sexta-feira, 29 de maio de 2015

SANTÍSSIMA TRINDADE





JESUS E OS ONZE DISCÍPULOS

Páscoa – Santíssima Trindade
Ano B – Mateus 18, 16-20













Santíssima Trindade



HISTÓRIA: A árvore da vida

Nícolas era um menino muito esperto, diferente das outras crianças da sua sala de aula e prestava muita atenção em todas as explicações da professora. Entre todas as coisas que ele aprendeu, da qual ele mais gostou foi a explicação sobre a vida da árvore. Ele gostou de saber que a raiz escondida no fundo da terra, alimenta e fortalece a árvore, que o tronco sustenta a árvore e é o caminho dos alimentos ate as folhas, que as folhas em contato com o sol transformam os alimentos em energia e força, gerando as flores que se transformam em frutos. 
Um dia na catequese, as crianças perguntaram para a catequista:
- Como é que Deus pode ser três pessoas em uma só? 
Nicolas bem rápido respondeu, antes da catequista: 
- A Trindade de Deus é como uma árvore! 
- Como assim? – disseram as crianças. 
- Explique para nós – sugeriu a catequista. 
- Bem o Pai é o criador, aquele que sustenta a vida como a raiz de uma árvore. Sem raiz a árvore não vive, O Filho é o que salva a vida. Ele é o caminho de Deus para nós, como o tronco de uma árvore que serve de apoio e percurso dos alimentos. O Espírito Santo é o que fortalece e faz o cristão produzir frutos, como as folhas, que em contato com o sol, transformam os alimentos em energia, fortalecendo a árvore para que ela dê frutos. Raiz, tronco e folhas formam a árvore. Pai, Filho e Espírito Santo formam a Trindade. Os frutos das árvores são a laranja, a goiaba e muito mais. Os frutos da Trindade são o amor, a paz, a doação e muito mais. 
- Muito boa explicação, Nicolas! – disse a professora. 
- É mesmo, dona Lúcia, nós precisamos da Trindade de Deus para produzir os frutos do Reino. 
- Nicolas, o Espírito Santo o inspirou. O Espírito Santo falou para nós através de você. Dona Lúcia estava admirada com a explicação de uma criança. E muito bem explicado. Então perguntou:
- Nicolas, como é que você aprendeu isso?
- Pensando em Deus, deixando Deus cochichar no meu coração. 
Nicolas tornou-se catequista e hoje é um grande apostolo de Jesus.

REFLEXÃO: O mistério da Trindade de Deus só pode ser compreendido pelos que possuem o coração de criança. Pelos que possuem a simplicidade em sua comunicação com Deus. Só Deus pode desvendar seus mistérios no coração de quem o ama acima de tudo.


EVANGELHO


de Emílio Carlos

NARRADOR – Oi. Tudo bem com vocês? Quem quer ouvir uma história levante a mão! Levante a mão de novo! Muito bem! Hoje eu vou contar uma história do tempo de Jesus. É uma história que aconteceu há 2 mil anos atrás. Eu não era nem nascido. Você era? E você? E você? Não, ninguém aqui tinha nascido há 2 mil anos atrás – nem o padre. Então todo mundo bem quietinho que eu vou contar a história. Atenção, hein?
Primeiro Jesus morreu na cruz; depois Jesus ressuscitou. Os 11 discípulos foram para a Galileia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado a eles.

(os 11 discípulos entram)

NARRADOR – Então Jesus se aproximou dos discípulos.

(entra Jesus)

NARRADOR – Então Jesus disse:

JESUS – Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Vão a todos os povos do mundo e espalhem a Boa Nova.

NARRADOR – Essa era a missão que Jesus deu aos discípulos. E Jesus disse mais:

JESUS – Batizem todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

NARRADOR – É, gente: Jesus estava enviando seus discípulos numa grande missão de evangelização. Era pra eles levarem a Palavra de Deus para todos os cantos do mundo. Então Jesus disse assim:

JESUS – Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos.

(música – os discípulos saem)

NARRADOR – Todos nós fomos batizados com o sinal da cruz: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Essa é a Santíssima Trindade que Jesus nos revelou.
Fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo como Jesus queria. O Pai é Deus: o Filho é Jesus; e o Espírito Santo é aquele que Jesus enviou para que todos compreendessem suas palavras.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas, e ao mesmo tempo são uma só pessoa. E nós chegamos ao Pai pelo Filho e com a ajuda do Espírito Santo.

JESUS – (ao público) Eis que estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

NARRADOR – Jesus está conosco agora, aqui, sempre. Vamos segui-lo pelo caminho que leva ao céu.

(música e Fim).



Brincadeira para memorizar mensagem:
O Jogo "Vai": Este jogo é semelhante ao "FAÇA O QUE O MESTRE MANDAR". 

A Catequista dará as ordens, mas só deve ser obedecida se disser: 
"JESUS DIZ".
Por exemplo: JESUS DIZ vá orar, 
                     JESUS DIZ vá ler a Bíblia
JESUS DIZ fale o versículo de hoje, e abraçar alguém, etc.

Se a Catequista disser: "Jesus não diz"  as crianças que obedecerem vão saindo até que sobre apenas uma.

DINÂMICA
Só há um Deus, mas são três Pessoas. Com a dinâmica da caixinha de fósforos podemos entender melhor.
Tira-se um palito da caixinha e pede-se para que olhem bem para o fósforo.
- "Vou riscar este fósforo e vocês terão que ver quem chega primeiro: a luz, o calor ou o fogo, ok? Prestem bem atenção!".
Risca-se o fósforo e espera um tempo para que as crianças se decidam qual dos três elementos chegou primeiro.
- "Agora explicarei quem chegou primeiro. Não foi a luz! Não foi o calor nem o fogo. Os três chegaram ao mesmo tempo. No momento em que risquei o fósforo surgiu uma chama. Essa chama tem três jeitos de ser: luz que ilumina (mando alguém apagar a luz e depois acendo outro fósforo), calor que aquece (encosto minha mão e digo que está quentinho) e fogo que transforma (queimo um pedaço de papel que se transforma em cinzas). Vocês estão vendo? É uma chama só, mas tem três propriedades. Assim é a Santíssima Trindade: um só Deus com três jeitos de se manifestar. Ele se manifesta como Pai, Criador de tudo. Como Filho, que vem a nós, que nasce da Mãe do Céu, que morre e ressuscita por nós e assim nos redime, nos salva. Ele é o Espírito Santo que nos queima por dentro, nos transforma e nos santifica".



quinta-feira, 21 de maio de 2015

SOLENIDADE DE PENTECOSTE




Solenidade de Pentecostes
Apucarana, 24 de maio de 2015.
Tema:“Vinde, Espírito Santo”





1.AMBIENTAÇÃO – Sejam bem vindas crianças!! Estamos felizes com a presença de vocês.  Vamos iniciar nosso encontro com o sinal da cruz cantado. ( cantar outros cantos de animação infantil)

2.EVANGELHO – Deus se apresenta como PAI ( criador) FILHO( Jesus Cristo) ESPIRITO SANTO ( que foi simbolizado como línguas de fogo).
Jesus prometeu o Espírito Santo para continuar em meio a nós.  Sabe como aconteceu? Foi numa festa dos judeus que eles chamavam de “Pentecostes”.
Recebei o Espírito Santo! - Jo 20,19-23 ou Jo 15,26-27; 16,12-15
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Disse: “A paz esteja convosco”. Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, se alegraram por verem o Senhor. Jesus disse, de novo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio”. Então, soprou sobre eles e falou: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, ficarão retidos”.


 3. ATIVIDADES:
- Salinha para atendimento das crianças menores
- Montar a árvore das virtudes

FONTE – Pulsandinho – Diocese de Apucarana – Montagem e pesquisa – prof.ª Luzia de Fátima G. da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana – www.nsalegria.com.br

4. CONCLUSÃO – Quando recebemos o Espírito Santo, os dons dão frutos na nossa vida. São eles:




quinta-feira, 14 de maio de 2015

DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR





ASCENSÃO DO SENHOR


17 de maio de 2015
Ano B - Branco

“O ressuscitado continua conosco.”








REFLEXÃO:
Que alegria saber que Jesus subiu ao céu não é verdade? Pois é o meu lugar é lá também é o seu. Para alcançarmos o céu precisamos reconhecer que somos pecadores e que erramos muitas vezes no caminho em direção ao céu. as vezes mentimos, desobedecemos, brigamos com nosso pais, coleguinhas e irmãozinhos. Agora é o momento de nos reconciliarmos com Deus? Leva a mão no coração e abaixa sua cabecinha e conta pra Jesus o que você tem feito que tem deixado seu coração triste. Vamos rezar juntos: 

Senhor eu quero te pedir perdão pelas vezes que fiz o que não agradou seu coração. Pelas vezes que menti, desobedeci, xinguei, magoei as pessoas. Senhor Jesus tende piedade de mim. Cristo tem piedade de mim. AMÉM




EVANGELHO - Marcos 16, 15-20

Sugestão I

(entrar com uma super mala de viagem e uma lista de coisas para resolver)

Ai, ai... meu Deus... Como da trabalho viajar... Deixa eu ver (abrir a mala) Roupas certo, sapato certo... ) (abrir uma folha enorme de papel)

Vamos conferir:
  • Deixar o carro para arrumar
  • Deixar a chave de casa com a faxineira
  • Passar na casa da mamãe e levar frutas...
preciso ensinar a babá os horários das crianças, horário de aula, tv, recreação. Preciso ensinar meu esposo a fazer o leite da Julinha e a vitamina do Pedr. Não posso esquecer de ensinar a Maria como fazer orçamentos para os novos clientes e pedir que desmarque os horários de reunião.
Nossa!!! quanta coisa pra fazer... Dá um trabalhão viajar...

Sabe crianças até lembrei de Jesus... 
antes dele ir para o céu Ele teve que preparar muitas coisas. Ele ficou no meio dos discípulos e ensinou como deveríamos agir e o que deveríamos fazer. ele disse; "Ide e anunciai o evangelho, fazei discípulos, amém e perdoem uns aos outros e batizem em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Depois de deixar tudo prontinho Ele subiu aos céus para ficar ao lado do Pai, mas sem nos deixar sós, mas essa parte é assunto pra próxima semana. Bom chega de bater papo né? Vou logo acabar as coisas e sair de viajem. Tchau amiguinhos...



Sugestão II

de Emílio Carlos

JOCA – (entra) Oi pessoal!
CLARINHA – (entra) Oi pessoal!
JOCA – Oí-oí-oí!
CLARINHA – Oi!
JOCA – Oí-oí-oí!
CLARINHA – Oi!
JOCA – Oí-oí-oí!
CLARINHA – Joca.
JOCA – Oí-oí-oí!
CLARINHA – Joca!
JOCA – Oi Clarinha.
CLARINHA – Que oi mais esquisito.
JOCA – É: parece o oi do Tarzan, né?
CLARINHA – É... eu não achei não.
JOCA – E se eu fizer assim, ó: oí-oí-oí.
CLARINHA – Tá certo, Joca. Agora parece.
JOCA – Sabe, Clarinha: eu fiquei com uma coisa na minha cabeça a semana inteira.
CLARINHA – E o que foi, Joca?
JOCA – É que na hora que a gente reza o “creio”...
CLARINHA - “Creio em Deus Pai Todo Poderoso”...
JOCA – Isso mesmo, Clarinha. Nessa hora a gente fala que Jesus subiu ao céu.
CLARINHA – É isso mesmo, Joca. Primeiro Jesus foi crucificado e depois ressuscitou.
JOCA – E depois?
CLARINHA – Depois ele ainda ficou mais um tempo por aqui. E então Jesus subiu ao céu.
(música + cartaz mostrando a Ascensão de Jesus)
CLARINHA – O céu se abriu, os anjos cantaram e Jesus subiu ao céu, onde está sentado ao lado direito de Deus.
JOCA – Que legal, Clarinha!... Mas e depois?
CLARINHA – Depois Jesus nos enviou o Espírito Santo, para cuidar de nós sempre.
JOCA – Que nem em Pentecostes, né Clarinha?
CLARINHA – Isso mesmo, Joca.
JOCA – Mas Clarinha: e agora?
CLARINHA – Agora é com a gente, Joca: Jesus veio e nos ensinou como andar no caminho de Deus. Jesus nos ensinou como entrar no céu.
JOCA – E o que a gente tem que fazer?
CLARINHA – Precisamos pôr em prática tudo que Jesus ensinou...
JOCA - … levar a Palavra de Deus a todos os lugares...
CLARINHA - … e nos preparar para o Reino de Deus, que está perto, viu? É: Jesus vai voltar.
JOCA – Quando, Clarinha?
CLARINHA – Mais cedo do que muita gente pensa.
JOCA – Então é melhor me preparar.
CLARINHA – É isso mesmo, Joca. Vamos nos preparar para a volta de Jesus.
JOCA – Tchau pra vocês, gente!
CLARINHA – Tchau!
JOCA – Tchau!
CLARINHA – Tchau!


ATIVIDADES:




quinta-feira, 7 de maio de 2015

6º Domingo da Páscoa - Jo 17-11-19 AMAI-VOS UNS AOS OUTROS.





















DIAS DAS MÃES

Acolhida - acolher as crianças desejando a paz. cantando


Animação - musicas a escolha do grupo.

Oração- rezar pelas mães- ( pode-se levar uma imagem de Nossa Senhora e falar sobre a Mãe de Jesus) 

Quem é Maria?
Maria era uma moça que morava em Nazaré, na Galiléia, no país dos Judeus. Era um lugar pobre. Maria era noiva de um carpinteiro chamado José. Ela sempre foi uma moça especial. Deus preparava para ela uma grande missão.
O mundo no qual Maria vivia estava cercado de sofrimento e maldade. E o povo esperava que Deus enviasse o Salvador do mundo. E Deus a escolheu.
O anjo Gabriel avisou Maria que ela seria a mãe de Jesua, que viria libertar os homens do pecado. Maria respondeu: “Sim, sou a serva do senhor, faça-se em mim segundo vossa vontade.”
Maria teve Jesus e cuidou dele até crescer. Sempre esteve presente na vida de Jesus. Quando ele estava na cruz, lá estava ela, sofrendo a seu lado. Maria também acompanhou os apóstolos quando eles ensinavam o Evangelho aos povos.Maria é representada em diferentes lugares com nomes também diferenciados, como por exemplo, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes e muitas outras, porém  em todos os casos, trata-se da mesma Maria, mãe de Jesus.


Historinha




 UM AMOR DE MENINA


            Que graça de menina!
            Era linda, simpática, alegre e prestativa. Boa aluna na escola, boa filha em casa, amiga leal de todos os seus amiguinhos.
            Tinha nove anos e gostava de ajudar os que precisavam dela.
            Seu nome era Rosa, mas todos a chamavam de Rosinha, porque era uma florzinha de menina. Seus olhos azuis como os de Maria contrastavam com os cabelos pretos e com a pele clara. As faces eram rosadas e a boquinha bem vermelhinha.
            Rosinha não era convencida, ao contrário, a humildade estava sempre presente em suas palavras e em seus gestos.
-        Rosinha, ajude-me, dizia dona Lucília, sua mãezinha.
-        Sim, mamãe. O que quer que eu faça?

            A casa precisa ser varrida e espanada. Eu vou cuidar da cozinha.
-        Sim, mamãe!
            E Rosinha, cantarolando, varria e tirava o pó da casa.
-        Rosinha, você viu meus óculos? -  perguntava-lhe o senhor Eduardo, seu pai.
-        Vou procurá-los para o senhor pai.
            Sempre achava os óculos: às vezes no quarto, outras vezes na sala e até na cabeça do pai.
-        Há, há, há, há, há – riam os dois.
            Todos os dias, Rosinha ia sozinha para a escola, que era perto.
            Certa vez, um pobre estendeu-lhe a mão, pedindo-lhe uma esmola. Rosinha percebeu que deixara em casa a sua bolsinha.
Ficou triste, muito triste.
            De repente, lembrou-se de sua merendeira. O que fez? Tirou de dentro dela um saquinho de biscoitos e uma laranja e, com maior prazer, entregou-os ao pobre, era tudo o que tinha.
            O pobre chorou.
-        Que bom coração o de Rosinha.
A menina sorriu e foi muito alegre para a escola. Sentia-se muito feliz.




Reflexão:
Se houvesse mais “Rosinhas” no mundo, Jesus sorriria.
Amar a Deus e ao próximo é o mandamento do amor, é o mais importante de todos. De fato, quem ama não mente, não ofende, não faz coisas erradas. Jesus entregou sua própria vida por causa de nós. É por causa de seu amor que estamos aqui reunidos para nos alegrar e cantar.