sábado, 28 de julho de 2018

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM 
29 de julho de 2018 

“Eucaristia: dom da inefável caridade de Deus.” 

Fonte: http://blogdocantinhodosanjos.blogspot.com




EVANGELHO - Jo 6,1-15

Depois disto, Jesus atravessou o lago da Galiléia, também chamado Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, porque tinham visto os milagres da cura dos doentes. Jesus subiu a um monte e sentou-se ali com os seus discípulos. A Páscoa, festa dos judeus estava perto. Jesus olhou em volta dele e viu aquela grande multidão que o seguia. Então disse a Filipe:
_ Aonde vamos comprar comida para toda esta gente?
Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isto para experimentar Filipe.
Filipe respondeu:
_ Para cada um receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata.
Então André, um dos seus discípulos, irmão de Simão Pedro, disse:
_ Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isto para tanta gente?
_ Digam a todos que sentem no chão _ disse Jesus.
Havia muita grama naquele lugar. Então todos se sentaram; estavam ali quase cinco mil homens. Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus, e os distribuiu a todos; e fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade. Quando ficaram satisfeitos, ele disse aos discípulos:
_ Recolham os pedaços que sobraram, para não se perder nada.
Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos do que sobrou dos cinco pães.
Os que viram este milagre de Jesus, disseram:
_ De fato este é o Profeta que devia vir ao mundo!
Quando Jesus soube que queriam levá-lo à força para fazê-lo rei, voltou outra vez sozinho para o monte. 




Levar bolachas e solicitar que as crianças dividam entre si. Observar a partilha entre eles e perguntar se alguém ficou sem um pedaço. Dialogar sobre a importância de saber partilhar e que Jesus se preocupa com os que passam fome e nos ensinou que devemos partilhar.
Perguntar se eles partilham lanche na escola, se dividem um doce ou algo que gosta muito de comer com os irmãos, pais, funcionárias, entre outros.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM


TEMA: Urgência da Missão
Apucarana, 22 de julho de 2018.






         1.  AMBIENTAÇÃO – Olá crianças lindas!!! Que maravilha poder estar com vocês na Salinha Catedral. Vamos iniciar nosso encontro cantando o Sinal da Cruz ( cantar outros cantos também, de preferência com o tema missão ou servir)

2- PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO - Crianças, hoje eu trouxe uns probleminhas pra vocês  me ajudarem a resolver. Sabe o que é, eu preciso ajudar umas ovelhinhas. 


 Essas aqui,  elas andam sem rumo, perdidas, cada uma pra um lado e o pior é que tem um grande lobo mau passeando bem perto delas , observando , querendo , sabe o que , né ?! ( mostrar o lobo mau)

Elas são pequenas e indefesas, mal conseguem enxergar o que existe no campo que a cercam. Como será q a gente poderia ajudá-las a encontrar um caminho, a seguir sempre juntos e ainda ajudar a espantar o lobo mau?
Isso, vamos arrumar pra elas um pastor. Um pastor que tome conta do rebanho, que ame suas ovelhinhas que as trate com carinho, que afugente o lobo mau pra sempre. É isso crianças, um pastor. 

CONCLUSÃO: E vocês não imaginam que são essas ovelhas? E esse pastor? Que é?
Pois é crianças é isso que Jesus hoje se entristece ao ver seu povo parecido como ovelhas sem pastor ,por isso ele se tornou o nosso pastor, e nós somos suas ovelhas, e ele nos quer bem, nos ama, nos orienta. E é assim, com esse pastor amoroso, que não abandona suas

ovelhas é que vamos todos ficar em pé e cantar pra saudá-lo. Essa é a mensagem de Deus para nós! O mundo precisa de missionários para levar a Palavra de Deus a todos!







3- EVANGELHO DE MARCOS CAP. 6,30-34 – COMENTADO PARA CRIANÇAS
Teve um dia, que os amigos de Jesus, chamado de apóstolos, voltaram de uma missão e foram contar como foi maravilhoso lavar das coisas de Deus para as pessoas. Jesus ficou muito feliz, porque eles tinham entendido tudo que foi-lhes ensinado. Então falou pra eles descansar um pouquinho, num lugar retirado, porque ser missionário é cansativo!!! Mas vocês acreditam que eles não conseguiam nem descansar??!!! Pois tinha tanta gente, tanta chegando e saindo que os missionários ( apóstolos) não tinham tempo nem para comer!!! Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. Muitas pessoas vendo eles partindo, correram atrás deles, e não é que conseguiram chegar no local antes deles ainda!!??  Jesus e seus amigos saíram do barco, onde estavam e a multidão já estava esperando-os, daí Jesus ficou muito comovido de ver tantas pessoas com vontade de ouvir a palavra de deus e disse:
Que pena deles, parecem ovelhas sem pastor e começou a ensinar-lhes muitas coisas lindas sobre Deus! PALAVRA DA SALVAÇÃO



4. HISTÓRIA DA SEMANA – MISSÃO NA ÁFRICA

FIGURA 1


O dia estava ensolarado na África, continente belo e distante de nós, que se encontra do outro lado do Oceano Atlântico. Lugar de esplendida natureza, formada por selvas e muitos bosques.
Um garoto chamado Carlos, estava voltando para a tribo onde morava por um estrito caminho do bosque. Enquanto caminhava, pensava em tudo que aprendera com a Missionária na pequena “Missão” onde recebera Jesus como seu Salvador.
Recordava que enquanto estavam sentados debaixo de uma árvore, a Missionária leu um trecho da Bíblia que dizia: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Carlos ficou muito sério e sem palavras quando ouviu esta porção da Palavra de Deus.
_ O que esta acontecendo com você, Carlos? Perguntou à missionária.
_ Mas … como posso amar a Marcos? Ele sempre debocha de mim, me bate, faz brincadeiras cruéis comigo. Quando o vejo, meu dia acaba, se não fosse crente pegaria uma foto dele e encheria de agulhas para acabar com ele. Não! Eu não posso amar a Marcos.
_ Filho… -disse a missionária, com uma doce voz- Agora você tem Jesus no coração, deve orar por Marcos, falar do amor de Jesus para ele e começar a amá-lo.
_ Eu vou tentar Missionária. Respondeu Carlos, engolindo em seco.
Enquanto caminhava no estreito caminho do bosque, Carlos pensava em tudo isso, quando de repente ouviu um estranho assobio que interrompeu seus pensamentos. O assobio vinha de uma árvore. Assustado, Carlos pensou: Que pássaro será esse?




FIGURA 2 

Carlos foi seguindo o assobio, foi chegando cuidadosamente perto de uma árvore… quando de repente CRASH! Alguma coisa se quebrou debaixo dos seus pés e BRUMMMM!!
Carlos caiu numa cilada, era um buraco que chegava até o pescoço, cheio de lama e lixo podre. Estava coberto com galhas e folhas, era uma cilada bem planejada.
Hahahahahahah!! – se ouviam as fortes gargalhadas de Marcos, enquanto descia da árvore.
_ Você e um verdadeiro tolo, um burro! Eu não vou à escola dos estrangeiros, mas sou mais esperto que você! Seu tolo! Hahahaha!
Sujo, todo machucado, dolorido e muito furioso Carlos saiu do buraco.
_ Ah, Senhor Jesus! Como posso amar aquele sem vergonha? Ajuda-me, por favor!
Carlos orava silenciosamente, até que com paciência disse para Marcos:
_ Marcos, amanhã quero que você venha comigo para a Escola Cristã da Missão. Quero que você conheça um livro muito especial que fala de…
Dizendo isto, Marcos deu meia volta e saiu muito bravo porque Carlos não brigou nem fez nenhum escândalo. Ele queria se divertir vendo Carlos brigar, mas não conseguiu e foi embora chateado.

FIGURA 3


Carlos tinha uma cabra que era o seu orgulho, se nome era Pana. Pana dava um leitinho e queijos deliciosos para toda a família. Além disso, Pana era amiga de Carlos, ele brincava muito com ela.
Um dia Pana desapareceu… Toda família começou procurá-la, mas não encontraram nem rastos dela. Carlos estava desconsolado, saiu pelo bosque para dar a última volta em procura de Pana.
Carlos gritava:
_ Pana! Cadê você amiga, Pana!
Mas nada. Porém quando retornava para casa ouviu um balido:
_ Baaa… baaaa!
Ouvindo esse balido, Carlos começou a perseguir esse som, e para sua surpresa chegou à casa de Marcos e a cena que viu lá não foi nada agradável.
Para seu espanto, Marcos estava erguendo uma faca para matar Pana, sua querida e companheira cabra.
_ O que você esta fazendo? Vociferou Carlos, enquanto pulava encima de Marcos com muita coragem para tirar dele a faca.
Marcos ficou parado sem saber o que fazer, diante dessa situação tão constrangedora.
Carlos conseguiu resgatar Pana sua querida companheira. Colocou-a em seus braços e saiu correndo em direção da sua casa orando em voz alta:
_ Oh, meu Senhor Jesus, eu não posso amar Marcos, me ajuda, por favor, Senhor! Toma conta desta situação para mim porque eu não consigo!


FIGURA 4

Nesse preciso momento Carlos escutou um pranto as suas costas. Carlos virou e olhou espantado, era Marcos que vinha após ele chorando desconsolado!
_O que aconteceu com você agora! Perguntou Carlos.
_ E que estou com muita fome! Meus pais me abandonaram há muito tempo e não tenho o que comer… por isso decidi matar Pana, eu queria comê-la, me perdoa…
O coração cristão de Carlos ficou comovido:
_ Venha comigo Marcos! Na minha casa tem uma jantinha, vamos comer juntos!
_ E será que posso dormir com vocês? Tenho medo da noite porque fico sozinho! Disse Marcos.
_ Com certeza, venha Marcos. Disse Carlos.

FIGURA 5

E nessa noite, dentro de um lar cristão, tão diferente da sua casa, Marcos escutou por primeira vez a historia de um Deus que o amava. Ele não podia acreditar!
_ Ele me ama?
_ Sou um menino muito mau e estou cheio de maus espíritos, é impossível!
A família de Carlos falou do amor incondicional de Jesus e Marcos recebeu Jesus no seu coração. Marcos pode sentir o amor de Jesus sendo derramado na sua vida. Então disse:
_Carlos, algo muito bom está acontecendo comigo quero-te dizer que estou muito arrependido por tudo o que fiz com você.
Com lágrimas nos olhos disse:
_ Você me perdoa?
_ Sim, eu te perdôo em nome de Jesus!
Eles se deram um grande abraço, o milagre do grande amor de Deus tinha alcançado a Marcos.
Depois disso, Marcos deitou e logo dormiu tranqüilo e contente.
Carlos estava com o coração radiante de alegria e agradecido pelo milagre da restauração de Marcos, pelo amor que Deus havia derramado em seu coração por ele e pela vida dos Missionários, então se ajoelhou na beira de sua cama e orou:
_ Obrigado Jesus pelos missionários que nos ensinam o Verdadeiro Caminho, obrigado por me ajudar a amar a Marcos e por mudar o seu coração! Obrigado… eu te amo Jesus! Zzzzzzzzzzzzz.
Assim Carlos dormiu com um coração grato e um grande sorriso no seu rosto. E a partir desse dia Carlos ganhou um irmão e um grande amigo, Marcos!

5.ATIVIDADES
a) Salinha de Recreação
b) Encontrar o Caminho para ser feliz ( abaixo)
c) Brincadeiras

PESQUISA - Luzia de Fátima Gonçalves da Silva - Escola Nossa Senhora da Alegria
FONTES - catequisar.com/  http://sementinhakids




sábado, 7 de julho de 2018

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

08 de julho de 2018



“O Profeta: aquele que anuncia com temor e coragem.”






EVANGELHO - Mc 6,1-6


Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.

Atividade

Fazer com as crianças bilhetinhos (papéis coloridos), para que possam levar para casa e evangelizar seus familiares e amigos.

Essa atividade as crianças entenderem como é difícil evangelizar, tem pessoas que vão gostar, outras vão rir e aquelas que não darão nem importância, mas, o que importa é levar a palavra de Jesus até elas.