domingo, 27 de novembro de 2011

"Vigiai e Orai"


1º Domingo do Advento: Marcos 13,33-37

Acolhida: Boa noite, queridas crianças.
Hoje estamos celebrando o tempo do advento, a alegria da chegada de Deus menino.

Oração: Pai Nosso (cantado)
Cantar musicas de Jesus

Historinha da semana
Vidabol

Técnica:Dramatização
Personagens: Anjo, Goleiro, Jogador “animal”, Jogador desanimado, Jogador dinâmico, Jogador drogado e Jogador vigilante, Zagueiros (quantos tiverem disponíveis para o momento... mentira, vaidade, egoísmo, etc).
Sonoplastia: Música da seleção ao fundo
Material: bexigas para serem usadas como bola, duas vassouras para simbolizarem a trave do gol e uma vara com ferrão para o goleiro furar as bolas.
Anjo - Olá crianças! Hoje teremos um grande campeonato de Vidabol... O quê? Vocês não sabem o que é? É o futebol da vida!
E olhem só... Estão chegando os jogadores... Eles agora jogarão com esta bola, que representa a vida. Antes de chegarem ao gol, os jogadores enfrentam os zagueiros que ajudam o goleiro, e eles são terríveis... A mentira, a inveja, ambição, ichi... São os pecados... Vejam, lá está o gol, mas... Esperem... O mau é o goleiro... E é ele que nos impede de conseguir o gol... É... A vida é assim mesmo...
(Entra o primeiro jogador)
Jogador “animal”- Eu sou “ANIMAL”... Vou levando a bola... Derrubando meus adversários... Ninguém me segura... (ele vai derrubando um, empurrando outro...) O comentarista pode falar: “Ele até que é bom, derruba a inveja, a mentira, mas ele fica se achando o “bom-geral”... E manda a bola para o gol... E o goleiro a fura...” É... a vaidade acabou ajudando o goleiro”...
Goleiro- Aqui eu furo bola de quem se “acha”...
(Entra novo jogador)
Jogador desanimado – Ahn... Agora sou eu? Tem certeza? Você aí, vai soltar a bola pra eu jogar? Mas tem que ser agora? É que eu não sei jogar... Tenho medo... Tem que ser assim? Então joga ela aqui pertinho...
Anjo – Mas não poder ser mole assim, não... Tem que lutar pela bola! Anda sô, que os zagueiros já estão chegando...
Jogador desanimado – Mas eu não dou conta... Você mandou a bola longe... Minha perninha é pequenininha!
Goleiro – E quem não luta pela bola, eu furo mesmo!
(Entra o terceiro)
Joagador dinâmico - Sou eu! Eu sou muito dinâmico... Estou o tempo todo ocupado... (Faz aquecimento e entra no maior pique)
Anjo – Mas senhor jogador, a vida está passando... (Corre sem sair do lugar e não vê a bola)
Jogador dinâmico – Eu estou correndo, não está vendo?
Anjo – Mas você não sai do lugar!
Jogador dinâmico – Estou tentando, mas é tanta coisa que eu faço... Deixa assim... Estou correndo e a vida vai bem assim...
Anjo – Mas a vida está passando, a bola está indo... Os zagueiros estão levando... Você não está vigiando...
Jogador dinâmico – Quê isso! Eu controlo a minha bola de longe... Do jeito que está vai bom!
Goleiro – Vem bolinha, com o titio! Menos um gol!!
(Entra novo jogador)
Jogador drogado – Agora sou eu... Ah... Que essa bola é uma “droga” e eu estou doidinho pra ficar livre dela... E enquanto isso vou tomando uns “birinight”, fumando uns cigarrinhos... Ô seu goleiro... Dá um jeito aí, pô!
Goleiro – Vou te ajudar seu moço... Vem bolinha! Esse coitado entregou sua bolinha na minha mão... E sabe o que eu faço com quem me dá a vida? Puf! Eu furo!
Anjo – Mas não é assim o Vidabol! É o futebol da vida! Tem que levar a bola, driblar os zagueiros e fazer o gol pra Deus! Tem que se respeitar as regras... Ser vigilante... Lutar pela bola... Sempre atento ao chamado da trave para fazer o gol...
(Entra novo jogador)
Jogador vigilante – Senhor eu me habilito! Vou jogar o Vidabol e ensinar essa meninada como fazer o Gol! Vou levando Deus comigo... Pode soltar a bola!
Goleiro – Opa... Quem é esse aí? Robinho? Pode vir que eu já fui goleiro até do (falar o nome de um time da região ou algum famoso) Vou te quebrar! Vou até incentivar meus zagueiros para terem mais cuidado com esse aí... (e chama mais a desigualdade, a injustiça para reforçarem a defesa)
Jogador vigilante – Quebrar nada! Tô com Deus! Deus está comigo! Vamos Senhor! Estou vigilante! Não vou desanimar! E vou derrubar esse goleiro do mau e abrir o caminho do gol de Deus para vocês crianças! Vocês querem fazer o gol ou não?
Narrador – E nosso jogador passa pelo egoísmo... Pela ambição... Dribla o orgulho... Dá um chapéu na injustiça... E lá vai ele para a frente do gol... O goleiro vem atrás da bola... Pedala Robinho! Dá uma pedalada de cá... Outra de lá... Dribla o goleiro... Ichiii... O goleiro volta para o gol desajeitado... Estou sentindo... Vai Robinho! É GOOOOOOOOLLLLLLL!
Narrador – Pois é crianças... Assim como o Robinho fez o gol, nós também precisamos aprender a fazer o nosso...
Vamos com alegria, nos preparando para o Natal... Num bonito gol!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FESTA DO CRISTO REI

34º DOMINGO DO TEMPO COMUM

20 de novembro de 2011.

TEMA: Festa do Cristo Rei

1AMBIENTAÇÃO: Sejam bem vindas, crianças. É com grande alegria que nos reunimos para aprender mais sobre as coisas de Deus. Vamos iniciar o nosso encontro, cantando ...

Sugestões: O amor de Deus é maravilhoso/ Eu canto como e Rei Davi/ Pecado, pecadinho, pecadão...

Vamos cantar a Oração do Sinal da Cruz – Em nome do Pai, em nome do filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui...

2.DINÂMICA PARA ENTENDER A PALAVRA DE DEUS:

A) EZEQUIEL 34 – ( mostrar figura do Bom Pastor)

Hoje na liturgia, Deus se compara a um pastor de ovelhas que cuida com carinho e zelo de todas para que nenhum se perca. Ele irá resgatar de todos os lugares mais distantes. Colocar faixa na perna quebrada, fortalecer a doente e vigiar... Saberá distinguir as ovelhas dos bodes .

O que Ezequiel 34, quis dizer?

- Quem é o pastor? ( Deus)

- E as ovelhas ? ( cada um de nós)

- Quem são as ovelhas dispersas? ( as pessoas que ainda não conhecem a Deus).

- E o que representa estar com perna quebrada, doente? ( as pessoas que precisam de ajuda)

B) MATEUS, 25,31-46 ( mostrar figura de Cristo Rei)


No evangelho Jesus deixar bem claro que o que vale mais nesta vida é o bem que fazemos. Jesus venceu o mal e ressuscitou, por isso hoje estamos celebrando a festa Cristo Rei. Vamos conversar sobre o que agrada ao Senhor Jesus:

- desobedecer aos pais agrada?

- rezar pelos doentes ?

- ajudar aos mais necessitados, agrada a Jesus?

- ser amigos de todos, sem distinção é bom ou ruim?

No evangelho Jesus está dizendo que tudo de bom que fazemos aos outros na verdade é a Ele que estamos fazendo. Daí a importância de fazer o bem a todos, para que possamos ser felizes eternamente. Quem não faz o bem, fica triste, sofre e se torna infeliz eternamente.


3.HISTÓRIA DO ZECA E DO JUCA

Vamos contar a história de dois irmãozinhos, o Zeca e o Juca. O Zeca tinha boas ações que agradavam a Deus, no entanto o Juca!!!... Ai, ai... só fazia coisas erradas e era muito infeliz e claro desagradava a Deus.

Apresento-lhes primeiro OLHOS – Zeca

tem olhos para o bem. Estava sempre atento a tudo o que se deve aprender. Como ama todos sempre que vê alguém sofrendo o ZECA vai a seu socorro. Também seus olhos admiram as coisas belas criadas por Deus.

OLHOS - Juca

O Juca infelizmente enxergava somente o lado ruim das coisas. Em casa sua mãe lhe fala para ler a palavra de Deus e os livros de histórias e ele se recusa. O que seus olhos mais gostavam é de bisbilhotar as coisas erradas.










BOCA - Zeca

Zeca sempre tem palavras de amizade, respeito e incentivo. As palavras sábias brotam de sua boquinha aos seus amiguinhos. As palavrinhas “mágicas” são as suas preferidas: OBRIGADO – COM LICENÇA – ATÉ LOGO- DESCULPE-ME ... A professora tem muito orgulho de ter um aluno como ele.

BOCA - Juca

E o Juca?! Que horror!! Tenho até vergonha de falar as coisas que saem de sua boca. Sua mãe lhe fala o tempo todo que vai “ lavar sua boca com sabão”... Ele xinga a todos o tempo todo. Palavrinhas mágicas passavam bem longe de sua boca. A professora reclama: - “ O moleque mal educado!”












OUVIDO – Zeca

O ouvido do Zeca está sempre atento a todos os bons ensinamentos. Quando a mamãe vai lhe ensinar um valor/uma virtude, o Zeca fica com o ouvido bem aberto para aprender. Quando o papai lhe chama pedindo uma ajuda, não precisa repetir, porque seu ouvido está sempre pronto para atender. Na escola o Zeca é o primeiro a responder uma pergunta da professora.

OUVIDO – Juca

O Juca, no entanto só responde depois que seu pai lhe chama inúmeras vezes... Não que ele não ouve, ele faz de conta que não ouve! A professora tem que ficar chamando a atenção do Juca o tempo todo. As vezes se ouve na sala de aula: - “Será que esse menino é surdo?!!” Que surdo que nada – ele é mal educado mesmo!












MÃOS – Zeca

As mãos do Zeca ajudam a todos nas brincadeiras, nos deveres, além de sempre estarem bem limpinhas. Ele junta as mãozinhas para agradecer à Deus, pela saúde pelo alimento e por cada dia de vida. E o capricho dos cadernos e da letra do Zeca, todos querem imitá-lo.

MÃOS – Juca

As mãos do Juca são usadas para empurrar, bater, quebrar, rasgar e um monte de coisas erradas. Por onde o Juca passa deixa um rastro de destruição. Na escola a professora cobra o tempo todo: - “Escreva com capricho Juca. Sua letra não dá nem para ler”












PÉS – Zeca

Os pés do Zeca estão sempre calçados. Ele caminha tranquilamente sem atropelos. Nunca se viu os pés do Zeca levando onde se não deve ir. Todos gostam de jogar bola com o Zeca porque ele é um “craque”, acerta somente a bola e faz muitos gols.

PÉS – Juca

Os pés do Juca no entanto já machucou muitos colegas com arrastões e pontas-pé. Nos corredores da escola os pés dele não andam... só correm!! Ele atropela todos que passam pelo seu caminho. Seus colegas não gostam de brincar de bola com ele, porque seu pé no lugar de acertar a bola acerta as canelas dos colegas, por maldade.












CORAÇÃO – Zeca

Zeca é um bom menino, tem um coração que ama a todas as pessoas, obediente , generoso e muito querido por todos. Seu coração é saudável e feliz!

CORAÇÃO – Juca

O Juca não é um bom menino. Seu coração é cheio de ódio, rancor, mágoa, ciúme e muitos outros sentimentos ruins. Por isso seu coração é incapaz de fazer amizades e está sempre triste.





Conclusão: O coração da criança que segue o caminho do bem, sempre está cheio de louvores à Deus!

4.ATIVIDADES:

a) Tapete de brinquedos para as crianças menores de 4 anos

b) Colorir o Coração do Zeca, escrito:

“ Senhor, quero ter um coração que revele o Seu amor a todos!”

c) Brincadeiras:

- Lobo e Cordeiros: Fazer dois grupos, ao sinal, os lobos deverão perseguir os cordeiros, porém o Pastor virá ao socorro deles e os salvarão.

Contribuição: Prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria de Apucarana – www.nsalegria.com.br

Fonte auxiliar: APEC