sexta-feira, 27 de abril de 2012

4º Domingo da Páscoa




29 de abril de 2012
Ano B – João 10, 11-18



“Jesus é o modelo de
Bom Pastor.”


JESUS, O BOM PASTOR





(Música)
Eu sou a ovelhinha, Jesus é meu pastor.
Ele me põe nos ombros com muito amor
Me chama pelo nome e eu conheço a sua voz
Ele ama seu rebanho e a cada um de nós (bis)
Me chama pelo nome e eu conheço a sua voz
Ele ama seu rebanho e a cada uma de nós
Cada um cada uma...
Cada um cada uma....

Prestaram atenção? Posso fazer as perguntinhas?
Quem sabe me dizer quem são as ovelhinhas?(Nós)
E quem é o pastor?(Jesus)
O que o pastor faz com suas ovelhinhas? (Nos carrega no ombro)
O que o pastor sente pelas ovelhas? (Ele as ama)
E como é que Ele nos conhece? (Pelo nome)
 Mas será que Ele sabe quem é o _______, quem é a _____________ (nomes das crianças que participam da missa) Claro que sim, pois Ele nos conhece profundamente.
Estava aqui pensando, ovelhas ficam no pasto e lá também tem seus perigos, imaginem se algum lobo mal, que gosta de pegar as ovelhinhas aparecer? O que é que o pastor fará com ele? Será que Ele nos abandonará a própria sorte? Ou será que nosso pastorzinho irá cuidar de nós, afastando o lobo pra bem longe?
Pois é isso mesmo, crianças... No evangelho  de hoje, Jesus nos fala que é o nosso pastor, que dá a vida por nós, que sabe nosso nome e que nos livra do mal que é ladrão de ovelhas. E nós amamos nosso pastorzinho, não é mesmo? Porque hoje Ele também nos revela que Ele e o pai (que é Deus) são só um.
Façamos juntos a oração:

Oração: O Bom Pastor  (Pe. Marcelo Rosi)
Senhor, Tu és o bom Pastor. Eu sou a Tua ovelha.
Em alguns dias, estou sujo; Em outros, estou doente;
Em alguns dias, me escondo; Em outros, me revelo.
Sou uma ovelha ora mansa, ora agitada. 
Sou uma ovelha ora perdida, ora reconhecida. 
Eu sou Tua ovelha, Senhor. Eu conheço a Tua voz. 
É que às vezes a surdez toma conta de mim. 
Eu sou Tua ovelha, Senhor.
Não permita que eu me perca, que eu me desvie do Teu rebanho. 
Mas se eu me perder, eu Te peço , Senhor, 
Vem me encontrar. Amém


EVANGELHO
de Emílio Carlos
NARRADOR – Oi. Tudo bem com vocês? Quem quer ouvir uma história levante a mão! Levante a mão bem alto! Muito bem! Hoje eu vou contar pra vocês uma história bem legal. Então todo mundo bem quietinho pra ouvir a história, tá bom?
Era uma vez um pastor que tomava conta de várias ovelhas.
(a história será acompanhada por fantoches de palito ou ilustrações em cartolina. Podemos também fazer uma encenação com pessoas).
NARRADOR – Um dia apareceu um lobo e ameaçou o rebanho.
(entra o lobo)
NARRADOR – O pastor poderia fugir e salvar sua própria vida. Mas decidiu se arriscar, enfrentar o lobo e salvar as ovelhas.
(o pastor enfrenta o lobo com um galho de árvore).
NARRADOR – No tumulto algumas ovelhas fogem. Então finalmente o lobo desiste e vai embora.
(o lobo sai de cena)
NARRADOR – O pastor nota que algumas ovelhas fugiram. E as chama de volta.
PASTOR – Voltem! Voltem! O lobo já foi embora.
NARRADOR – As ovelhas reconhecem a voz do pastor. E então voltam para ele.
(as ovelhas voltam)
NARRADOR – Sabe, gente: Jesus é esse pastor que cuida de nós e nos defende do mal. Jesus nos chama para perto dele . Ele nos chama para o caminho do bem, para o caminho da luz. Jesus é nosso pastor e quer que sejamos muito felizes.
Você pode confiar em Jesus. Ele está aqui e toma conta de você sempre. Ele é seu melhor amigo, um amigo de verdade, para todas as horas, inclusive para as horas mais difíceis. Então confie em Jesus, ouça a sua voz e tenha certeza: de hoje em diante tudo vai dar certo porque você está com Jesus.
(música)
F i m 

 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

3º Domingo da Páscoa


 
“Testemunhas da
Ressurreição.”


Ano B – Lucas 24, 35-48


(Músicas a escolha)

 JESUS APARECE AOS DISCÍPULOS

NARRADOR – Oi. Tudo bem com vocês? Quem quer ouvir uma história levante a mão! Levante a mão de novo! Muito bem! Então eu vou contar uma história de Jesus. Essa história aconteceu há 2 mil anos atrás. Então todo mundo prestando atenção que a história vai começar.
Depois da ressurreição de Jesus dois discípulos contavam aos outros que tinham visto Jesus.

(os discípulos estão reunidos)

DISCÍPULO 1 – Nós só o reconhecemos quando ele partiu o pão.

NARRADOR – De repente Jesus apareceu no meio deles e disse:

(Jesus aparece. Acorde de “ahhhh” no teclado).

JESUS – Que a paz esteja com vocês.

NARRADOR – Os discípulos ficaram muito assustados. Jesus tinha morrido na cruz e depois ressuscitou. Mas eles ainda não tinham entendido isso. Então um deles disse assim:

DISCÍPULO 2 – Será que estamos vendo um fantasma?

NARRADOR – E Jesus respondeu:

JESUS – Por que vocês estão assustados? Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos como eu tenho.

NARRADOR – Jesus disse isso e mostrou as mãos. Todos puderam ver as marcas dos pregos da cruz em suas mãos. Mesmo assim eles não acreditavam. Então Jesus perguntou:

JESUS – Vocês tem alguma coisa para comer?

NARRADOR – Um discípulo lhe deu um pedaço de peixe assado e Jesus comeu diante deles. Depois Jesus disse:

JESUS – Enquanto eu estava com vocês eu avisei que tudo isso ia acontecer. Estava escrito que o Messias ia morrer e ressuscitar no terceiro dia.

NARRADOR – E Jesus disse mais:

JESUS – Estava escrito: a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados será anunciada a todos. Vocês são testemunhas de tudo isso.

NARRADOR – Nós também somos testemunhas na fé da ressurreição de Jesus. Ele nos disse:

JESUS – Coragem! Eu venci a morte!

NARRADOR – Coragem! Jesus venceu a morte! Por maior que seja sua tristeza, seu problema, seu sofrimento, tenha coragem! Porque Jesus venceu a morte por nós e para nós. E agora ele está sempre conosco, sempre ao nosso lado, caminhando junto conosco. Então coragem: com Jesus você pode mais! Jesus está sempre conosco.
 
JESUS – Onde duas ou mais pessoas se reunirem em meu nome ali eu estarei.

                                                                            F i m



http://www.youtube.com/watch?v=5pJasCR-p-w&feature=player_embedded
 
http://tvdoemilio.blogspot.com
http://www.youtube.com/watch?v=5pJasCR-p-w&feature=player_embedded
 

sexta-feira, 13 de abril de 2012


15 de abril de 2012.

TEMA: Tomé duvida da ressurreição de Jesus- João 20, 24-29

1.BOAS VINDAS – Olá crianças que bom estar com vocês novamente aqui na Salinha enquanto o papai e a mamãe participam da Santa Missa. Vamos iniciar cantando: Em Nome do Pai, Em Nome do Filho... ( podem cantar outros cantos de animação sugerido neste blog)

2.PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO:
Dinâmica de Advinha - ( Levar coisas engraçadas para a brincadeira : jiló , bombril , caixa de leite , um balde, prendedor, apito ...)
Conversação:
Ainda estamos vivendo os dias mais bonitos de nossa igreja, celebrando a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, mais um domingo da Páscoa de Jesus, que traz a cada um de nós, a esperança da vitória da vida sobre a morte.
- Mas será que todos  acreditam mesmo nessa páscoa de Jesus?
Vou fazer um joguinho legal aqui com vocês. Eu preciso de uma criança para realizar a brincadeira. Quem se habilita? ( escolher uma das crianças )
Desenvolvimento
: A brincadeira é o seguinte: Você terá que escolher entre falar sim e acreditar em minhas palavras, ou dizer não no que eu falo para efetuar as mudanças, está bem?
Eu vou vendar seus olhos para que não possa ver... só pode acreditar no que eu falar ,ok? 
Você quer trocar este bonito presente da minha mão esquerda pelo presente majestoso da mão direita? Sim ou não?
Você acredita que eu tenho em minhas mãos a fórmula do sucesso e quer trocar essa fórmula por esse presente incrível da outra mão? Sim ou não?
Você acredita que está escolhendo o melhor? Sim ou não?
Gostaria de trocar o que tenho na mão direita por este presente que matará sua fome? Acredita em mim sem ver? Sim ou não?
 Quer trocar este maravilhoso presente de minha mão direita pela esquerda? Sim ou não? Acredita que eu tenho uma coisa boa para você ou não?
Agora veja só qual foi sua escolha. É sua e faça bom proveito dela. Pode levá-la com você.
Concluir: Será que ele fez a melhor escolha? Sim ou não?
Tomé, um dos discípulos de Jesus, que o seguiu por toda sua jornada, também não soube dizer sim e acreditar que Jesus havia ressuscitado, preferiu escolher uma forma mais simples de negá-lo dizendo não, não acredito. Só acredito se ver, ser colocar minhas mãos em suas mãos e se tocar seu lado com os meus dedos. E Jesus teve que provar a ele que era tudo verdade mostrando-lhe os sinais que ele queria ver.
Por isso, que a nossa vida seja uma festa pra esse Jesus ao qual cremos sem termos visto, cremos porque o amamos de fato. Todos em pé vamos cantar um canto bem bonito de alegria.

3.EVANGELHO: ( sugestão -  dramatizar)

Narrador: Era o domingo depois que Jesus havia sido crucificado e seus discípulos haviam se reunido em uma sala com as portas fechadas. Estavam juntos nesta sala fechada porque estavam com medo pelo que os que crucificaram Jesus podiam fazer a eles. A Bíblia nos diz que mesmo estando as portas fechadas, Jesus entrou na sala e esteve com seus discípulos. ( fazer a cena com Jesus e os discípulos).
Quando os discípulos viram Jesus ficaram muito contentes. Um dos discípulos, cujo nome era Tomé, não estava ali quando Jesus apareceu a eles. Não sei por que Tomé não estava ali... Talvez estivesse pescando ou talvez resolveu ficar em sua nesse dia... Quando os outros discípulos viram Tomé, lhe disseram que Jesus esteve com eles, mas ele não acreditou. ( fazer a cena de Tomé e os discípulos)
Tomé: Se eu não vir o sinal dos pregos em suas mãos e não puser o dedo no lugar dos pregos, de maneira nenhuma vou acreditar.
Narrador: Uma semana mais tarde os discípulos estavam na sala outra vez e Tomé estava com eles. A mesma coisa aconteceu. Apesar das portas estarem fechadas, Jesus veio e ficou no meio deles. Virou para Tomé e lhe disse:
Jesus: Ponha seu dedo aqui e veja as minhas mãos. Coloque suas mãos na ferida no meu lado, não seja um homem sem fé, acredite!
Narrador: Ele caiu de joelhos aos pés de Jesus e disse:
Tomé: Meu Senhor e meu Deus!
Jesus : Tomé, por que me viu, acreditou. Felizes são aqueles que acreditarem sem ter visto!
Narrador: Antes de Jesus subir ao Céu para estar com seu pai, Ele disse aos seus discípulos que quando 2 ou 3 estivessem reunidos em seu nome, Ele estaria com eles.
Palavra da Salvação – Glória a Vós Senhor

Oração: “Querido, Jesus, ajuda-nos a aceitar pela fé que estás ressuscitado e vive no meio de nós. Viemos aqui e nos reunimos em seu nome porque desejamos estar contigo! Desejamos adorar-te e louvar o teu nome!”

4.ATIVIDADES:
1.Tapete de Brinquedos ou Sala do Berçário
2.Pintura Alusiva
3.Jogo: Objeto oculto
Material: Um saquinho de pano para se colocar um objeto dentro. Pode ser uma boneca/ carrinho/ caneca/ boné, etc.
Desenvolvimento:  Colocar um objetivo dentro de um embornal que será passado de mão a mão e a catequista questiona um a um: - O que acha que tem dentro deste saquinho?
O objeto em segredo vai passando de mão a mão até que alguém descubra. Se preciso for, dê pistas.
O Jogo continua com outro objeto. Assim por diante até que de esgote o interesse.
Conclusão: Na fé nós também temos que acreditar sem ver, assim como neste jogo!
4. Filminho: A equipe da salinha pode baixar no youtube a historinha do Joca e Clarinha que explicarão na linguagem infantil sobre o “Ver para Crer” – link abaixo.
Fonte auxiliar: site catequisar.com/ youtube - http://www.youtube.com/watch?v=5pJasCR-p-w&feature=player_embedded#at=19 
Contribuição: Prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva –Apucarana-Paraná – www.nsalegria.com.br

sábado, 7 de abril de 2012

Domingo de Páscoa

A palavra Páscoa vem do idioma hebraico Pessach, significando passagem, é um evento religioso cristão, sendo a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo.

O ovo é um símbolo antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, o ovo é um símbolo de nascimento.

O tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, o certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e a Páscoa marca a ressurreição para uma vida nova. Com o passar do tempo foram introduzidos nas comemorações da Páscoa, o ovo de chocolate, com a mesma simbologia do renascimento, mas que faz a grande alegria dos pequeninos.

Mas devemos sempre lembrar que o verdadeiro significado da Páscoa é a ressurreição de Jesus. Falando em ressurreição, quem sabe me dizer o que é? (Aguardar respostas das crianças e explicar!)
Na Bíblia, vemos que no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.


Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.

Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.

Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.

Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.





Pinturas e Brincadeiras.