sexta-feira, 25 de setembro de 2015

26º Domingo do Tempo Comum

                                                                                                                    27 de setembro de 2015.
                                         Tema:  30 de Setembro dia da Bíblia
                                                           São Jerônimo


1.Animação – Olá crianças, que maravilhoso poder recebê-las aqui na Salinha da Catedral. Vamos iniciar com a canção do Sinal da Cruz( cantar outros cantos de animação).
2.Ambientação para a pregação – Estamos encerrando o mês de setembro que é lembrado como o “Mês da Bíblia”, vocês sabem por que? ( aguardar respostas). Porque o último dia do mês ( 30), celebramos a memória do grande “tradutor das Sagradas Escrituras”: São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele  ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo,  historiador e doutor da Igreja. É de São Jerônimo que dedicou sua vida toda para traduzir a  Palavra de Deus para o latim, língua que se falava antigamente e que todos sabiam, é como se fosse o Inglês, hoje em dia. São Jerônimo morreu aos 80 anos, há muito, muito tempo atrás no dia 30 de setembro e por isso que é o Dia da Bíblia. Ele escreveu uma frase bem interessante:  “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
- Quem tem Bíblia em casa?
- Já viu sua família lendo a Bíblia? Como e quando isso aconteceu?
Vamos  ficar em pé e receber a Bíblia, com cantos e aplausos, para ela iluminar nossos passos e nossas vidas! ( receber uma Bíblia em procissão simbólica).

São Jerônimo deu um presente a Jesus – traduzindo a Bíblia para uma língua onde todos pudessem lê-la, e nós o que podemos dar de presente a Jesus?? Vamos ouvir a história de um menino que queria muito dar um presente a Jesus.

3.História – O melhor presente
Pedro Vítor amava Jesus e gostava de ler e meditar na Palavra. Jesus havia transformado a vida dele e de sua família, Pedro por isso, sentia muita gratidão.




Pedro Vítor amava as histórias da Bíblia que contavam sobre a vida e os milagres de Jesus; gostava especialmente aquelas histórias em que alguém entregava algum presente para Jesus. Por exemplo, a história dos reis do oriente, os reis magos, que presentearam a Jesus ouro, incenso e mirra. Outra história que comovia Pedro Vítor era a daquele menino que entregara o seu lanche para Jesus, e por causa do coração generoso daquele rapazinho um grande milagre aconteceu alimentando uma grande multidão. Também gostava da história daquela mulher que derramara um perfume muito caro nos pés de Jesus e aquela outra viúva muito pobre que tinha entregado tudo o que tinha de oferta.

-Eu também quero dar um presente muito importante para Jesus! Quero lhe demonstrar o quanto o amo e estou agradecido por tudo o que Ele tem feito por mim. – pensava Pedro Vítor.

-Mas o que poderei entregar a Ele?

Ele olhou para os seus brinquedos e para a sua bicicleta, mas não pareciam algo adequado para entregar a Jesus.

-Tem que ser o melhor presente!

Pensando nisso se encontrou com Max e Fredy, seu amigos do bairro e perguntou o que eles achavam que devia ser dado ao Senhor.

-A gente não sabe nada disso, achamos que somente os adultos se preocupam com isso, a gente é criança ainda e não tem nada para oferecer a Jesus.

Pedro Vitor sabia que isso não era verdade. Aquele menino pequeno da Bíblia tinha entregado o seu lanche, então ele também poderia entregar um presente para Jesus. Então Pedro decidiu procurar a ajuda de alguns adultos amigos da família que tinham comércios no bairro. Decidiu ir na carpintaria do Seu Manoel, no consultório do Dr. Morais, o  dentista que tinha curado uma terrível dor de dente dele. Também iria à sapataria de Seu Carlos, na ótica do Sr. José e finalmente na joalheria que ficava em frente da sua casa. Pedro Vítor estava decidido, com o conselho destes ilustres adultos ele daria o melhor dos presentes para Jesus.


Pedro Vítor foi na sapataria do Seu Carlos.

-Olá Pedro Vítor! Como você esta?

-Olá Seu Carlos, estou preocupado e vim pedir sua ajuda.

-O que esta acontecendo com você amiguinho?

-É que quero dar um belo presente a Jesus e não sei o que posso lhe dar.

Seu Carlos olhou para os pés de Pedro Vítor e disse: Olha! Você tem algo muito importante! Você tem um par de pés saudáveis para entregar ao Senhor Jesus. Ele gostaria muito de usar os seus pés!

-O Que? Respondeu Pedro com o queixo baixo.

-Sim, querido! Se Jesus é o dono dos seus pés você jamais irá a lugares que não deve. Sempre andará nos caminhos do Senhor, estará sempre disposto a obedecer aos seus pais e caminhar nos mandamentos da Palavra do Senhor. Jesus ficaria muito feliz se você entregar os seus pés e o seu caminha a ele.



- Pedro Vítor olhou para dom Carlos pouco convencido e decidiu ir ao consultório do Dr. Morais, o dentista.

Quando chegou ao consultório o Dr. Morais perguntou:

-Pedro, você esta com dor de dente novamente?

-Não Doutor. Eu queria fazer uma pergunta para o senhor. É que quero dar um belo presente a Jesus e não sei o que posso lhe dar. O senhor tem algum conselho?

O Doutor pensou um momento e respondeu:

-Já sei! Você pode entregar a sua boca! Somente use a sua boca para motivar aqueles que estão desanimados e tristes, fale palavras limpas e puras, cuide de não falar mentiras e coisas desonestas. Entregue a sua boca a Jesus e use-a para adorar-lhe.

Pedro Vítor suspirou, parecia que os seus amigos não o entendiam, ou talvez ele não entendesse o que os seus amigos estavam falando.


Saiu dali pensando:

-Um presente é algo que posso colocar num lindo papel e fazer um laço. Algo que possa entregar com as minhas mãos. Mas não vou desistir, vou à carpintaria. Ali meu amigo que é muito habilidoso, Seu Manoel me dirá o que fazer.

-Olá Seu Manoel, quero dar um belo presente a Jesus e não sei o que posso lhe dar. Quero algo apropriado, que possa entregar-lhe com as minhas mãos. Você poderia me ajudar?

Seu Manoel deixou por um instante de lustrar um precioso armário e com um sorriso disse:

- Escute meu filho, acredito que Jesus ficaria extremamente feliz se você desse de presente as suas mãos! Imagine! Se as suas mãos pertencem a Jesus, você pode estendê-las e suprir ao necessitado, poderá fazer as tarefas e trabalhos com alegria, também pode consolar e fazer carinho…  Jamais usaria as suas mãos para bater, brigar ou fazer nada errado… Com certeza, Jesus apreciaria muito ter essas mãozinhas- disse pegando nas mãos do pequeno Pedro Vítor.

Pedro já se encontrava confundido. Saiu e entrou na ótica do Sr. José e contou o seu problema. O Sr José o levou na frente do grande espelho e lhe disse:

-Você esta vendo esses olhos brilhantes? A quem pertencem?

-Ah! São os meu olhos! Disse Pedro.

-Pois entregue-os a Jesus! Use os seus olhos para ver somente aquilo que é bom e puro. Busque enxergar as necessidades das pessoas e nunca use seus olhos para ver cosas pecaminosas.

Pedro estava meditando no que o Sr. José estava falando, parecia tão estranho!



Logo se despediu e decidiu atravessar a rua e ir na joalheria. Ali seguramente encontraria um presente à altura do Senhor Jesus. Depois de cumprimentar e contar o seu problema ao Sr Paulo o joalheiro, ele estendeu um relógio perto do ouvido e disse:

- Pode ouvir o TIC TAC do relógio? Cada TIC TAC é um segundo da sua vida que passa. Os minutos, os dias, as horas, e os anos passam muito rápido! Pedro Vítor, porque você não entrega o seu tempo ao Senhor Jesus? É uma das coisas mais valiosas que o homem possui. Não perca o seu tempo com coisas que não tem valor, com coisas passageiras e terrenais! Dedique o seu tempo ao serviço do Senhor Jesus!

Pedro Vítor não disse nada e saiu correndo para casa. Ele entrou no seu quarto e começou a pensar em tudo o que os seus amigos lhe disseram. A sua mamãe entrou no quarto e Pedro Vítor aproveitou para perguntar o que ela achava. Ela respondeu:

Bom filho… você pode entregar o que quiser. Somente lembre-se o quanto Jesus entregou por você. Ele se entregou a si mesmo por você!

-Se entregou por mim?

- Sim! Ele se deu por completo na cruz! Ele morreu por você e com o Seu sangue lhe comprou.

-Eu já sei! -Gritou Pedro com muita alegria. – Agora entendo o que os meus amigos queriam me dizer! Devo entregar todo o meu ser! Entregarei os meus olhos, mãos, tempo, pés, boca e toda a minha vida ao Senhor Jesus!

Parabéns filho! Você entendeu! Esse é o maior presente que Jesus espera de nós.



Como a mamãe de Pedro conhecia bem o seu filho, o ajudou a fazer uma caixa de presente bem bonita com um lindo laço. Dentro da caixa Pedro Vítor colocou uma fotografia sua e uma cartinha que dizia.

Querido Senhor Jesus, muito obrigado porque o Senhor entregou a sua vida para me salvar. Eu já tinha entregado o meu coração, mas agora quero entregar as minhas mãos, os meus pés, os meus olhos, a minha boca, e cada minuto da minha vida e todo o meu ser. Eu me consagro a ti meu amado Senhor! Usa-me como e quando o Senhor quiser!

Assinado Pedro Vítor


E de joelhos em oração, Pedro entregou o precioso presente para Jesus, sem dúvidas o melhor presente que Pedro podia entregar!

4. Atividades: 
            - Pintura alusiva
                  -  Brincadeiras recreativas musicais

Fonte: Blog sementinhas kids
Colaboração: prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva Escola Nossa Senhora da Alegria.






terça-feira, 15 de setembro de 2015

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM




 “Que a Eucaristia nos transforme e nos leve a
viver a alegria plena..


  
 O MAIOR É O QUE SERVE
TER O CORAÇÃO SEMELHANTE AO DE JESUS 


Olá crianças...
Vocês sabiam que toda vez que eu venho a igreja eu trago um presente pra Jesus?
Vocês não podem ver, porque o presente que eu trago em todas as missas, é o meu coração.
É isso que devemos fazer todas as vezes, Jesus não vai reparar se o nosso coração esta sujo, Ele não vai ficar olhando de que jeito que esta o nosso coração, Ele simplesmente vai restaurar o nosso coração.
Todos nós cometemos um pecado ou outro que suja o nosso coração, mas, se dermos o nosso coração de presente para Jesus, Ele vai limpá-lo para nós.
Por isso vamos entregar o nosso coraçãozinho pra Jesus agora, vamos pegar o nosso coração, embrulhar como presente, e vamos falar assim:
“Querido Jesus, toma o meu coração de presente. Ele está meio sujinho porque eu cometi alguns pecadinhos, mas eu não quero mais pecar.” 
Aí você lança o seu coração pra Jesus. Agora, você prepara que Jesus vai devolver seu coração limpinho.
No 3 você pega o seu coração. É  1, é 2 e é 3. Guarda o seu coraçãozinho agora porque ele já está bem limpinho.
E vamos juntos fazer uma oração pra Jesus:

Meu querido Jesus, neste dia quero pedir a graça de ter o meu coração cada vez mais semelhante ao Teu. Que eu saiba amar, perdoar, pedir perdão, servir e mostrar sempre o seu caminho a todos. Então manda o seu Espírito Santo, para que Ele venha nos fortalecer, guiar e iluminar o nosso caminho! E faz crescer em nós o Teu amor, para que sejamos como os seus discípulos. Mãezinha querida, rogai por nós. Amém


Evangelho de Marcos, 9,30-37

(O narrador pode só ficar em cantinho contando a história enquanto outras pessoas vão encenando. Pode-se usar fantoches para fazer os personagens ou usar pessoas representando. Se você tiver o dom de desenhar e quiser ilustrar e colorir a história, você pode contá-la mostrando lâminas com as imagens.)
Narrador: Em um reino muito distante, vivia um Senhor que era muito pobre e, por causa de sua idade avançada já não podia trabalhar. Apesar de ser muito pobre, este Senhor adorava ajudar as pessoas e dividia o que tinha com elas. Certa vez, o reino começou a passar dificuldades porque uma grande seca tinha acabado com toda a plantação e mal se tinha o que comer. Mesmo com toda a dificuldade, aquele Senhor ainda dividia sua comida com as crianças que não tinham o que comer.
Senhor: Venham crianças, ainda tenho um pouco de farinha e açúcar, posso fazer um pouco de mingau para vocês.
Narrador: O Senhor cuidava das crianças como se fosse o pai delas. Com a falta de dinheiro, de comida e de água, o rei se desesperou e fugiu do reino deixando para trás todo o problema da seca.
Todos ficaram desesperados com a fuga do rei e começaram a decidir o que deveria ser feito. Uns queriam que todos fossem embora para um lugar melhor, outros queria pedira ajuda para o reino vizinho, outros queriam que se tivesse um novo rei, e aí começou a confusão, porque todo mundo queria ocupar o lugar do rei. No meio da confusão, apareceu aquele Senhor e perguntou para todos.
Senhor: Por que vocês estão discutindo?
Narrador: Todos ficaram em silêncio e com vergonha por terem começado uma discussão para ver quem seria o rei então, o Senhor disse a eles.
Senhor: Se alguém quer ser o Rei, seja o mais simples possível e ajude as pessoas que precisam.
Narrador: Todos então ficaram admirados com a sabedoria daquele Senhor e resolveram ouvir os seus ensinamentos.
Senhor: Se vocês querem acabar com a seca, devem contar com a ajuda de Deus. Jesus pediu que recebêssemos as crianças e cuidássemos delas porque assim estaríamos recebendo a Ele mesmo e, quem recebe a Jesus, é ao próprio Deus que recebe.
Narrador: Todos então perceberam que estavam esquecendo de ser mais humildes e amar a todos que estavam ao seu redor, em especial das crianças. Todos do reino decidiram que daquele dia em diante iam cuidar das crianças e de todos ao seu redor porque assim estariam recebendo ao próprio Deus e as coisas começaram a melhorar no reino, a seca acabou, eles tiveram uma ótima colheita e viveram felizes seguindo a vontade de Deus.



Dinâmica:
Após a explicação do Evangelho, senta as crianças em circulo para começar a reflexão. Jesus tem 2 grandes ensinamentos a nos fazer: humildade e serviço. Precisamos aprender a ser humilde, a sempre escolher o último lugar, para que Jesus apareça em nós. E também precisamos aprender a estarmos prontos para servir o outro, como a nossa mãe, pai, professora...

Para isso, temos que ter o nosso coração semelhante ao coração de Jesus. Então a sugestão é confeccionar esta caixinha em forma de coração.
Esta caixinha representará o nosso coração.
Antes de entregar uma caixinha para cada criança, faça primeiro a seguinte reflexão:
- Como é o coração de Jesus?
- O que precisamos fazer para o nosso coração ser semelhante ao coração de Jesus?
- Quem pode nos ajudar neste caminho? (Espírito Santo, Nossa Senhora, Anjo da Guarda, Papai, Mamãe...)




Depois entregue o molde assim, para que as crianças possam decorar o coração.
Se tiver tempo, pode ser uma decoração com cola, lantejoula, papel colorido ou até guache. Se não tiver muito tempo, pode decorar de lápis de cor, giz de cera ou até canetinha.

Então dentro da caixinha iremos colocar tudo o que partilhamos na reflexão. Pode escrever ou até desenhar!

Esta caixinha com os escritos servirão de lembretes que podemos fazer para deixarmos o nosso coração semelhante ao coração de Jesus. Assim se tivermos alguma dúvida da nossa atitude, podemos sempre olhar os lembretes da caixinha!




sexta-feira, 11 de setembro de 2015

24º Domingo do Tempo Comum


           

24º Domingo do Tempo Comum 
           13 de setembro de 2015
             Evangelho - Mc 8,27-35

A Renúncia é condição para seguir Jesus.”

                  
                    
Vamos falar neste dia da Fé da doação da Vida! Jesus, se doou por todos nós na cruz, por amor! Assim, ela é o maior símbolo do amor de Deus por nós!

Confeccionar com as crianças uma cruz feita de palitos de picolé para representar a cruz carregada por Jesus.
  • Dialogar com as crianças a respeito da cruz, da doação de Jesus por nós:
  • Essa cruz era leve como essa que fizemos?
  • Será que foi fácil  para Jesus abrir mão da sua vida, da família?
  • Conseguimos quantificar o amor de Jesus por nós?
  • Como as pessoas reagem diante dos problemas?
  • Dê um exemplo de doação para o outro?
Atividade ilustrativa:

  • Levar 1kg de algum alimento (farinha)
  • Levar o mesmo alimento fracionado em dois; 
  • Pedir para uma criança pegar o 1Kg do alimento sozinha, depois pegar o alimento fracionado e dividir com um colega;
  • Para representar que 1kg é bem mais difícil e pesado de carregar sozinho, do que quando dividimos com o coleguinha. Cada um carrega a mesma quantidade.
  • Refletir sobre Jesus nosso companheiro. Para que nas dificuldades possamos pedir e confiar que Jesus sempre estará conosco;
  • Pedir para uma criança pegar o Kg do alimento sozinha, depois pegar o alimento fracionado e dividir com um colega.
  • Apresentar o vídeo do Youtube:


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

23º Domingo do Tempo Comum





“Permanecei no meu amor, para dar muitos frutos.”



ACOLHIDA:
(FANTOCHE ESCONDIDO- ai, ai to morrendo de medo, vou correndo fazer uma oração pra pedir a Deus que me dê coragem.)....
SAMUEL – olá! Oi crianças.
MARIINHA – Nossa, peraí to escutando um barulhão. Vocês tão ouvindo. O que será que é isso?
SAMUEL – Aí, ta bom eu falo... é o meu coração. Ta batendo tão forte no meu peito que parece que vai explodir. Catapum!
MARIINHA – O que foi Samuel? Que está acontecendo?
SAMUEL : TÔ com tanto medo. Medo, medinho e até medão.
MARIINHA: medo! De quê?
SAMUEL – Ah eu tenho medo de tudo, tudinho mesmo até falar de Jesus pros meus coleguinhas, medo dessa doença até de gripe.
MARIINHA – Então pode acalmar seu coração. Coragem amigo, Jesus hoje vai mostrar que não precisamos temer. Ele nos quer animados, sarados e fortes.
SAMUEL – Você falando assim já tô até sentindo uma força.
MARIINHA – Pode sentir Samuel, e vocês também pois Jesus cura os doentes, faz o cego enxergar e o cocho andar. Pra Deus nada é impossível.
SAMUEL: então quero apresentar a ele meus medos, minha ansiedade, minha família. MARIINHA: vamos todos fazer como Samuel? O que você trouxe e quer apresentar pra Jesus? Põe a mão no seu coração, abaixa sua cabeça e vai conversando com Jesus apresente a ele suas necessidade. (esperar um minuto).
Põe a mãozinha no seu coração e pense o que você tem aí dentro que vc quer colocar nas mãos do Sr. Quando eu contar até 3 nós vamos jogar pra Deus. 1 2 3 e já!!! Ofereceremos  Jesus e temos a certeza que Ele pode transformar nossas tristezas e medo em alegrias.

O mês de agosto foi o mês das vocações, comemoramos o dia dos pais, dia do padre, dia dos leigos e dia dos catequistas... Finalmente chegamos no mês de setembro, um mês muito especial para nossa igreja... Sabe o que comemoramos?

Setembro é o mês dedicado a Bíblia.
Devemos ler a Bíblia, buscar informações dessa história bonita da vida do povo de Deus que é a nossa também. Hoje vamos ouvir uma parte dela, no evangelho, onde Jesus opera um milagre, curando um surdo-mudo de seu mal, fazendo-o falar e ouvir perfeitamente, cura também sua alma, pois nada vale o homem perfeito se  sua alma esta perdida. Assim vemos que Jesus esta sempre pronto a manifestar sua glória e seu amor quando precisamos.

Um jardim muito diferente

Técnica: Com fantoches de Flores
Personagens:-Tortinha -ceguinha  -bonitona –branquinha- o mestre??????
Todo mundo sabe que,quando a primavera chega tudo ficou tão lindo, quero dizer… para aquelas flores do jardim algo novo haveria de acontecer, pois elas ouviram do jardineiro que um grande mestre viria visitá-las.. era um mestre esperado por todos e batizado no amor e na salvação. Mas…  será que eram todas as flores mesmas que acreditavam em salvação? Vamos dar uma espiadinha pra gente ver o que está acontecendo lá no jardim
Tortinha _ Ah!!Destino cruel, porque tudo acontece comigo. Vejam só todas as flores são tão lindas…  e eu assim, tortinha, aleijadinha… feinha
Bonitona _ Pare de reclamar, Tortinha…  Agradeça pela beleza de suas cores…  Vê só a ceguinha…  ela nada vê, mas se sente feliz em alegrar o ambiente para os outros.
Tortinha _ Eu quero que os outros se danem. Queria ver se eles fossem tortinhos como eu, se seriam felizes?!Você fala assim porque é perfeitinha…  Lindona e não é ceguinha
Bonitona _ Engana-se, querida! Eu falo assim porque  sou agradecida. E sabe de uma coisa, eu vou parando com esse papo chato. Tchau pra você.
Tortinha _ Pode ir, sua esnobe…  fala assim porque não tem defeitos, fica ai toda arrumadinha, bonitinha se achando a tal, já vai tarde, sua metida…    Pô…  caramba…  como dói ser curva…  ser torta e aleijada… melhor era eu ter nascido morta…  esticada e durinha.
Ceguinha (cantando)_ Sou feliz senhor porque estás comigo, vamos lado a lado.
És meu melhor amigo… .Sou feliz senhor
Tortinha _  Ô sua desafinada, quer calar essa boca? Não está vendo que hoje eu tô depressiva?
Ceguinha _ Como pode uma flor ter depressão? Um ser tão belo e encantador, que embeleza, perfuma e colori todo o jardim?
Tortinha _ Você fala assim porque é cega, minha filha…  Se enxergasse iria ver que não sou nada disso. Sou torta, feia (snift) e aleijadinha.
Ceguinha _ Que isso, irmã…  por que  tanta revolta?
Tortinha _ Não é revolta não! É porque eu não me aceito do jeito que sou…  vê só! O vento agora bate em sua haste e você balança com ele, dança uma valsa de amor com ele, mas comigo isso não acontece…  Ele bate e quase me mata, me joga no chão…  Ele não me balança, nem ao menos é educado pra me pedir perdão…  Eu quase morro toda vez que ele passa…  Meu corpinho torto não balança (snift) como sou infeliz.Ohhhhhhhh! Eu quero morrer…  quero morrer…
Ceguinha_ Calma, calma, Tortinha! Eu sei de uma coisa que poderá ajudar a você melhorar.
Tortinha _ Vê só quem está falando isso? Uma cega que não enxerga nem a ponta de seu nariz, ainda mais querendo dar conselho pra alguém superior a você!  Ah, vê se você se enxerga, ô sua cega!
Branquinha _ Puxa vida, Tortinha…  por que agredir assim a ceguinha? Ela está só tentando de ajudar…  melhorar seu dia.
Tortinha_ Por acaso você acha que ela pode mudar a vida de alguém sendo que nem a dela ela enxerga?
Ceguinha _Não fale o que você não sabe! Tenho comigo uma luz que é maior que qualquer luz do mundo, tenho a esperança de ser curada pelo mestre jardineiro. Ele virá…  outras flores já me disseram. Ele trará a luz também de fora pra mim. Eu verei todas as maravilhas que você vê e não agradece. Terei o prazer de ver os pássaros, e o sol, e o vento nas plantas…  sentir e olhar a chuva fina que irá me abraçar, trazendo a terra à alegria da vida.
Tortinha _ Ela bebeu? Além de cega agora também é uma tonta? Deixe de ser tola…  ninguém virá ajudá-la. Você morrerá cega. Assim como eu morrerei torta. Esse tal de mestre não existe…  é uma enganação.
Ceguinha _ (autoridade) Eu creio nele sim e sei que ele está próximo.(calminha) Ainda dá tempo de você se arrepender e procurar ajuda no mestre jardineiro, Tortinha. Sabe de uma coisa? Dizem que ele é o Filho do Maior Jardineiro.. ele é aquele que consegue tirar todo o mal do mundo…
Tortinha_ Cruz credo! Só me faltava mais essa. Prefiro morrer torta a acreditar em bobagens.
Ceguinha _Se é assim que você pensa…  Azaro seu. Eu, quando o mestre chegar, vou pedir a ele que me cure…  esperei por ele a vida toda e sei que ele assim o fará e serei eternamente grata a ele.
Bonitona (chega aflita, gritando)_ Ei, Ceguinha…  Ceguinha…  vê lá quem está vindo!! É o mestre! Peça a ele…  peça…  Ele irá curá-la.  Ele é aquele que vem tirar todo o mal do mundo. Você também, Tortinha. Acredite que ele irá fazer você ficar boa…  aproveite, peça a ele também.
Tortinha _(cantando) To nem ai…  to nem ai…  vai “cuida” dos seus problemas e deixa os meus aqui…  tô nem ai…  tô nem ai.
Ceguinha _ Mestre, ó Mestre…  sou eu a ceguinha. Senhor tenha dó de mim, me cure de minha cegueira, há tanto tempo tenho esperado por isso…  Há tanto tempo tenho esperado pelo Senhor e por sua luz.
Mestre _Tudo bem, minha filha…  conheço o seu coração e sei o quanto é boa e o quanto me ama. Abra seus olhos…  a sua fé te salvou…
Ceguinha _ Viva!! Eu estou enxergando…  estou vendo tudo…  estou vendo. Muito obrigada, Mestre.. Muito obrigada, Mestre…
Tortinha _ Ouuuu…  que bagunça é esse ai hein?Quê isso? Que palhaçada é essa?Vai curando uns e deixando os outros aqui sem curar? Assim não, assim não dá, assim não tem jeito…  faça o favor de me curar também.Afinal deve ter sido por sua causa, que eu nasci torta assim.
Mestre _Querida florzinha, primeiro é preciso curar seu coração, depois é que o milagre acontece. Felizes são todos aqueles que acreditam no Senhor, porque esses, verão a glória eterna.
Desta forma, crianças, aconteceu uma grande festa no jardim, com muita alegria pela cura da ceguinha…
Agora, quanto à outra…  a outra Tortinha…  Essa ainda anda revoltada, mas querendo entender como é que se cura coração para que se opere o verdadeiro milagre. Porque muitas vezes estamos com todos os sentidos fechados pra Jesus e não sabemos disso também.

ATIVIDADES:

Esse é um lindo Evangelho para trabalhar com as crianças!! Após a explicação do Evangelho, é preciso motivar as crianças a entenderem a importância de escutar Jesus.

Para isso, tem uma dinâmica muito boa! A dinâmica funciona assim:
- É preciso separar as crianças em 2 grupos.
- Cada grupo escolherá uma pessoa, para viver esse momento um de cada vez.
- Um grupo será a voz de Deus e o outro grupo será a voz que atrapalhará a voz de Deus.
- De um coração para a criança escolhida e vende seus olhos. Ela terá que levar esse coração até uma imagem ou foto de Jesus.- Para a criança chegar à Jesus, ela terá que escutar somente o grupo que tem a voz de Deus. O outro grupo fará muito barulho para atrapalhar.
- Se tiver poucas crianças, podem realizar essa dinâmica com todos.


Após a dinâmica, vamos a partilhar. Foi fácil ou difícil escutar a voz de Deus? Por que foi difícil? Na nossa vida, o que tem nos atrapalhado de escutar a voz do Senhor? E o que tem nos impedido de espalhar o seu amor? Como podemos escutar a voz do Senhor? E escutando a voz do Senhor, como podemos espalhar o seu amor a todos??

Para motivar as crianças nesta linda missão, precisamos mostrar os olhos de Jesus. Jesus tem olhos cheios de amor, cheios de compaixão para todos.
Nós precisamos ter esses olhos para todos ao nosso redor.
Então, para motivar as crianças a terem olhos de amor, podemos confeccionar óculos que nos dê uma visão de amor.