sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

1º Domingo do Advento

Acolhida - Acolher as crianças desejando a paz
Animação - Musicas a escolha do grupo.
Oração - Pai nosso com gesto e Ave Maria.
Advento é tempo de preparação para a chegada do Menino – Deus, tempo de limpar o coração da maldade, pedir perdão pelos pecados, reconciliar com os irmãos, nos preparamos de todas as formas para que Jesus encontre, um ambiente gostoso ,em nós… para que ele nasça na paz .
Evangelho Mc 13,33-37
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo.O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”
Advento. nos convida a nos prepararmos para a vinda de Jesus, nosso salvador, pela escuta  da palavra de Deus ,oração e pela vigilância. Queremos aguardar esse acontecimento tão importante da história da salvação tornando-nos mais disponíveis para acolher o Senhor, que virá morar entre nós.
É tempo de natal. Hoje, estamos celebrando o 1º domingo do advento.
Devemos estar preparados e sempre vigilantes.

Temos que estar vigilantes. Veja só aqui os meus apetrechos? Aqui eu tenho um saco pra colocar as coisas boas para  dividir com os meus irmãos. Aqui eu tenho um chapéu pra guardar as coisas boas que Deus nos ensina e distribui-las por onde eu for. Aqui eu tenho boas botas pra correr atrás dos irmãos , caso ele esteja caminhando por onde não se deve . Tenho luvas brancas para que a minha mão estenda somente paz aos outros.. Tenho cinto forte  para agarrar o  que necessitam de ajuda pra carregar sua cruz E ainda sou todo vermelho trazendo alegria .
Papai Noel ,o senhor é um homem vigilante. Sempre preocupado em ajudar os outros e cuidando bem do seu coração
Mas é isso que Deus quer de nós… que estejamos sempre vigilantes , sempre prontos pra ele , porque Ele não nos diz a hora em que deverá  chegar e quando chegar  espera que estejamos preparados para recebê-lo  . 
 –Então, crianças, neste tempo de natal… é tempo também , como nos disse o papai Noel de preparar também nosso coração pra chegada do Deus menino .

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO


Hoje crianças é um dia todo especial, dia do 
SENHOR JESUS CRISTO
REI DO UNIVERSO

Muito bem, mas estamos falando do tipo de rei tradicional, porque nós católicos temos outro rei que não quis trono, nasceu simples numa manjedoura, mas que é mais poderoso que todos os reis do mundo. Hoje é dia de prestar homenagens a esse rei.
Quem sabe quem é ele ?
Nosso Rei ,Senhor das nossas vidas , aquele a quem seguimos é JESUS!



Este é o nosso rei. Um rei simples, rico em amor, riquíssimo em poder, humilde, terno... que nos vê com lentes diferentes , sem condenar , que ampara , cuida , ama e nos quer bem .
Um rei que não teve onde reclinar sua cabeça, longe dos castelos e perto do povo que ele tanto ama. Esse é o rei que hoje celebramos que tem como missão nos chamar a sermos semelhantes a ele.

Se aqui estamos é porque queremos ser seus súditos , aqueles que o seguem , que fazem de seu reinado um sucesso , porque o ama e fazem do seu reino um lugar de paz e amor .                
                                                    

O rei justo

Técnica: Apresentação de objetos sobre a mesa focalizando as partes principais da história, como uma porta, os personagens sendo fantoches manipulados na mão.

Personagens: 
Rei Justo – Amigos oportunos – pobres – jardineiro – cozinheira do castelo
Era uma vez, um castelo…um rei…uma história!
Seu nome Rei Justo. Esse rei famoso era muito rico e era rodeado de amigos…
Um dia ele resolveu:
_Já sei! Vou dividir todo o meu reino com aqueles a quem eu amo, os que me servem, os meus amigos verdadeiros.
O rei Justo está decidido a dividir tudo. Mas como é que Rei Justo iria saber de fato quem eram os seus amigos, aqueles que o serviam de coração.
Então o que ele fez? Ah, Ele teve uma idéia genial! Iria contar aos amigos que ele se tornara pobre e nada mais tinha, nem tesouros, nem terras e nem riquezas. E aquele que o acolhesse, mesmo, que na sua pobreza, este sim! Esse mereceria parte de seu reino.
O rei dizia:
_ Assim, saberei exatamente quem são aqueles que me amam sem interesse no que eu possa dar a eles.
Com isso, escolherei os que se sentarão ao meu lado e, com quem repartirei os meus tesouros.
Então, o rei se vestiu de pobre e a notícia se espalhou por todo o reino:
_ “O rei justo está pobre, sem aquela pompa de rei, despido de toda riqueza e poder, mas simples e humilde, como é seu coração.”
Foi aí que começou a confusão! Aqueles que se diziam seus amigos começaram a se afastar, tinham desculpas esfarrapadas para o Rei não ajudar. O Rei se viu sozinho e pôs-se a caminhar, procurando por homens de bem, a quem tudo Ele iria dar.
Pelo caminho ele foi assaltado . Levaram tudo. Deixaram-no nu. Coitado!
Ali na estrada, sem roupa e sem destino, ele ficou e muitos de seus ex-amigos passaram mas fingiram não conhecê-lo e continuaram seu caminho.
O pobre rei ali sozinho ficou triste e solitário. E sentiu que no seu reino as pessoas não tinham espírito solidário.
Foi nesse instante que surgiu o Januário, aquele jardineiro manco, que reconheceu o rei e deu o manto a ele.
Então o rei sorriu e sentiu esperança. Quem sabe se neste reino tão grande haja mais Januários para acolhê-lo? Isto tudo he despertou segurança.
O Rei sentiu fome e se lembrou do amigo Benedito, aquele que se fartava em sua casa, quando era rico e tudo tinha. Este sempre fazia companhia ao rei.
O rei bateu forte à porta da casa do amigo. Ele logo veio atender , mas quando o viu maltrapilho, logo quis saber :
_ O que é que você quer?
_Peço pão! Tenho fome! – disse o Rei .
_Pois hoje não tenho nada e não quero vê-lo mais, se coloque na estrada e não volte nunca mais.
Aí, crianças! Aquilo bateu forte! O rei não esperava por isso e pôs-se a bater nas portas dos amigos que ele achava que tinha, mas qual não foi sua surpresa, nenhum deles o atendia!
Então ele teve sede e fome e sentou-se em uma ponte , onde estavam outros. Viu no meio deles uma criança pobre que lhe trouxe pão ao reconhecê-lo mostrando-lhe compreensão. A criança chamou os outros e contou-lhes sobre o rei Justo, que a todos amava e que no tempo de seu reinado : pão nunca faltava.
O rei se alegrou por eles o haverem reconhecido e fez festa com eles, porque o haviam acolhido.
Mas, quando estavam festejando, eis que chegam soldados e vendo tanta gente à toa, foram empurrando e levando todos pra prisão. Lá para o fundo da masmorra.
O rei, ali sozinho, pensou em todos aqueles que encontrou em seu caminho. Ficou triste porque viu tanta pobreza…ficou triste…porque viu tanta injustiça…ficou triste…porque viu tanto desamor…
Então, o rei ficou doente e a notícia se espalhou, mas os amigos, aqueles que viviam no bem bom, não vieram visitá-lo na prisão.
Dona Maria, cozinheira, que mora lá na favela, juntou-se ao Chiquinho, o padeiro e o vizinho, tudo gente simples e foram à prisão visitar o rei. Levaram uma sopinha pro coração do rei esquentar e renovar suas forças pra poder lutar.
Então o rei viu que valera a pena seu sacrifício, pois existia no meio de seu povo, muita gente  boa que acolhia e que amava o outro.
O rei tomara então a decisão. Voltou ao seu cargo e mandou um recado a todos do reino, que ele havia voltado e recuperado todos os seus tesouros.
E olhem só quem veio dar as boas vindas? Os ex-amigos que lhe bateram a porta, que o expulsaram de suas casas…
Aqueles que não o acolheram…
Rei justo disse a todo o seu reino:
_Hoje, a justiça entrará em minha casa e nesse momento separarei entre vocês, aqueles que merecem uma parte de tudo que tenho: Terras, tesouros e riquezas.
Todos se colocaram à frente, queriam receber algo do rei, aqueles que na vida não o souberam acolher.
O rei , porém, Justo como era, chamou os pequeninos, aqueles que o acolheram no caminho e os colocou à sua direita e lhes deu toda à sua riqueza.
Ah, crianças! Os outros então disseram:
_Por que deu a eles e nada deu a nós?
O rei então respondeu:
_Eu estive nu e não me vestistes; eu estava com fome e não me destes de comer; eu tive sede e não me destes de beber; eu estava necessitado e desabrigado e nas usas casas não me acolheram; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar. Pois, agora, no meu reino, pra vocês, não tem mais lugar!
Quero que vocês saiam e nunca mais voltem a me amolar. Pois em verdade…em verdade…eu vos digo…Se não souberes me acolher e nem a esses a quem tanto amo, o castigo de vocês será eterno enquanto os justos, esses pequeninos que souberam amar o próximo no mundo, irão ter o reino de justiça e amor para a vida eterna ao meu lado. Esta sim é a minha justiça.
E se alguém me ama guardará a minha palavra e os meus mandamentos
Compromisso da semana: O reinado de Jesus cresce entre nós à medida que nos esforçamos para viver o que ele ensinou com sua palavra e testemunho de vida. Hoje é dia de castelo


Ação de graças
Sentadinhos e bem caladinhos vamos agradecer ao nosso pai do Céu que nos deu Jesus, nosso grande rei.
E vamos repetir comigo essa pequena oração. Eu falo primeiro e depois vocês repetem, está certo?
Pai do Céu /
Obrigado por nos ter dado um rei tão amável/
Obrigado por nos ter guiado/ com palavras de vida eterna/
Obrigado por nos amar como filhos e filhas./
Ajude-nos senhor, /a viver cada palavra ensinada/ pelo nosso rei Jesus
Que elas fortaleçam nossa vida/
E nos faça ser seguidores dos seus passos/
Que como súditos, /
Possamos cada vez mais/
Assemelharmos-nos ao nosso rei . /Amém

Ideia para trabalhar esse Evangelho

Faça algumas ovelhas de papel e em cada uma delas escreva ações boas ou ruins. Por exemplo:

❤ Ajudar ao próximo
❤ Dar de comer a quem tem fome
❤ Obedecer papai e mamãe

⇓ Não emprestar os brinquedos
⇓ Ter preguiça de ir a missa
⇓  Contar mentiras

Deixe cada ovelhinha virada para baixo. Separe 2 caixas para separar as ovelhas com boas e más ações. Cada crianças pega uma ovelha, lê e decide em que caixa vai colocar.

Ao final refletir sobre as boas ações que podemos fazer no nosso dia a dia!



http://www.missacomcriancas.com.br/site/34o-domingo-do-tempo-comum-ano/

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

31º Domingo do Tempo Comum - Mt 5,1-12a




As Bem-Aventuranças
Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.


                                                            História 
Era uma vez num reino tão, tão distante, uma lagartinha. Ela vivia no seu mundinho. E só vivia a rastejar.
_ oh Senhor eu confio em vós.





Passou por ela um pássaro e humilhou-a dizendo que ele era feliz por que voava e via as coisas do alto. E ela exclamou:

_oh senhor eu espero em vós.
Passou por ela um animal veloz. Riu e zombou dela por que era tão lenta e feia. Depois veio a joaninha cheia de adornos e enfeites. Olhou de rabo de olho e sem dizer nada zombou 
da pobrezinha.

Certo dia ela foi para sua casinha e ali fez uma linda oração. Conversou com Deus e disse que era feliz por que acreditava nele. Então ela escutou do senhor. Feliz os pobres porque deles é meu reino, feliz os que choram porque hão de rir. Vossa recompensa no céu será grande. Quando a lagartinha percebeu algo tinha acontecido. Ela havia se transformado numa linda borboleta. Lá do alto ela era mais linda que as aves, mais brilhosa que a joaninha, mais rápida e esperta que o animal veloz.

A dona lagartinha recebeu sua recompensa e por que? Por que ela soube esperar em Deus. Ela confiou. Ela sabia que o Senhor escutava o que ela dizia e sabia da sua vontade. Era preciso um tempo pra que ela crescesse, pra que aprendesse a rastejar para valorizar cada segundo depois, enquanto voasse. E nós estamos esperando em Deus? Será que ficamos firmes quando não alcançamos o que queríamos ou ficamos resmungando? Bem aventurados os que esperam no Senhor




sexta-feira, 20 de outubro de 2017

29º Domingo do Tempo Comum

Apucarana, 22 de outubro de 2017.

Catedral Nossa Senhora de Lourdes


“Tema: Dai, pois a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”


1.AMBIENTAÇÃO – Olá crianças! Que maravilha receber vocês aqui na Salinha Catedral! Vamos iniciar com o sinal da cruz cantado, pedindo à Deus as bênçãos do Pai- Filho e Espírito Santo. ( Cantar outros cantos de animação).

2. APRESENTAÇÃO DO EVANGELHO

Motivação – No evangelho de hoje, Jesus ensina a cumprir com as obrigações humanas e espirituais. A leitura de Mt 22,15-21 ordena : “Dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”


Mas o que isso quer dizer? Vamos dar uns exemplos:
Mostrar um Desenho de R$100,00  
Uma cédula de R$ 100,00 . Quem aqui conhece o valor desse dinheiro? O que dá para comprar com ele ? ( listar com eles: brinquedos, comidas, viagens, roupas, casas, carros, etc. Se quiser lavar os itens para mostrar também é interessante)
Será que tudo que precisamos na vida, podemos comprar? (Listar com eles: saúde, paz, alegria, coragem,  amizade, família, fé, amor, carinho, acolhimento).
Mostrar desenhos de dinheiro escrito:
-( moeda de amor) ( moeda de carinho ) ( moeda de alegria) (moeda de Amizade (moeda de fé) (moeda de coragem).
CONCLUSÃO: Hoje, Jesus vem nos ensinar no evangelho essa verdade, que devemos dar ao mundo o que dele pertence, mas que devemos guardar o melhor de nós para darmos ao nosso Deus.
3.EVANGELHO - (Mt 22,15-21)
Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?” 18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda. 20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Palavra da Salvação
4. HISTÓRINHA SOBRE O EVANGELHO- O rei dono do mundo


1. Era uma vez, um Rei muito rico. Ele era tão rico, que suas riquezas eram impossíveis de contar.
Mesmo assim, ele não estava satisfeito, e queria sempre mais e mais.
Por isso ele não se importava com nenhuma outra coisa.

2. Um dia, ele subiu na mais alta torre do seu castelo, olhou para suas terras sem fim, e disse:
“Tenho muito pouco, preciso conseguir mais. Na verdade acho que preciso de todas as terras e riquezas do Mundo...”


3. Então, ele convocou seus exércitos que eram muitos, e lhes ordenou que conquistassem todas as nações do Mundo, e lhe trouxesse todas as Riquezas existentes.
Assim, seus exércitos partiram para cumprir sua missão.

4. Depois de feito isso, ele disse:
“Agora sim, tenho tudo no Mundo. Na verdade eu tenho o próprio Mundo e também todas as suas riquezas. Nada mais me falta, não preciso de mais nada...”
E ele se cobriu com seus tesouros. Estava tão contente que dormiu ali mesmo.



5. Então um dia, ele viu que não estava mais contente, e pensou:
“Eu já tenho todas as riquezas e terras do Mundo, todas as pessoas são meus servos, e ainda assim sinto que me falta mais alguma coisa...”
Assim ele mandou chamar seus sábios para que descobrissem o que ainda lhe faltava.


6. E eles disseram:
“A coisa mais importante do Mundo, deve ser a mais difícil de se conseguir. Não pode ser conseguida com Dinheiro ou Poder. Na verdade o Senhor já possui essa coisa, e Ela lhe foi dada de graça. Mesmo assim ela não pode ser vista ou tocada, e só pode ser vista quando a pessoa a perde...”

7. Depois de ouvir isso, o Rei ficou pensativo, e sem entender o que os Sábios queriam dizer com aquilo, afirmou:
“É claro que esta Coisa não existe! Qualquer coisa que eu conheço, ou pode ser comprada com meu Dinheiro, ou Conquistada por meus Exércitos...”


8. Apesar de ganancioso, o Rei era um bom governante para o seu Povo.
Assim, cismado com as palavras dos Sábios, resolveu por um tempo, desistir de querer saber o que faltava conquistar.
Então um dia, o Rei amanheceu com Febre. Estava Doente.

9. Assim, ele mandou chamar os melhores Médicos e Magos do Mundo, para cuidar de sua doença.
Mas o tempo passava, e Ele não melhorava.
Então mandou chamar os Sábios para ouvir seus conselhos

10. E os Sábios disseram:
“Isto Majestade, era a coisa da qual lhe falamos naquele dia. Nós a temos desde o nascimento, e não pode ser vista até o momento que deixa de existir. Essa coisa é nossa SAÚDE. Poucos lhe dão importância, mas, é a coisa mais importante do Mundo, e é IMPOSSÍVEL de se comprar...”

11. Então o Rei compreendeu tudo, e disse:
“Eu com todo o Poder e Riquezas do Mundo, não fui capaz de conseguir algo tão simples, que era minha Saúde. Eu fui um TOLO! De que adiantou tanto poder e riquezas, se não fui capaz de conquistar algo que me foi dado de Graça?”

12. E o Rei finalmente ficou curado. Então ele disse:
“Agora sei o que é ficar Doente. De hoje em diante, meu povo terá os melhores Hospitais, e médicos, e Escolas. Minhas terras e riquezas serão de todos.”
E ele foi contar a boa nova ao seu Povo.
13. Então ele subiu na torre mais alta do seu Castelo, e olhando de cima pensou:
“Como é bonita a paisagem daqui de cima. Eu já subi muitas vezes aqui, e nunca tinha visto que era assim. E pensar que esta beleza sempre existiu. O olhar de felicidade vê coisas maravilhosas. Ter saúde é de fato uma benção de Deus”

5. ATIVIDADES
- Salinha de recreação
- Pintura alusiva
- Atividades recreativas musicais
Pesquisa: Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná.