quinta-feira, 31 de julho de 2014

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM (Mt 14,13-21)

Acolhida - Acolher as crianças com alegria desejando a paz
Animação- Sinal da Cruz, Pecado Pecadinho Pecadão, Louvar com a vovó.
Oração.- Pai Nosso Ave Maria com gestos, fazer um momento de louvor.
Dinamica
Eu trouxe uma surpresa para repartir para vocês. (, distribua balas).
É importante aprendermos a repartir como nossos amiguinhos e irmãos o que temos.

Vocês sabiam que Jesus ama todas as pessoas e quer que nós nos amemos uns aos outros! Nós podemos demonstrar amor quando repartimos o que temos. Por exemplo: repartir nossos brinquedos, nosso lanche, nosso lápis.
Deus fica feliz quando repartimos as coisas.

Contar o evangelho - Ler varias vezes o evangelho e conta-lo paras  as crianças, pode utilizar fantoches ou flanelógrafo. .
            

C

Evangelho
Naquele tempo,quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé.
Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes.
Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!”
Jesus, porém, lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!”
Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”.
Jesus disse: “Trazei-os aqui”.
Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões.
Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.
  Atividades- pinturas e brinquedos

quinta-feira, 24 de julho de 2014

17º Domingo do Tempo Comum



Tema: “Reino de Deus: O tesouro da vida”
Apucarana, 27 de julho de 2014.
AMBIENTAÇÃO: Olá crianças, sejam bem vindas à Salinha Catedral. Iniciemos nosso encontro cantando a oração do Sinal da Cruz( depois pode cantar outros cantos de animação).
(ilustração)

PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO: (Levar uma caixa, ou um baú que contenha todas as coisas citadas na acolhida. Lembrando que você tem liberdade de colocar o que achar necessário. Ressalte a imagem de Jesus, o maior  tesouro é ele )

 Vejam só o que tenho aqui?! Isso um baú. Eu achei-o lá em casa enquanto estava fazendo uma faxina. Então pensei: _ Vou levá-lo lá para a missa e deixar que as crianças vejam o que ele contém, assim poderemos todos saber o que tem valor nesse baú e o que não tem. Vamos abri-lo?
 Aqui no baú tem livros.  Olhem a bíblia. Isso aqui tem valor na vida da gente? Devemos guardá-lo?
 Aqui tem lixo. Lixo a gente guarda ou joga fora?
Aqui no cantinho tem um terço. O que eu faço com ele?
Ali um uma caixa vazia, oca, rasgada, isso tem valor?
 Aqui tem uma foto da minha família. Será que eu guardo?
Vejam só o que achei? Um rato morto? Será que devo guardá-lo? Por que não? Ah, porque ele não presta nem vivo, imagina morto, não é mesmo?
Pois aqui ainda tem um quadrinho e vejam só, crianças, é Jesus!!! Será que Ele merece ser um tesouro no meu baú?
Pois esse baú contém para mim as maiores riquezas que um homem pode possuir. Tem Jesus, tem minha família, tem as coisas que me ajudam a crescer na fé e na vida. Mas também tinha coisas que não prestavam para nada. E o que nós fizemos? Separamos o que era bom e jogamos fora o que era ruim.
Pois, crianças, no evangelho, Jesus nos falará sobre isso. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos.  Nossa vida será como esse baú, Jesus irá querer abrir um por um e, se dentro dele você tiver coisas boas, ensinamentos que Ele sempre pregou e aprendemos e ações que fizemos em seu nome serão os justos.
Assim, crianças, aquele que quer ser salvo, terá que ter como maior tesouro esse aqui, Jesus. Esse deverá ser nosso maior tesouro e ficaremos estamos tranquilos, pois sabemos que se mantivermos a fé, seremos escolhidos pelos anjos para fazer parte no reino que Jesus nos preparou.
             
EVANGELHO: Anúncio do Evangelho (Mt 13,44-52)    
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.
47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes.
51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Palavra da Salvação – Glória a vós Senhor.

















SEQUÊNCIA DE IMAGENS SOBRE O EVANGELHO:

ATIVIDADES:
1.Pintura alusiva
2. Caça ao tesouro
3. Brincadeiras recreativas musicais.

PESQUISA: Colaboração – Prof.ª Luzia de F. G. da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria de Apucarana
FONTE: sementinhakids.blogspot.com/ catequisar.com.br





quinta-feira, 17 de julho de 2014

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM






DEUS AGE COM PACIÊNCIA


"A paciência de Deus ensina-nos a tolerância."





Bom dia crianças!!!
Que dia maravilhoso estamos vivendo, não é mesmo? O domingo sempre é um dia muito especial, porque é o dia do Senhor e é o dia em que podemos estar mais perto de Jesus e no qual podemos aprender lições maravilhosas que nos ajudam a nos aproximarmos mais do nosso criador.

Vocês já imaginaram Jesus com a peneira, lere lere, lere lere lere...
Mas isso é só uma forma de falar crianças... sabem o que quero dizer?
Que quando Jesus voltar ele vai olhar todos os seus filhinhos amados e vai pegar todos aqueles que viveram como ele ensinou para levar com Ele.
Vocês entenderam? Eu quero também passar por essa peneira. Quero ser escolhida por Ele.
vou ensinar uma musiquinha pra vocês. Ela tem uma parte que fala assim "não quero ser joio Senhor, quero ser seu trigo de amor, semear a paz, a esperança, o amor e a salvação."
muito lindo não é mesmo?
Então vamos todos cantar? (quem souber a coreografia ensina as crianças e deixem elas dançarem de de duas em duas)

SE O SENHOR PENEIRAR 
Se o Senhor peneirar, eu quero passar para o lado de lá (4x)
Eu não quero ser joio, Senhor, eu quero ser trigo de amor.
Semear a fé, a esperança, o amor e a salvação. (2x)
Se o Senhor peneirar...

DANÇA DA AMIZADE
Esta é a dança, a dança da amizade
É alegria para lá e para cá
Laiá, laiá, laiá...
Laiá, laiá, laiá...

A palavra de Deus é luz para nossa vida. É por isso que (cantar) quando o Espírito de Deus se move em mim eu escuto como rei Davi. Eu escuto, eu escuto, eu escuto como rei Davi.(2x)



Evangelho
(Para saber mais leia: Mateus 13,24-43; Lucas 13,18-21) 

O Grão de Mostarda

Você vai precisar de: várias espécies de sementes de diversos tamanhos (abóbora, jaca, laranja, melancia, pinha e de mostarda).Você pode adquirir sementes de mostarda em casas onde vendem-se temperos.

Por menor que seja nossa fé podemos ser usados por Deus e realizar grandes coisas

Hoje, eu tenho um desafio para vocês. Vou lhes mostrar algumas sementes e vocês vão tentar descobrir de que frutos elas pertencem, entenderam? Podemos começar? Então vamos lá! (Mostre uma semente por vez e pergunte a qual fruta ela pertence. Deixe a de mostarda por último).
- De que fruto é esta semente?
- Muito bem! E esta aqui? (repita o processo com as demais sementes).
- Agora eu quero ver se vocês conhecem esta aqui (mostre a semente de mostarda) Ninguém a conhece? Vejam como ela é miudinha, quase não podemos pegá-la com os dedos sem derrubá-la de tão pequenina que ela é! Sabem este sementinha é de uma planta chamada mostarda. Jesus certa vez nos contou uma parábola interessante sobre esta semente.
Jesus andava de cidade em cidade ensinando a Palavra de Deus.
Jesus procurava fazer comparações para o povo entender o que Ele queria ensinar sobre o reino de Deus. Certo dia Ele apanhou pequenas sementes de mostarda para contar uma História.
Olhou para o povo e disse:
-” O Reino de dos Céus é como o grão de mostarda, ela é a menor de todas as sementes.Mas, quando você lança essa semente na terra, ela cresce e se transforma, torna-se a maior das hortaliças. Nos seus ramos
60 Histórias Bíblicas para Adoração Infantil as aves fazem os seus ninhos. Assim também é a nossa fé, pode ser tão pequena como um grão de mostarda, mas pode realizar grandes coisas para Deus.
Assim, queridas crianças, por menor que seja a nossa fé podemos ser usados por Deus para realizar grandes coisas para Ele.

Oremos para que Deus use cada um de nós para o Seu trabalho.


Dinâmica I
Colocar dois copos de água, um do lado do outro, sendo que um deles deve ter a água misturada com açúcar e o outro com sal ou um pouco de limão. Faça as crianças responderem se vêem alguma diferença entre eles e depois faça com que eles provem da água de cada copo. Depois vá explicando que aqueles que são obedientes a palavra de Deus, tem um falar doce, pois falam da parte do Senhor, mas, aqueles que não são do Senhor, são pessoas que vão crescendo com rancor e se tornam pessoas más e amargas. então mostre que ambos estão juntos, mas são diferentes e veremos as diferenças quando provamos... assim também são filhos do Senhor que são provados e aprovados pelo Senhor.

Dinâmica II
Mostrar figuras do Joio e do Trigo, para explicar como são parecidos e saber separar.
Levar uma figura de criança grande feita de papéis coloridos, de fisionomia meio triste, roupas não muito coloridas, escrito na boquinha: fazer fofoca, nos bracinhos: ser agressivo, nas pernas: ser preguiçoso, nas orelhas: ouvir mentiras (mal testemunho) etc.. 
Levar as partes desta mesma criança só com atitudes positivas, separadas para serem coladas por cima. Ir explicando para as crianças como mudar de atitude pode mudar nossa vida, inclusive nosso testemunho e ter uma nova forma de vida no Senhor. Elas mesmas podem ir colocando na criança (simbolizado pela mesma criança feita de papel) as partes positivas, cobrindo as partes negativas. As roupinhas bem coloridas simbolizando atitudes positivas.
(preparar papel individual para as criança com as partes positivas) 





segunda-feira, 7 de julho de 2014

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM Mt 13-1-23

Acolher - as crianças desejando a paz

Animação-  músicas escolha do grupo.

Oração- Pai Nosso , Ave Maria  com gestos

O Semeador


APLICAÇÕES: Você deve ser a terra boa; deve ouvir e obedecer a Palavra de Deus. Você deve dar muitos frutos: ajudar as pessoas

Jesus contou esta história:

Um homem saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho. E os passarinhos comeram tudo.
Outras sementes cairam num lugar onde havia pedras. As sementes brotaram e aparecendo o sol, queimou as plantinhas.
Outras caíram no meio dos espinhos. Eles cresceram e abafaram as plantas.
Mas as sementes que caíram em terra boa cresceram fortes e produziram muitos frutos.

Jesus explicou que a semente é a Palavra de Deus e as pessoas são a terra.

Quando elas ouvem a palavra de Deus é como se a semente estivesse caindo em seu coração. Ela ouve com atenção, mas então vem o diabo e rouba a palavra de seu coração.  Por exemplo, você ouviu alguém pregar que Jesus é o seu Salvador, que Ele te ama e quer te perdoar, mas de repente vem um pensamento na sua mente assim: “Ah, isso não é verdade! Eu já sou feliz não preciso de um Salvador!” Se você der ouvido a esse pensamento estará deixando que o diabo roube a palavra do seu coração. Quando ouvimos algo da parte de Deus devemos crer e não deixar que pensamentos contrários venham nos fazer duvidar.

As que caíram em meio às pedras são as pessoas que ouvem a Palavra com alegria e crêem por isso a semente começa a brotar,  mas a terra de seu coração é pobre, não tem água nem nutrientes. A água é também a Palavra de Deus, se alguém não lê a Bíblia, a terra de seu coração é seca, se não

vem á igreja, não reza, e não consagra sua vida a Deus, a terra de seu coração é também pobre em nutrientes, quando escuta uma palavra de vitória, por exemplo, ela crê por um tempo, mas quando vem
o sol dos problemas, ela desiste de sua fé, e deixa de crer.

As que caíram em meio a espinhos são as pessoas que ouvem e recebem a palavra, mas as preocupações e os prazeres da vida são pra ela mais importantes, por isso são como espinhos que sufocam a palavra de

Deus. Por exemplo, você ouviu que mentir é pecado, mas quando surge uma oportunidade de contar uma mentira você pensa: “ah, se eu falar a verdade, não irei conseguir o que desejo”, se você der ouvidos a esse pensamento estará deixando que os espinhos da vida sufoquem a palavra que você recebeu.

 Mas ainda bem que há pessoas com o coração como terra boa. Elas ouvem a palavra com alegria e não deixam que o inimigo venha roubá-la, a terra de seu coração é fértil, ele lê a Bíblia e tem uma vida de comunhão com Deus não permitindo que nada ocupe o lugar da palavra de Deus em seu coração. Sendo assim, a semente brota e produz; muitos frutos e através da sua vida e do seu testemunho ele mostra as bênçãos que recebeu da parte de Deus.



                         
 Conclusão

O que uma plantinha precisa para ficar forte e bonita? Ela precisa de água, ar, luz do sol.
E nós, que já aceitamos a Jesus como Salvador, o que precisamos para crescer nas coisas de Deus? Ah! Precisamos orar, prestar atenção quando a mamãe (ou o professor) está  nos ensinando sobre Jesus, ajudar as pessoas ser obediente para que sejamos o solo fértil do evangelho .


Dinamica – levar feijão, copinho de café ,algodão,  deixar as crianças colocar o feijão no copinho com algodão umedecido com água e que vão levar para casa, a semente vai precisar de água todos os dias dos cuidados até ela germine.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM (Mt 11,25-30)

Acolhida- Acolher as crianças desejando a paz.

Animação- Música a escolha do grupo.

Oração- Rezar Pai Nosso e Ave Maria com gestos e fazer um momento de louvor, deixar as crianças fazer                    este momento....

                       POIS MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE

         Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi de teu agrado.
         Tudo me foi entregue por meu Pai e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
         Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, poque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois meu jugo é suave e meu fardo é leve.

O BURRINHO VERDE

         A Burrinha Dona Mimosa tinha dois filhos, Branco e Chocolate. Esperava um novo bebê. Mas, assim que nasceu, que decepção! Nascera verde. Todos os animais o acharam horrível.
-        Burrinho verde não existe. Logo, você é um monstro.
D. Mimosa dava-lhe vários banhos por dia. Mas quanto mais esfregava, mais verde ele ficava.
         Os três burrinhos cresceram. Logo, quiseram trabalhar para ajudar a mamãe. O Burrinho Branco arranjou um emprego: auxiliar de leiteiro! Carregava o leite e um sininho que badalava chamando os fregueses: Dlim! Dlim! O Burrinho Chocolate foi ser ajudante de jardineiro: puxando o arado enquanto seu patrão jogava as sementinhas na terra revolvida...
         O Burrinho Verde tinha um sonho: se ajudante de padeiro. Mas quando foi à padaria pedir ao padeiro para lá trabalhar, ouviu gritos assustadores:
-        Burrinho Verde padeiro? Você está louco? Vai tingir minha farinha de verde...  Não! Nunca!
         O pobre Burrinho Verde chorou...
         Voltou para casa desanimado, mas ainda com esperanças de conseguir algum trabalho.
-        Eu sou verde porque “alguém” quis assim. Vou achar meu lugar.
         Deu um beijo em Dona Mimosa, dizendo:
-        Eu vou achar meu lugar.
         Dona Mimosa passou o dia preocupada:
-        Meu filhinho deve estar sofrendo...
         Bem tarde da noite, ele voltou, mas, para surpresa da mamãe, chegou alegre, sacudindo as orelhas e abanando o rabinho.
-        Mamãe! Consegui!
-        Onde?
-        Amanhã, a senhora verá.
         No dia seguinte, Dona Mimosa e o Burro Verde foram à cidade.
         Ele arranjara emprego no “Circo Dudu”.
         Vendo os palhaços, as bailarinas, os trapezistas, os domadores, os equilibristas, Mimosa ficou feliz.
-        Meu filho deve estar ajudando na maquiagem dos artistas.
         Nesse momento, o circo ficou às escuras e um jato de luz azul iluminou o picadeiro.
         Disse o dono do circo:
-        Vejam minha gente! Agora teremos a maior atração. O único burrinho verde do mundo...
         Ele entrou todo enfeitado de plumas e fitas, com uma Bailarina cor-de-rosa pulando em suas costas.
-        Viva o burrinho verde!
-        Viva o único burrinho verde do mundo!

Reflexão:

As pessoas mais simples, mais humildes e mais bondosas são sempre mais felizes. (Estória de Maria Tereza Giacomo)