sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM



Tema: “Hoje se cumpre a palavra”

1.AMBIENTAÇÃO: Olá crianças, sejam bem-vindas na Salinha Catedral!! Vamos iniciar o nosso encontro cantando o Sinal da Cruz. ( cantar outros cantos de animação).


2.PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO: Conversação
“Jesus foi enviado ao mundo para levar o evangelho da salvação a todas as pessoas. Ele veio anunciar um reino de justiça, fraternidade, amor e paz.”
E hoje Jesus nos ensina a entender sobre a grande promessa feita por Deus ao Seu povo e cumprida por Jesus … Ele diz que tem uma boa-nova para os pobres…
Mas será que Jesus tem alguma notícia boa para dar às pessoas que sofrem por causa da injustiça, da pobreza e da morte?
Jesus anunciou a libertação para todos os que sofrem por essa causa … da morte… da pobreza… da prisão…da injustiça ou de qualquer tipo de sofrimento e dor…
Ele veio para nos libertar de tudo que nos separa de Deus e dos irmãos. O egoísmo e o querer tudo só para si… coisas que trazem a  pobreza, a fome, a injustiça  e violência.
Agora é hora de pensarmos um pouquinho …. será que entendemos das promessas de Deus? Vamos entender primeiro o que é uma promessa…
– Quantas vezes a mamãe promete um castigo pra gente quando estamos teimando em mexer em seus enfeites… e quando enfim eles quebram, ela cumpre a promessa….
– Tem também quando a professora promete que a prova não vai ser fácil se a gente não estudar direitinho e a gente prefere brincar…. Quando chega a hora da prova ela cumpre a promessa…
– Quando estamos brincando em uma escada alta e o papai avisa : cuidado, essa escada não está segura… pode te machucar… e a gente continua … Não é que a “promessa” se cumpre?
Deus fez promessas assim desde sempre : prometeu que iria chegar para Seu povo o Salvador, Aquele que iria libertar o Seu povo do pecado e da morte… e quando Jesus chegou, Ele mesmo disse : “hoje se cumpriram as promessas”!
E sabem o que aconteceu? Muita gente não acreditou na promessa… não viu que ela se cumpriu…. e até hoje não entende nada disso….
Será que nós, hoje, acreditamos nas promessas de Jesus ? Entendemos que Ele prometeu isso para cada um de nós?
Acreditamos que Jesus, o Filho de Deus, está vivo no meio de nós… cumprindo a grande promessa de Deus?

3. EVANGELHO COMENTADO: Lc 1,1-4;4,14-21 27
Um dos amigos de Jesus, Lucas, escreveu os fatos que ocorreram com o nosso Senhor Jesus, quando esteve aqui na terra, para que todo o ensinamento deixado por Ele, com a força do Espírito Santo, chegue aos nossos corações!
Jesus ensinava nas igrejas e todos elogiavam. Um dia Ele voltou na cidade onde tinha sido criado – Nazaré, entrou no templo e fez a leitura:
 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou- -se. Todos os que estavam na igreja ficaram com os olhos fixos nele. Ele percebendo o espanto das pessoas, falou:
 “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.
PALAVRA DA SALVAÇÃO

4. HISTÓRINHA DA SEMANA:










5. ATIVIDADES:
- Salinha de Recreação
- Atividades de Pintura
PESQUISA: Luzia de Fátima G. da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná.

sábado, 19 de janeiro de 2019

2º DOMINGO DO TEMPO COMUM



2º DOMINGO DO TEMPO COMUM

20 de janeiro de 2019

“Em Caná Jesus manifestou sua glória.”

                               Fonte: https://blogtiale.blogspot.com/2011/07/ih-acabou-bebida-transformacao-agua-em.html


Evangelho: Jo 2,1-11 


Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.
Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!”
Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.


Dinâmica - Transformação da água em vinho


Materiais:

Duas vasilhas transparentes;
Pacote de suco em pó ou gelatina de uva;
Uma toalha de mesa;
Uma colher; 

Desenvolvimento:

Conte para crianças o milagre realizado por Jesus na Bodas de Caná e na parte da transformação da água em vinho apresente às crianças duas vasilhas transparentes, uma delas com água.
Na segunda vasilha, sem que as crianças tenham visto (coloquei um pano em volta, só no fundo da vasilha), coloque o pó (suco ou gelatina de uva).
Derrame a água devagar na vasilha e depois mexa com uma colher. A água ficará com a cor do vinho.

Aproveite a curiosidade das crianças para reforça que  em uma festa de casamento que Jesus revela sua identidade e a razão de sua vinda ao mundo. O Evangelho de hoje nos convida a perceber e acolher na fé os sinais da presença amorosa do Senhor, nos fatos do nosso dia a dia. Buscando nos espelhar em Maria, sempre atenta, serviçal, cheia de alegria e esperança".
(Fonte: Folheto Nova Aliança)

Explique para crianças que é apenas um truque, uma brincadeira para representar o primeiro milagre de Jesus, porque milagre só Jesus faz!