1.AMBIENTAÇÃO- Olá crianças, que bom que você vieram na Salinha Catedral. Sejam bem-vindos! Vamos iniciar o nosso encontro com o Sinal da Cruz, cantado, pedindo que Deus Pai nos abençoe! ( cantar outros cantos também).

2. PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO
No evangelho de hoje, Jesus nos ensina que devemos dar frutos! Vocês já viram árvores que vão frutos? ( ouvir).  Sabe o que  significa, uma pessoa “dar frutos”? ( ouvir)
Dar frutos é fazer coisas boas. Só dá bons frutos quem vive na graça de Deus. Vamos listar uma série de boas-ações que são frutos da vivência do amor em Deus?
- ser gentil    - ser compreensivo    - ajudar quem precisa     - ser obediente  - saber perdoar
Outro ensinamento de Jesus, hoje, é que quando não estamos dando frutos, precisamos de ajuda, assim como o agricultor coloca adubo na plantinha para ela dar seus frutinhos, nós precisamos da graça de Deus, das bênçãos de Deus e da sua misericórdia para sermos bons. Deus nunca desiste de nós! Ele é capaz de “adubar” nosso coração e aguardar os frutos!

3.EVANGELHO ILUSTRADO-Anúncio do Evangelho (Lc 13,1-9)
Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha.

Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’





8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.


E assim aconteceu. A árvore se fortaleceu, e floresceu aguardando os frutos.

— Palavra da Salvação.
CONCLUSÃO:

1) Quem é o dono da vinha?

O dono da vinha é Deus, nosso Pai de amor.

2) Quem é a vinha?
A vinha é a terra onde temos a oportunidade de conduzir as nossas vidas, como um momento que nos é oferecido por Deus.

3) O que é a figueira?
A figueira somos nós, como nossos dons/talentos que recebemos (alegria, paciência, inteligência, saúde, etc.) e nossos defeitos (orgulho, egoísmo, teimosia, etc.). Cabe as nós escolhermos ser a figueira produtiva ou a figueira estéril. Estamos aqui na Terra e depende de nós escolhermos ser estéreis ou darmos bons frutos.

4) O que é o fruto?
O fruto são as nossas ações do dia a dia, seja dos nossos compromissos na escola, com a família, ou até mesmo aquelas calcadas na fé em Deus, na necessidade de praticar a caridade e a humildade, seguindo os ensinamentos de Jesus. O modo como somos, como falamos, como agimos, como pensamos determinará o tipo de fruto que daremos.

5) Quem é o vinhateiro?
O vinhateiro é Jesus, que veio a Terra para nos trazer ensinamentos de amor e caridade, nos servindo como exemplo de fé, bondade e humildade em todas os momentos da nossa vida.

6) O que significa escavar e estercar a figueira?
Escavar e estercar a figueira significa a proteção que recebemos de Deus todos os dias como forma de melhorarmos para exterminar o egoísmo, a inveja e outros sentimentos inferiores que não contribuem para que produzirmos boas ações.

7) O que representa o corte da figueira estéril?
Cortar a figueira estéril seria tirar a chance de crescimento e de melhoria que podemos ter nessa vida. Cada um de nós tem direito de melhorarmos, de crescermos e modificarmos os hábitos.

ATIVIDADES:
a)Salinha de recreação
b) Atividades de pintura
c) Brincadeiras
PESQUISA: Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria - Apucarana - Paraná

sábado, 9 de março de 2019

1º DOMINGO DA QUARESMA


1º DOMINGO DA QUARESMA 
10 de março de 2019

 “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

Resultado de imagem para EVANGELHO - Lc 4,1-13
Fonte: https://www.amiguinhosdedeus.com/2013/02/evangelhododia-lucas-41-13.html


EVANGELHO - Lc 4,1-13


Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e depois disso, sentiu fome. O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, mande que esta pedra se mude em pão”. Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’ ”.
O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”. Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’ “. Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! Porque a Escritura diz: ’Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’ “. Jesus, porém, respondeu:   “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’ “. Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

1.Oração inicial

2. Dinâmica (Antes de contar o Evangelho);

Você deve dividir as crianças em duplas e colar palavras relacionadas ao Evangelho nas costas de cada uma delas para que estes descubram mutuamente o que têm nas costas do outro. Cada um procurará ver primeiro o que tem nas costas seu companheiro, procurando evitar que o outro veja a sua. 
Sugestões de palavras para a brincadeira:    Jesus, tentação, pão, deserto, anjos, pedra, Deus.   

As palavras que vocês descobriram na brincadeira, fazem parte do Evangelho de hoje…
Certo dia Deus chamou Jesus  para um lugar deserto. Ali não havia ninguém, nem água e nem comida. Lá sozinho, Jesus teria que passar por um grande desafio ...


3. Brincadeira pedagógica (após a reflexão do Evangelho com as crianças)

Caminhada sobre os quarenta dias: Prepare quarenta folhas de sulfite (podem ser folhas rascunhos, pois, você usará apenas um lado da folha).  Em cada folha coloque o número (de 01 a 40). Cada folha representará um dia da quaresma. Faça um caminho com as folhas em ordem crescente e cole com fita crepe no chão. Calcule o espaço entre as folhas relativo a um passo da criança. No final da trilha coloque Páscoa. Coloque as crianças em fila e oportunize cada uma a passarem pelos dias da quaresma (pisar na folha sulfite). Peçam para que eles durante o trajeto pensem em tudo que conversamos a respeito do Evangelho.

4. Pintura sobre o Evangelho