sábado, 28 de abril de 2018

5º DOMINGO DA PÁSCOA

Resultado de imagem para Jo 15,1-8


29 de abril de 2018


“Unidos a Cristo e aos irmãos.”



EVANGELHO - Jo 15,1-8


Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queima dos.  Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.  Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.”


Conversar com as crianças a respeito do evangelho, utilizando dois ramos de árvore: um com folhas murchas e outro com folhas secas ou sem folhas.

                                                 Disponível em: https://youtu.be/c4IbEuZTavg

sexta-feira, 20 de abril de 2018

4º Domingo da Páscoa


Apucarana, 22 de abril de 2018.
 Tema: “Jesus é o Bom Pastor”
1.AMBIENTAÇÃO – Sejam bem vindas crianças, na Salinha Catedral. Iniciemos com o sinal da cruz ( cantar outras canções infantis de evangelização).
2.PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO-
Hoje, através da musica que eu vou cantar agora, vocês vão adivinhar qual será o tema da nossa reflexão de hoje, está certo? E quem souber cantar pode me acompanhar.
Eu sou a ovelhinha
Jesus é meu pastor
Jesus me põe nos ombros
Com muito amor
Me chama pelo nome
E eu conheço sua voz
Ele ama seu rebanho
E cada um de nós
Cada um
Cada uma
E agora crianças , de quem se falou nessa musica ?
Quem é o pastor ? O que faz o pastor ?
Quem são as ovelhas ? E como Jesus as carrega ?
Vocês são as ovelhas de Jesus , e quando ele as chamam vocês o atendem também? Vocês se deixam ser carregados nos ombros de jesus ?


3-EVANGELHO ILUSTRADO – O Bom Pastor
Naquele tempo, Jesus disse:  “Eu sou o bom pastor”.  O bom pastor dá a vida or suas ovelhas.




O ladrão, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge de medo, o lobo ataca as ovelhas e espanta-as.  O ladrão não se importa com as ovelhas.




Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como  Deus Pai me conhece e eu conheço o Deus Pai.





Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste rebanho: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.



 É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. Protejo minhas ovelhas de todos os perigos.




Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entrega-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai”. Que nenhuma das vinhas ovelhas se percam.





Conclusão: “Que alegria saber que Jesus é o bom pastor que cuida de nós, nos ama e nos quer bem”
Ao contrário daqueles que se dizem pastores, mas que não tem compromisso com o seu rebanho, Jesus é um Pastor solícito, Ele que conhece cada ovelha pelo nome, sabe de suas necessidades! 
Como Pastor verdadeiro, Jesus não ilude as suas ovelhas com promessas de vida fácil, mas Ele garante a segurança delas e, se preciso for, as carrega no colo, cura as suas feridas!
O primeiro passo de quem deseja fazer parte do rebanho do Senhor, é a conversão do coração, a conversão nos abre à luz de Cristo, nos insere no coração do Pai! 
Quem coloca em prática os ensinamentos de Jesus, não tem dificuldades em reconhecer a voz do Bom Pastor em meio as vozes dos falsos pastores! 
Como ovelhas pertencentes ao rebanho do Senhor, devemos testemunhar a nossa adesão à Jesus sem nos intimidar diante os falsos pastores, aqueles que tentam sobrepor a voz do Pastor verdadeiro!
De pé com alegria vamos cantar pra receber a jesus ,nosso bom pastor .
Oração – Senhor Jesus, meu bom pastor…
Como ovelhinha que sou
Sinto-me agradecida ao Senhor
Por saber que sou protegido (a) e amado (a)
Obrigado por todo o seu amor
Prometo sempre seguir seus ensinamentos
E não me esquecer que jamais estarei sozinho
Cuide Senhor, que todos os meus irmãos.
Mais afastados do rebanho e longe de ti
Tenham a alegria de retornar ao caminho
de conhecer seu amor e seu carinho
Amém
4- ATIVIDADES
   a)   Salinha de recreação
   b) Montagem da ovelhinha 

 Pesquisa: Luzia de Fátima Gonçalves da Silva - Escola Nossa Senhora da Alegria - Apucarana
Fonte - www.catequisar.com

sábado, 7 de abril de 2018

2º DOMINGO DA PÁSCOA Domingo da Divina Misericórdia


2º DOMINGO DA PÁSCOA
Domingo da Divina Misericórdia
8 de abril de 2018

“Reunidos pela fé.”




EVANGELHO - Jo 20,19-31

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhe serão retidos”. Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. 

Conversar com as crianças sobre o evangelho.

Nesse evangelho podemos trabalhar das seguintes formas:
  • ·       Fazer perguntas a respeito do vídeo do Padre Carlos, o que ele fala sobre o evangelho;



Fonte: Padre Carlos da Canção Nova
https://youtu.be/bPQzsFHGGJU


  •  Abordar o vídeo da TV criança católica, que fala do apóstolo Tomé que duvidou da ressurreição de Jesus.



MEU SENHOR E MEU DEUS - São Tomé para crianças



Fonte: https://youtu.be/SAgadb0oyR
TV Criança Católica




  •  Falar do Espírito Santo – “E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo”. Refletir com as crianças sobre o que Jesus faz. Jesus soprou o Espírito Santo sobre os apóstolos e os enviou ao mundo para que? Essa ordem de Jesus foi apenas para aqueles que lá estavam? O Espírito Santo foi dado somente a eles? Mostrar que todos recebem o Espírito Santo pelo Batismo.


Fonte: https://youtu.be/FqJN59gxY5o
                                                                                           TV Criança Católica
   
·  Demonstrar como o Espírito Santo age na nossa vida por meio da experiência – água, orégano e detergente. Assista a demonstração abaixo:
         https://youtu.be/ebkhKxtrFw8