quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

EPIFANIA DO SENHOR Mt 2, 1-12

EVANGELHO
Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente  viemos adorá-lo”.
Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

UNIAO EM TORNO DE JESUS

Ao redor  da gruta onde Maria e Jose esperavam o bebe que iria nascer  havia treis canteiros com flores belíssimas, o primeiro de rosas brancas, o segundo de rosas amarelas,e o terceiro de rosas negras.
Borboletas coloridas,leve-me leve-me para dentro da gruta quero ver a criancinha que nascer,
Disse uma florzinha bem branquinha .
 Borboleta  de bolinha eu também  quero ver,  reclamou uma das flores negras .
Borboleta de listrinha veja como sou bela ....quero enfeitar o presépio.
As borboletas prestativas atenderam os pedido das belas flores e a gruta cobriu-se de cores  ,perfumes e  muitas alegria.
O bebe já tinha nascido , E Maria  e Jose apresentaram o filho de Deus, o salvador do mundo.
Os carneirinhos  deram ao bebe muitas lã para aquece-lo   , os sábios, conhecidos , por Reis
Magos, trouxeram de seus países ouro, incenso e mirra, e as flores se uniram, num grande ramalhete, formando um arco de três cores, unidos pelo amor de Jesus.
Os presentes dos magos também nos indicam quem é o menino recém-nascido e nos ajudam a compreender sua missão. O ouro indica que ele é o verdadeiro rei, diferente dos reis da terra, pois Jesus vem instaurar o reinado de Deus pelo perdão e pela justiça. O incenso indica que ele é Deus e como tal deve ser adorado, em seu infinito poder de amar e dar a vida. A mirra indica a natureza humana de Jesus, Deus que se encarna, assume a condição humana, sofre até as últimas consequências e dá a vida na cruz.
E nós, onde e quando temos encontrado o Senhor? E quais presentes temos oferecido a ele?
Nada de separação, de racismo e desunião, Jesus mensageiro de Deus quer que vivamos em União e Paz.
Este ano novo seja de benção a todos que sofrem, de alegria para os que vivem tristes com injustiças e humilhações porque nos de todas as raças somos irmãos.







sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA


Apucarana, 27 de dezembro de 2015.


FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA






1. AMBIENTAÇÃO: Olá crianças! Que maravilha podermos nos encontrar na Salinha Catedral para aprendermos mais das coisas lindas de Deus! Vamos iniciar cantando a canção do Sinal da Cruz. 
( cantar também outros cantos de louvores)

2. PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO: 
Nesses dias nossas casas estiveram enfeitadas com muita cor e beleza para comemorarmos o Natal. O tinha de decoração na sua casa? ( aguardar que respondam). Vamos lembrar quais são os símbolos do Natal, então?

a) Presépio:  O primeiro foi Criado por São Francisco de Assis, no século XIII, em 1223. Com o objetivo de ensinar as crianças o nascimento do menino Jesus.

b) Árvore natalina:  É simbolizada por um pinheiro enfeitado de luzes e de bolinhas coloridas, e para os cristãos reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida.


c)Estrela de Belém - Simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente.




d) Papai Noel - Personagem destacado no natal . São Nicolau, chamado santa Klaus, bispo de Myra, na Licia antiga (atual Turquia). Durante o século IV, este homem de fé marcante foi transformado legendariamente neste Papai universal que oferece às crianças: brinquedos, presentes e carinhos.



EVANGELHO: Todos esses símbolos enfeitam nossos lares porque Deus se fez homem e veio morar entre nós - sabe como?? Como Menino Jesus. Vamos agora lembrar como isso aconteceu.

Era uma vez uma moça chamada Maria que morava na cidade de Nazaré, ela gostava de ajudar as pessoas. Sua maior qualidade era ser humilde de coração. Por isso ela achou graça diante de Deus que a escolheu para ser a mãe de seu filho Jesus Cristo, o Salvador do mundo. 
Então Deus enviou um anjo até a casa de Maria, o anjo disse:
- Maria, não temas! O Senhor é contigo! Traga novas de grandes alegrias. Tu achaste graças diante de Deus, eis que você dará a luz a um filho e dará o nome de Jesus, este será chamado de filho do Altíssimo, e será o príncipe da paz.
Maria ficou muito feliz e orou agradecendo a Deus.
- Obrigada, Senhor! Porque escolheste a tua humilde serva para ser a mãe do seu filho amado.



Logo que o anjo falou com Maria, ela foi visitar sua prima Isabel para contar as boas novas, no entanto Isabel ao ver Maria ficou possuída do Espírito Santo. E disse: 
- Bendita és tu entre as mulheres, bendito é o fruto do teu ventre.
Passaram-se nove meses a barriga de Maria já havia crescido e ela teve que viajar com seu esposo José para Belém para se recensear. Quando chegaram a Belém a cidade estava cheia de gente, muitas pessoas de todas as partes estavam ali para o recenseamento, por isso José não achou nenhuma vaga nos hotéis da cidade, todos estavam super lotados.
José falou para o atendente de um dos hotéis.





- Amigo, minha esposa está prestes a dar a luz será que você não tem um lugarzinho que ela possa ao menos passar esta noite?
- Só tem o estábulo, onde ficam os animaizinhos se você quiser podem passar a noite lá.
E lá se foram José e Maria para o estábulo. Era um lugar simples e humilde e ali mesmo Maria deu a luz ao menino Jesus, O Salvador do Mundo, O Príncipe da Paz e o envolveu com faixas e colocou-lhe em um bercinho de palha chamado de manjedoura.



E lá no campo, estavam os pastores, cuidando de suas ovelhinhas, quando um anjo do Senhor apareceu e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus.
- Jesus, nasceu lá em Belém em um estábulo.
De repente apareceram muitos anjos cantando:
- Glória a Deus nas alturas e paz na Terra entre os homens de boa vontade.
Os pastores imediatamente foram a Belém ao encontro de Jesus e ficaram felizes em vê-lo.







Os magos que moravam viram a estrela no Oriente e a seguiram e ela os levou onde estavam o menino com a sua mãe. Então os magos prostraram-se e adoraram Jesus e presentearam o menino com ouro, incenso e mira.







E foi assim que Jesus veio ao mundo , nasceu numa cidade chamada Belém, tendo como família José e Maria e cresceu em sabedoria e graça para nos ensinar a amar!










ATIVIDADES: 
a) Salinha de recreação para os bebês
b) Montagem do Presépio - para as crianças maiores.






CONTRIBUIÇÃO: Pesquisa - Luzia de F. G. da Silva - Escola Nossa Senhora da Alegria - Apucarana








terça-feira, 15 de dezembro de 2015

4º Domingo do Advento


“Será cumprido o que
o Senhor lhe prometeu.”



"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!"






Evangelho Lucas 1, 39-45

Uhuuuuulll Jesus está chegando! E antes Dele vai chegar uma pessoa super especial. Vocês sabem quem é?
Estamos falando de João Batista, precursor de Jesus, filho de Isabel e Zacarias.
Nesse domingo, vamos ouvir no Evangelho sobre a visita que Nossa Senhora fez a sua parenta, Santa Isabel, que já era idosa e estava grávida. Isabel morava um tantão longe de Nossa Senhora, e mesmo estando grávida, Maria foi até lá. Vamos curtir essa Palavrinha Salvação?
Depois que o Anjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus, Nossa Senhora se levantou e foi com muita pressa a uma cidade de Judá, na região montanhosa. Lá nesse lugar morava isabel.
Quando Nossa Senhora entrou na casa de Zacarias e falou com Isabel, o bebê João Batista se mexeu de tanta alegria em sua barriga e ela ficou cheia do Espírito Santo de Deus!
Depois disso, Isabel falou bem alto:
"Bendita es tu entre as mulheres e Bendito é o fruto do teu ventre. De onde vem esta grande honra, da mãe do meu Senhor vir me visitar?
Maria ficou um tempão com Isabel e a ajudou a cuidar da casa, do bebê João Batista e de tudo o que Isabel precisasse. Por isso mesmo, Maria é a mãezinha que nos ensina sempre a servir ao próximo!

Teatro:
Ana: oi Amiguinhos! Tube bem?
Bia: Oi galerinha! OI Ana...
Ana: Oi! tubem bem? Está precisando de alguma coisa?
(Bia fica surpresa)
Bia: Oiii? O que vc perguntou?
Ana: Perguntei se está precisando de alguma coisa! Está?
Bia: Vc está doente?
Ana: Não! Porque?
Bia: Ué? Vc me perguntando se quero alguma coisa! Só pode estar doente!
Ana: Claro que não!
Bia: Ah bom! Se é assim... estou precisando que vc faça minha tarefa da escola...
Ana: Claro! Faço com maior prazer!
Bia: Faz com prazer? Estou realmente surpresa! Bom... preciso de muito mais coisas... preciso que vc arrume meu quarto, meu guarda roupa...
Ana: Acho que vc esta abusando agora!!!
Bia: Não estou não!
Catequista: Oi crianças!
Ana: Que bom que vc chegou catequista. a Bia está abusando...
Catequista: Abusando?
Bia: Catequista, presta atenção que eu vou explicar! Cheguei aqui e a Ana veio perguntando se preciso de ajuda!
Ana: Perguntei mesmo! Mas ai ela começou a falar que queria que eu fizesse a tarefa, arrumasse o guarda roupa o quarto! Vê se não é abuso?
Catequista: Mas por que vc ofereceu ajuda pra ela?
Ana: Então... eu prestei muita atenção no Evangelho de hoje, e aprendi com Maria que devemos estar prontos a servir como ela fez a Isabel...
Bia: Agora entendi! Vc está falando da visita de Maria a Isabel...
Catequista: Olha que lindo! Nossa Senhora, quando soube que Isabel estava grávida, foi correndo ajudá-la!
Bia: Mas por que ela fez isso?
Catequista: Ela fez isso porque Isabel já tinha mais idade quando engravidou!! Então Maria foi oferecer ajuda!
Ana: Exatamente o que eu quero fazer, quero imitar Maria e oferecer ajuda para quem precisar!!
Catequista: Muito bem!! Devemos aprender com Maria a sempre estar prontos a oferecer a nossa ajuda a quem precisa! E Jesus aprendeu muito bem com Ela... afinal Ele veio nos ensinar que é preciso servir!
Bia: Agora estou entendendo e também quero imitar Maria!!
Catequista: E tem mais uma coisinha... Maria, Nossa Mãezinha, nos fortalece sempre através da oração! Ela intercede, ela ora pelas nossas necessidades! Então vamos pedir que ela venha nos ensinar como servir sempre!!!
Ana e Bia: Amém!

ORAÇÃO

Motivar as crianças para que façam pedidos a Nossa Senhora e após fazer a oração.
Querido Jesus, que eu possa aprender com Sua Mãe a sempre servir a todos que precisam da minha ajuda. Que assim como ela, eu aprenda a falar sim a todo chamado que o Senhor me faça! E que Nossa Senhora leve esses meus pedidos como presente a Ti Jesus! Amém...



Dinâmica:
Trabalhar os valores.
As crianças podem estar em círculo sentadas no chão.
Antes de iniciar, explicar as palavras que combinam com os gestos. (pode se fazer cartazes)
Depois de treinar um pouquinho a dinâmica pode ser realizada.
PAZ: levantar os braços
AMOR: jogar beijo
SOLIDARIEDADE: abraçar a si mesmo (ou o amiguinho ao lado)
FELIZ NATAL: bater palmas

Era uma vez, um meninos chamado AMOR. Ele sonhava sempre com um mundo diferente, cheio de coisas boas, amizade e felicidade.
AMOR tinha um lindo sonho: que todas as pessoas do mundo colocassem em prática a SOLIDARIEDADE e a PAZ.
AMOR sabia que não era um sonho impossível, mas difícil de realizar. Então, partiu pelo mundo pedindo ajuda a todas as crianças.
Na escola onde estudava, na igreja, ele encontrou seus amigos e contou seu sonho. Neste instante o AMOR começou a perceber que o sorriso dos seus amigos transmitia  PAZ e que a SOLIDARIEDADE existia.
Neste momento, um amigo perguntou:
AMOR, você encontrou um mundo cheio de PAZ e da SOLIDARIEDADE que procurava?
O AMOR alegre respondeu:
- Sim encontrei! Ele existe no coração de cada pessoa, basta sabermos nos colocar no lugar do outro.
Assim, o menininho chamado AMOR e seus amigos ficaram muito felizes e saíram alegres por iniciares mais um ano distribuindo sorrisos de FELIZ NATAL e FELIZ ANO NOVO!






sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

3º Domingo do Advento - 13 de dezembro de 2015

3º Domingo do Advento 
13 de dezembro de 2015 

 “Alegrem-se, o Senhor se aproxima!”



EVANGELHO - Lc 3, 10-18


Iniciar perguntando para as crianças:
O que é o Natal para você?


O Natal é muito mais que presentes, festa e reunião de família. Jesus nos convida a partilhar, praticar o bem (não mentir, não brigar, não falar palavrões...), ir a missa, fazer oração, obedecer o papai, mamãe e todos aqueles que cuidam de você, entre outros.
Nossas boas ações são os presente que alegram o coração de Jesus!


Por isso temos preparar nosso coração para a chegada de Jesus.









Após o vídeo, juntos faremos a oração:




ORAÇÃO





Querido Jesus,

Quero transformar o meu coração em uma linda manjedoura para te acolher neste natal!
Por isso peço que o Espirito Santo venha me preparar, limpar o meu coração e fazê-lo transbordar de amor para receber o Menino Jesus!
Que o coração da minha família também esteja preparado para que Jesus venha nascer e crescer em nós!

Amém


FONTE: Postado por Cantinho dos Anjos às 17:32


Brincadeiras:


Lenço atrás;
Passa anel;
Bola no cesto;
Telefone sem fio;
Morto/Vivo;
Estátua;








sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

2º Domingo do Tempo do Advento – Ano C

Acolhida – Desejar a paz que sejam bem vindos, pode ser cantando.


Animação- Música Sinal da cruz, pecado pecadinho pecadão, louvar com a vovó ou a escolha do grupo.

Explicar o significado do Advento- período de preparação, tempo de espera d’aquele que há de vir. Quem vira – Jesus. Estamos esperando a vinda de Jesus. Somos convidados a nos preparar para receber Jesus.
Em que devemos mudar nosso comportamento. Procurando não brigar, não responder aos mais velhos, não mentindo, sendo caridosos com os necessitados...

Terminar este momento com uma oração , e logo após cantar a música pecado pecadinho pecadão isso não entra no meu coração. Oração – do Pai nosso e Ave Maria com gestos.



O Precursor

Evangelho: Lc 3,1-6 
No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia,
Herodes administrava a Galiléia, seu irmão Filipe, as regiões da Ituréia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.


E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ´preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. E todas as pessoas verão a salvação de Deus´”

“Todo homem verá a salvação de Deus”.

   HISTORIA-                                O PEIXINHO LUZ

        Era uma vez um mar...
         Um mar escuro, muito escuro. As criaturas que lá viviam pouco enxergavam, pois onde não existe luz, os seres têm dificuldade de enxergar sabiam?
         Tudo, lá naquele marzão, era tão triste, tão escuro, tão feio e assustador.
         Os bichinhos mal se conheciam e quando isso acontecia, era sempre motivo de muitas brigas e desavenças. Cada um queria defender o seu espaço. Ninguém sabia o que era repartir alguinhas, um cantinho qualquer para outro peixinho necessitado. Ajudar os outros? Que nada! Viviam cada qual no seu cantinho, egoístas que eram – acho que é por isso que viviam no escuro.
         O Rei dos Mares, o Senhor das águas, olhou aquele mar tão triste, tão dividido e teve pena, pois ele amava cada uma daquelas criaturas que habitavam o Mar Feio. Ele então pensou e chegou a conclusão que aqueles bichinhos precisavam de luz. De uma luz forte, muito forte, que mudasse a vida deles. Que trouxesse a eles uma esperança, uma vida nova. E começou a trabalhar nessa ideia. Isso mesmo! Iria mandar ao mundo o seu Filho tão amado. Ele sim, traria luz definitiva para aquele marzão.
         Mas, era preciso preparar bem seu Filho, pois sabia que muitos perigos o mar oferecia e, foi aí, que ele resolvera mandar antes de seu Filho, o peixinho Luz.
         O peixinho Luz era especial, era o mensageiro do Senhor das Águas. Sua missão? Ah, sim! - Preparar o caminho para quando viesse ao mundo das águas, o Filho amado do Senhor. E o peixinho animado e feliz com sua missão disse ao Senhor:
         Glub, Glub... Pode deixar Senhor. Eu prepararei os caminhos para quando o seu Filho chegar. Vou endireitar suas estradas e levar luz ao mal. Minha luz será pequena diante da que virá; mas eu chamarei todos a me seguir e vou prepará-los para o Senhor.
         E lá se foi o peixinho Luz “pro marzão feio”.
         Finalmente... Catapum! O peixinho Luz chega ao Mar Negro. Nossa! Como ele se assusta! É tudo assustador naquele escuro. Era uma feiura sem fim, uma tristeza sem fim. Mas o peixinho Luz era corajoso e não se esquecia da sua missão. Com a ajuda do Senhor das Águas, ele brilhou, brilhou muito!Um brilho que encheu de luz a sua volta.
         Os moradores do mar se aterrorizavam  e perguntavam entre si:
         Lula: - De onde vem essa luz tão forte, que chega até nos cegar?
         Polvo: - que é o intruso que ousa vir nos incomodar?
         Estrela do Mar: Tanto brilho, tanta luz, tanta beleza!
         Peixe: - Vejam! O mar está lindo assim cheio de luz. Quem será esse ilustre visitante?
         E o peixinho começou a sua missão e chamava os moradores par a ouvi-lo e seguir sua luz. Falava bonito e mostrava a todos que era preciso mudança, conversão. Que aquela vidinha triste e sem graça teria que mudar, pois em breve, muito em breve, eles receberiam uma luz definitiva, que iria diante Daquela que viria, não era nada! Ela, sim! Seria uma luz eterna, e quem a seguisse não morreria jamais.
         Gente, foi uma confusão! A bicharada ficou toda alarmada, não sabia o que fazer.
         Alguns pensaram, pensaram, e decidiram:
         Todos: - Vamos seguir essa luz!
         E se colocaram ao lado do peixinho Luz. Confiaram em suas palavras e agora estavam dispostos a segui-lo e ajudá-lo em sua missão. Afinal de contas, aquela luz do peixinho já havia tocado o coraçãozinho de alguns deles. Agora eles estavam dispostos a tudo mudar.
         Mas nem todos haviam se decidido ainda. Eles conversavam assim:
         Polvo: - Eu não vou! (dizia o polvo). Como posso seguir esse peixinho Luz? Melhor é ficar aqui, no escuro! É feio, mas é seguro...
         Lula: - Mudar? Eu? De jeito nenhum – dizia a Lula.
         Peixe: Pois eu vou! Aquela Lua, aquele brilho, aquele chamado! Eu tenho que segui-lo. Alguma coisa aqui dentro mudou – falou com brilho nos olhos o peixinho colorido.
         Peixe Espada: Eu também irei. A vida no mar depois da vinda do peixe Luz mudou. Imaginem quando a Luz que ele nos prometeu chegar? Tudo será lindo, limpo, claro e cheio de vida – dizia em alto e bom tom, o Peixe Espada.
         E o peixinho Luz cumpria a sua missão. Chamava por onde passava os moradores do mar a viverem a alegria da Luz; da Luz que estava para chegar.
         E o marzão começou a mudar. Muitos e muitos peixinhos preferiram ficar com a Luz e aprenderam a se amar a serem solidários e fraternos. E estavam prontos a seguir a Nova Luz anunciada pelo peixinho.
         Dizem que no Marzão Feio que era antes todo escuro e triste, estava mudado! Já existia luz e alegria e todos aguardavam a vinda gloriosa da Grande Luz.
         Dizem também que lá no marzão ainda existem muitos bichos que vivem no escuro, se recusando a seguir a luz, não acreditando nas verdades do peixinho... não se convertendo, não se abrindo à mudança e, por isso, vivem tristes e escondidos, com seus corações fechados, trancados pelo egoísmo.
         E vocês, crianças, também são como esses peixinhos, no grande mar que é a vida?
         Vocês estão com o Peixinho Luz, que é o mensageiro do Senhor, João Batista?
         Ou estão no escuro, não acreditando que a Frande Luz, que é Jesus, possa encher de vida nova a vida de vocês?


Devemos preparar o nosso coração
 para Deus plantar a semente da sua Palavra
 e fazer brotar muitos frutos bons.