sábado, 20 de janeiro de 2018

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM







“Segui-me e Eu farei de vós pescadores de homens.”










Deus , o grande pescador







Aconteceu que um dia o capital do grande navio titanox , saiu pelo mar afora . O capitão era um homem de grande fé , em tudo proclamava as palavras ..
– eu sou um homem de fé …
Enquanto navegava pelos mares do sul , bem a sua frente apareceu um pedra enorme .. ai o capitão gritou :
– Valhei–me Deus, meu salvador .. salva meu navio do naufrágio .
Mas num teve jeito , o navio bateu na pedra e foi a pique.
O capitão gritou a Deus para salvar sua vida … no meio daquela aguaceira , bebendo litros de água sem parar, o capitão pediu a Deus um gesto de salvação . Logo veio boiando em sua direção um pedaço do mastro do navio , O capitão então xingou …
_ Mas o que é isso , esse pau quase me acerta , quer me ver morto também ???
Mas ele se apegou ao pau e ficou boiando sobre as águas geladas do mar do atlético … não , quero dizer do atlântico …
Nisso o homem gritou a Deus –
– Deus, Deus , sou um homem de fé , manda seu sinal pra me salvar , pode ser o titanic , ou quem sabe um caça da força aérea , eu sou simples .. sou humilde , mas sei que o senhor não é , vai me mandar um barco de salvação da Marinha Brasileira
Nesse mesmo momento , passou um barquinho com um pescador muito simples dentro e chamou o capitão ..
– Capitã.. sô tá querendo uma carona no meu barco , eu te salvo , porque eu sou um pescador de homens , eu quero salvar o senhor , tenho a missão de salvar .
– Que isso , um capitão de fé , um homem de farda nunca anda num barquinho qualquer … Deus está mandando socorro em seus sinais de amor por mim , logo o titanic vem me buscar … eu confio no gesto de salvação do senhor .
– Mas , Capitão , vem comigo , eu to passando na sua vida pra te salvar
– Que nada , não confio nos homens , pescador de homens , bah !
O pescador então se afastou do capitão e o deixou boiando à deriva .. A noite veio caindo , o medo veio aumentando . Então o homem pediu ..
_ Deus , Deus , sou um homem de fé , tem dó de mim , me manda um socorro , um gesto seu , uma forma de me salvar , porque senão eu vou morrer … vou morrer , vou morrer uai
Naquele mesmo momento ele escutou uma canção ..
.Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar, meu bem querer
Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer
– Ooooo- dá pra parar com essa barulheira toda ? Você está chamando a turma dos “tubarão” com essa feiúra … Eu aqui morrendo afogado e você cantando .
– Eu vim pra te salvar , coroa .. tô vendo você ai afogando mesmo , eu ia pescar , mais um voz falou pra eu vim até aqui e oia só que peixão de gente eu vim resgatar – eu vim a mil por hora pra te resgatar
– Bebeu né , tá na cara !!! Tô vendo , vê lá se você é gente suficiente pra me salvar , nessa jangadinha , vê se pode . Eu sou um homem de fé e Deus vai me mandar um sinal , um gesto de amor pra me salvar , logo, logo vem ai um grande navio , ou um helicóptero da marinha , sou homem de andar em jangada não …
– Bom, seu capitão , eu vim porque eu escutei uma voz interior pra te salvar , mas o senhor não quer , eu vou pescar ( minha jangada vai sair pro mar ……….)
E lá de foi o jangadeiro embora …
– Senhor… Senhor tô quase morto de frio , vou morrer congelado e o Senhor não manda nada pra me salvar , dessa forma eu vou morrer afogado … hipotérmico , sozinho e abandonado …
Do alto veio um assobio ..
– Quem está assobiando sobre minha cabeça ???
– Ei capitão ,aqui olha , no alto psiuuuuuuuu … vejo que o senhor está precisando de ajuda eu vou ter mandar uma corda .. antes que anoiteça e o senhor se perca no mar …
_ Gente do céu , olha que eu rezo todo dia , sou um homem de fé , mas quanto eu mais eu rezo , mais assombração aparece .. de onde surgiu esse pássaro metido a besta .
– Ou sou pássaro não só , antes fosse , cara ,pô , legal isso , mas olha lá , meu senhor , eu vim de parapente e tô querendo lhe ajudar , nem devia , porque estou arriscando minha vida colocando dois nessa máquina de voar , mas algo me puxou para essas bandas a fim de te salvar , você vem ou não ???
– Mas num vou de jeito nenhum , de forma nenhuma , que eu num subo nisso nem morto .. mas nem morto , porque sou um homem de fé e Deus vai mandar um gesto de amor para comigo , eu reconheço os gestos de Deus , vai se embora com essa maquineta de voar … que eu estou esperando o milagre de Deus …logo, logo vem o helicóptero
Com um vento mais forte o homem voou para a terra firme deixando o capitão agarrado a um pedaço de pau…
E a noite veio gelada … o homem agarrado ao mastro do seu navio , rezou baixinho …
– Puxa Senhor.. estou tão decepcionado, mas é demais contigo , achei que viria me salvar , mas pedi e pedi e nada ,agora estou aqui à deriva para morrer …
Naquele momento , a lua se escondeu sobre AS Nuvens NEGRAS DA NOITE E NUM Sopro MAIS FORTE , O HOMEM SE DESPRENDEU DO MASTRO QUE ELE SEGURAVA E SE DEIXOU AFUNDAR NAS ÁGUAS GELADAS DO OCEANO…
Foi como uma mão que veio e carregou o homem para um lugar lindo .. ao perceber que havia chegado no paraíso , olhando para Deus , ele perguntou ao Senhor
– Senhor ,senhor , eu sou um homem de fé ,sempre acreditei no Senhor , sempre fui à missa ,sempre li o evangelho ,sempre fui leal e fiel , e o Senhor não mostrou um gesto de compaixão para me salvar … me deixou morrer no mar .
Deus olhou carinhosamente para o homem e disse :
– Meu filho , eu jamais te abandonei , eu estava manifestando meu amor a cada um daqueles que te procurava no amor para te salvar .. eu estava no mastro que te segurou o tempo todo, eu estava no pescador num gesto de amor , eu estava no jangadeiro num gesto de carinho , eu estava no homem voador num gesto de misericórdia … eu e sempre estive contigo num gesto de salvação … mas vc esteve cego demais para me enxergar nos outros ., Felizes são todos aqueles que acreditam em mim , através daqueles que falam em meu nome e tem fé no que eu sou !!!
Dessa forma o capitão entendeu, que Deus jamais o deixou só , estava sempre num gesto de amor , que foi oferecido por um irmão . e assim somos nós também , Deus está no gestos diários que muitos manifestem a nós, nos chama a segui-lo , nos manda sinais , nos chama a conversão e nos faz também, ser pescadores de homens , ajudando na construção de um mundo mais justo . Amém





sábado, 13 de janeiro de 2018

2º Domingo do Tempo Comum




“Desde sempre Jesus é o Filho de Deus”.







Tudo começou em uma grande floresta. A floresta estava meio desordenada. Os animais brigavam muito e todos queriam seu espaço. Então, João o leão chamou o macaco para segui-lo que ele faria grandes coisas pela floresta. Os dois partiram e onde passavam o macaco gritava. Ele fará grandes coisas. E assim começaram a percorrer a floresta até que todos os animais estavam atrás deles. Certo dia dona girafa que estava lá atrás perguntou: afinal quem estamos seguindo? E seu grilo que estava de carona em cima dela replicou: é mesmo e por que estamos fazendo isso? Percebendo a confusão o macaco saiu pulando até lá atrás e falou: o que está acontecendo?
Quero saber quem estamos seguindo. Estou andando a dias atrás dessa multidão de bichos. Estamos seguindo o leão, nosso rei e salvador dessa floresta. Ele faz muitas coisas por nós, age com sabedoria e ensina o amor e a unidade. Ah! agora eu sei o que faço aqui. Assim o leão pois ordem em toda a floresta e tornou-se rei dos animais.
Aposto que vocês já sabiam que o leão era o rei dos animais né? E quem contou pra vocês? Alguns ouviram em histórias em casa ou na escola, pois é vocês também já ouviram falar de Jesus né? O que vocês sabem dele? (deixe elas responderem) Ele nasceu numa manjedoura, cresceu e no evangelho de hoje vemos que João o apresenta como Cordeiro de Deus, nosso Salvador. Jesus quer que o reconheçamos como Senhor e Salvador e que o sigamos não como os animais sem saber por que, mas como discípulos, filhos e amigos amados dele. Fazendo sempre o que ele fez, amando, respeitando e acolhendo o outro.



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Este é um lindo Evangelho para ser trabalhado com as crianças!! Como o mundo precisa de  verdadeiros missionários do Senhor!!

Após a explicação do Evangelho, sentar com as crianças para uma reflexão, respondendo essas perguntas:
- O que é ser missionário?
- João Batista foi missionário neste Evangelho?
- Como podemos ser missionários de Jesus??

A proposta é montar um kit missionário com tudo que as crianças forem falando!!

Oração


Querido Jesus,
Que alegria poder partilhar a minha vida com você!
Quero assumir a minha missão de te mostrar a todas as pessoas e o seu caminho de amor!
Que o Espirito Santo me ajude a ser fiel a esta linda missão!
Amém

DINÂMICAS:

Dinâmica 1:

Alerta!!!

material necessário: uma bola
grupo de pelo menos 6 participantes
Para essa dinâmica você pode tanto usar o proprio nome dos participantes , como pode  pedir para que eles escolham nome de discipulos, profetas, juízes....
Regras do jogo:
Um dos integrantes vai jogar a bola para cima, chamando pelo nome de um dos integrantes...todos devem correr até que o chamado pegue a bola e grite: ALERTA!!!
Neste momento todos devem parar e o chamado tera que acertar outro integrante com a bola, para isso poderá usar de 3 passos grandes, caso ele não acerte ninguém, todos poderão correr novamente, até que ele pegue de novo a bola e grite ALERTA!!!
Quando ele conseguir acertar alguém, todos se reunem novamente e a pessoa que foi acertada irá jogar a bola e chamar outra pessoa.
REFLEXÃO PARA ESSA DINÂMICA:
Pode-se  refletir sobre o nosso chamado,assim como os discipulos foram chamados, Deus chama a cada um de nós, precisamos estar atentos....

Dinâmica 2:

COM DEUS...
 Materiais necessários: folha sulfite e lapis suficiente para todos
Procedimentos: peça para que as crianças/jovens fechem os olhos e tentem desenhar uma casa com jardim... ( dê um tempo para faze-lo)                                                                                                         Peça para que olhem como ficou, no geral fica tudo mio fora do lugar, a janela meio que voando,... a casa fica bem estranha. 
Após peça para que virem a folha e desenhem agora com os olhos abertos...
Quando todos terminarem peça para que comparem...qual desenho ficou mais bonito? O com os olhos fechados? Ou o com os olhos abertos?
Obviamente o com os olhos abertos ficará melhor, então peça para que escrevam no desenho que fizeram com os olhos fechados a frase: SEM DEUS... e no que fizeram com os olhos abertos: COM DEUS!!!
REFLEXÃO PARA ESSA ATIVIDADE: a nossa vida é assim quando colocamos Deus nela, tudo fica ajeitado, fica no seu lugar, tudo fica mais bonito, mas quando tiramos Deus dela, não deixamos que Ele faça parte da nossa vida, tudo fica estranho, fora do lugar!!!


sábado, 6 de janeiro de 2018

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR



É, crianças, como vimos os três reis magos não vieram deixar presentes somente para o Menino –Deus, não. Eles deixaram presentes para toda a humanidade… Presentes de humildade, reconhecimento pela presença do Cristo, generosidade, simplicidade, compromisso… E o mais importante, eles caminharam em direção ao Deus menino. Que neste ano novo, que está surgindo de mansinho possamos também possamos caminhar em direção ao Menino-Deus, de mãos dadas, unidos numa corrente fraterna, onde o amor será o nosso maior guia e a paz o nosso triunfo
E por falar em paz, vamos então pedir ao pai que em 2018, ele nos traga a paz tão desejada e vamos pedir orando a Ele, enquanto ouvimos uma canção que nos trará motivos para vivê-la em 2018.

Historinha para o teatro da semana:

Os quatro reis magos

Técnica: Dramatização com auxilio de transparências apresentadas no retroprojetor
Esta é a história dos quatro reis magos! Quatro, sim!
Porque a versão do último rei mago é aquela que vocês crianças não conhecem, mas que deverão segui-la como exemplo.
Era uma vez 4 reis magos, muito ricos e poderosos, que moravam lá não sei onde e que durante anos estudavam sobre a vinda de um Salvador. Até que um dia, uma linda estrela apareceu no céu… E como brilhava! Bailava na frente dos olhos dos reis. Ela era diferente, então eles logo concluíram:
Todos – Oh! É um sinal de Deus, vai nascer o Salvador! Vamos seguí-la E logo começaram a longa viagem. Gaspar quis levar um presente para o Salvador, então pegou dos seus mais preciosos óleos chamado Mirra. Colocou num frasco com muito carinho e foi buscar seu camelo. Belchior gostou da ideia de oferecer presentes para o Menino, e foi até a torre do castelo e trouxe ouro de seus ricos cofres. Já Baltazar, quis oferecer ao Menino, incenso do mais rico perfume, por certo Ele gostaria, pensava Baltazar. O 4° Rei chamado Somosnós foi até às suas reservas de dinheiro e pegou toda sua fortuna em grandes sacos e montou no seu belíssimo camelo.
Os quatro seguiram a estrela, não sabiam bem que direção ela estava tomando. Alegres e cantantes lá iam eles estrada afora.
De repente, uma grande tempestade caiu sobre eles. Fortes ventos formavam grandes nuvens de areia que cobriam tudo. Amedrontados eles tentavam buscar um refúgio, procuravam um lugar para se abrigarem do vento, dos raios e dos trovões.

Logo passada a tempestade, eles começaram a procurar os companheiros. Veio chegando Belchior… Gaspar… e logo depois Baltazar.
Mas, onde estaria Somosnós? Ninguém sabia. Procuravam daqui, gritavam de lá, olhavam ao longe e nada… Nada… Nada de Somosnós.
A estrela então brilhou mais forte e os três reis magos não podiam mais ficar ali parados procurando por Somosnós… Era preciso seguir a estrela. E agora olhando o mapa eles já sabiam que ela se direcionava para Belém. E era para lá, montados em seus belos camelos, que os três reis magos iriam encontrar o Menino e a Ele glorificar e dar graças a Deus pelo presente dado ao mundo. E lá se foram eles seguindo a estrela… Rumo a Belém.
– Ei, mas aquele ali crianças, não é o Rei Somosnós? Ih! Gente! O que será dele? Ele se perdeu, os outros reis já foram… E ele está perdido para sempre no deserto e com todo aquele dinheirão! Será que ele não vai encontrar o caminho para Belém?
Mesmo sozinho, Somosnós não desistiu, colocou-se a caminho… No caminho para o Menino Jesus…
Passando por uma aldeia encontrou grande fome e crianças morrendo, muita miséria. Somosnós então deixou um saco de dinheiro para que eles pudessem comprar alimentos e matassem sua fome e continuou andando… O tempo passando… Mas Somosnós tinha muita esperança de encontrar o Menino.
Passou por um asilo, viu que de muitas coisas necessitavam as boas freiras para ajudar os seus velhinhos, teve compaixão. Achou que podia ajudar, deixou mais um saco do seu dinheiro… Somosnós tinha um grande coração. Os anos foram passando. Ele ia caminhando à procura do Menino Salvador.
Somosnós passou por um grupo de desempregados, viu e sentiu a realidade deles e como só tinha seu dinheiro que para eles era muito, deixou mais um saco.
Mais à frente encontrou doentes… Crianças abandonadas… Jovens drogados… Violência… E como o que ele possuía era o resto do dinheiro que levava para o Menino, diante daquela situação, ele deu o seu último presente, para ajudar aquelas pessoas.
Então ele se viu pobre, mendigo, mas não estava triste. Viu que tudo o que ele podia fazer em benefício de seus irmãos sofridos, ele havia feito. Mas, apesar de ter passado trinta e três anos perdido, procurando pelo Deus-menino, ele ainda tinha a esperança de encontrá-lo. E o encontrou, quando subindo por um Monte chamado Calvário, reconhecendo-o por causa da estrela que brilhou mais forte.
–   Menino-Deus, tanto tenho te procurado e só agora te encontrei, não tenho mais riquezas, o que eu poderei dar-te?
E Jesus respondeu-lhe:
– Você já me deu Somosnós… Você já me deu a maior riqueza desse mundo.
Somosnós - Mas Senhor, como lhe dei tal riqueza, se nunca o vi antes?
Jesus – Lembra-te dos pobres, dos velhos, das crianças, dos necessitados? Em todos eles, era Eu. A cada um que acolhia e ajudava era a mim que acolhia e ajudava. Vá em paz, Somosnós, que a meu exemplo você possa ser sempre luz para esse mundo.
Muitas vezes, como vocês viram crianças, nós somos o 4° rei mago. É Somosnós! Mesmo não tendo um grande saco de dinheiro para doar para o nosso irmão, nós temos conosco riquezas sem medida como o amor e a solidariedade.
Que neste novo ano, nós possamos ser esse 4° rei mago e que busquemos a Jesus de Nazaré nos nossos irmãos mais carentes e que para eles possamos ser como luz como Jesus é para nós!
Confeccione Corações de Origami ou qualquer outro tipo de coração, se quiser fazer uma caixinha e oferecer como presente ao menino Jesus... UM CORAÇÃO PARA CADA CRIANÇA 
  1. Compre um papel de cartolina na cor vermelha e corte no formato de um quadrado, deixe na posição indicada na foto, como um diamante.
  2. Dobre o papel na metade horizontalmente.
  3. Novamente do dobre o papel, mas desta vez verticalmente.
  4. Agora dobre a ponta superior conforme é mostrado na imagem.
  5. Faça o mesmo com a outra ponta, mas dessa vez tampando a ponta superior que agora está no centro do quadrado.
  6. Deve dobrar a lateral direita da seguinte maneira, procurando fazer as dobraduras mais delicadas possível.
  7. Volte a fazer o mesmo trabalho no outro lado do futuro origami.
  8. Na parte detrás você vai poder conferir na seguinte maneira.
  9. Para continuar, dobre as pontas superiores e laterais para dentro.
  10. Pronto, agora basta voltar o papel para a posição original e você terá feito um coração de origami!

Tutorial de como fazer um coração de papel com origami

Em cada coração escrever;

Jesus meu coração te louva e te ama
Tu és minha Luz e Salvação.

Dinâmica

Pegar uma imagem de Jesus, de preferência na Manjedoura, mas se não tiver pode ser de qualquer outra imagem de Jesus.

Entregue primeiro o coração  para cada criança e depois a caixa
Peça para cada um segurar seu coração de origami e juntos conduza uma linda oração, incentivando as crianças o momento que estamos vivendo a Epifania do Senhor

Após a oração explicar para as crianças que a frase na tampa da caixa (Ler em voz alta) é um compromisso que eles estão selando com Jesus e entregando seu coração a ele.

Depois peça para colocarem o coração na caixa e levarem até Jesus, como gesto de presenteá-lo.

E pedir para repetirem a frase: Jesus este é o meu melhor presente, meu coração!
  

Oração
  
Jesus te recebo em meu coração e assim como os três Reis Magos eu irei te adorar e apresentar a todos ao meu redor, pois sei que assim estarei levando a todos a sua Luz e Salvação.
Amém.