sexta-feira, 20 de maio de 2011

5º Domingo de Páscoa – Jesus, Caminho, Verdade e Vida, reserva nossa morada no céu.



Evangelho (João 14,1-12)


1. Acolhida:

Uma pessoa do grupo se identifica como condutor. Prepara as crianças para uma trilha encantada, onde vão conhecer qual é o verdadeiro caminho. Deixá-las empolgadas, fazer aquecimento e começar a brincadeira. Em cada parada, que poderá ser feita em um canto diferente da salinha, haverá atividades diferentes, onde deverá estar uma pessoa do grupo, com fantoches, fantasias, ou simplesmente, contando a história às crianças. Após a realização da atividade, as crianças recebem uma dica e o condutor as caminha para a próxima parada, onde será realizada outra atividade.

1ª parada

Olá, amiguinhos, boa caminhada pra vocês! Que vocês não passem por nenhum perigo, não se machuquem e se divirtam muito. Acho que devemos nos preparar para ela com uma bela oração. Sempre, antes de qualquer coisa em nossa vida, seja ir pra escola, comer, dormir, temos que agradecer o Papai do Céu pelas coisas boas e pedir que ele cuide de nós. Alguém quer fazer um pedido especial, para cuidar de alguém que esteja doente, ou agradecer por alguma coisa boa? (deixar as crianças falarem) Então, agora, de mãos dadas, vamos rezar juntos (rezar pausadamente para que repitam):

Jesus Cristo, meu melhor amigo,

Agradeço todos os dias tantas coisas boas que preparou para nós.

Meu leitinho de manhã, meu almoço, minha escolinha, meus pais.

Peço para que sempre cuide de mim e de todas as pessoas que eu amo.

Reserve para nós uma casinha aí no céu, ao lado da sua.

Eu sempre me lembrarei de você, porque eu te amo, como você me amou.

Nos dê uma boa caminhada, amém!

Muito bom! Agora que já pedimos a proteção de Deus podemos começar nossa trilha. Aqui está a primeira dica (encaminhar para outro local).

2ª parada

(Apresentar-se e recepcioná-los) Antes de partirmos para a próxima etapa do caminho encantado, quero contar uma história para vocês.

Quando acabarmos nossa trilha encantada, vamos encontrar o Papai e a Mamãe na Igreja e voltar pra nossa casinha, não é verdade? E quando acabar nossa caminhada aqui na Terra, para onde vamos? (esperar que respondam “céu”)

Como nós sabemos que vamos para o céu?

Bem, depois de ter dado sua vida por nós, Jesus disse a seus amigos, os discípulos, que todo aquele que tivesse fé nele e em Deus, terá morada garantida lá no céu.

Mas, só conseguiremos se acreditarmos que Deus, Jesus e o Espírito Santo, são uma só pessoa e nos guardam a todo momento. Eu acredito, vocês acreditam?

Isso mesmo, essa é a resposta que abrirá as portas para vocês: Sim, eu acredito em Jesus. Aqui está a próxima dica.

3ª parada

Pra receber a próxima dica eu quero ver todo mundo dançando e cantando bem bonito, ein?

Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A Bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou

( Para quem não conhece a música: http://www.youtube.com/watch?v=9CVEiO1rBtI)

Parabéns, ficou muito bonito. Vamos sempre seguir o caminho reto e não torto! Aqui está a próxima dica.

4ª parada

(De preferência, com fantoches).

Oba! Que brincadeira legal, que música animada! Foi muito divertido o caminho de vocês crianças, sabem por quê?

Porque vocês vieram no caminho reto e não no caminho torto, como aquele homenzinho que não conhecia Jesus. Sabiam que o próprio Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao pai senão por mim?

É seguindo Jesus que encontraremos o caminho certo, a verdadeira alegria e uma vida feliz. Pode ser que a gente até canse no caminho, porque ele é muiiiiiito longo. Muito mais longo que nossa trilha. E nele vão ter pedras, morros altos pra subir, tempestades e muitas coisas ruins tentando nos desviar dele. Pode parecer mais legal ficar dormindo ao invés de ir pra escola, não é verdade? Mas, Jesus diz para seguirmos seu caminho sem preguiça, porque, só assim, conseguiremos nossa casinha no céu.

Que tal agora, que já aprendemos qual é o caminho verdadeiro, fazermos uma linda pintura?

2. Pintura

quarta-feira, 11 de maio de 2011

4º Domingo da Páscoa - Domingo do Bom Pastor

CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LOURDES – APUCARANA – PARANÁ Apucarana, 15 de maio de 2011.

4º Domingo da Páscoa
DOMINGO DO BOM PASTOR

1.ACOLHIDA– Boa tarde queridas crianças . Sejam bem vindos a este encontro onde conheceremos mais a Jesus. Vamos iniciar cantando a Santíssima Trindade: Em nome do Pai, em nome do Filho... (cantar também outras músicas apreciadas pelas crianças).

2.DINÂMICA:
Exposição do Evangelho através de uma dinâmica - Ajudar a ovelhinha a encontrar o caminho certo de casa.
(Preparar no flanelógrafo os desenhos para ser trabalhado com as crianças. Fazer 02 caminhos, 01 pastor cinza, 01 pastor branco, Jesus Cristo e uma ovelhinha diferenciada e outras para dar noção de rebanho).
- No final de um dos caminhos colocar a figura de Jesus cuidando de várias ovelhinhas, num campo bem bonito.
- No final do outro caminho, colocar a figura de um Lobo bem feio, enroscado no meio de espinhos.

Encaminhamento: Vejam só aquelas ovelhinhas?!
Essa daqui da direita é Branquinha, mas ela está triste porque se perdeu do rebanho. Na verdade, ela fugiu do grande rebanho, está conhecendo outros campos.
Vejam só esse pastor cinzento ? Será que ele é mesmo pastor? Ele está chamando a Branquinha. Será que ela deve ir? Ele disfarça assim para agarrar ovelhas bobinhas e levá-las lá para o seu campo de maldade. Ele é o encardido, vive sempre nas esquinas querendo desencaminhar boas ovelhas.
Mas, vejam só a beleza do pastor de verdade, ele representa Jesus Cristo. Ele sim é o caminho a verdade e a vida. Percebam que todas as ovelhinhas que estão do lado dele são felizes e tranqüilas.
Vamos ensinar a Branquinha qual dos dois caminhos ela deverá seguir, e qual pastor ela deverá escolher?
Vocês acham crianças, que a Branquinha deve contar mentira? Então por esse caminho ela não pode ir( mostrar o caminho do lobo). Mas vejam só como ela é danadinha e desobediente, contou mentira mesmo sabendo que é errado.
Agora tem outro caminho, vamos lá : Será que ela deve andar no caminho da brigas, fofocas e dos palavrões? Ou vocês acham que ela deve ser boa e sempre falar a verdade, mesmo que seja difícil e assim andar por este outro caminho?(ela sempre foge para o caminho inverso. O lobo cinzento pula de alegria )
Ovelha danadinha que não escuta ninguém, nem a gente ensinado o certo ela se corrige.
A Branquinha está numa dúvida cruel, não sabe se deve fazer o bem, mesmo que seja difícil ou fazer o que é errado porque é mais fácil.
Se ela escolher o caminho abaixo ,ela sempre vai fazer o que o com o lobo disfarçado de pastor deseja que é colocá-la bem longe da luz e da verdade. Agora se ela seguir o outro pastor, ela se manterá firme e sempre buscará a luz e a verdade? Quem Branquinha deverá seguir?
Isso mesmo, para ser feliz e viver bem com todos, a Branquinha deve seguir o Bom Pastor que é Jesus. Vamos então colocá-la no caminho de Jesus ( colocar a figura no caminho certo). Devemos escolher sempre o caminho do Bom Pastor e ser firmes na fé para não cair na tentação de seguir o Lobo.

Vamos cantar a música que conta a história da Ovelhinha que se perdeu.
Música: A ovelhinha que se extraviou e se perdeu/Foi encontrada pelo bom pastor e agradeceu
Igual àquela ovelhinha assim também sou eu/A ovelhinha que fugiu/Do seu rebanho se afastou
Mas o pastor não desistiu/E a ovelhinha encontrou/No ombro amigo do pastor/Ao seu lugar ela voltou
Está feliz e tem amor/E nunca mais se desgarrou.

3.EVANGELHO: Jo 10,1-10 - “Eu vim para que tenham vida”
"Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus disse então: "Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. Palavra da Salvação
CONCLUSÃO: Jesus nos quer sempre pertinho Dele, como ovelhinhas sobre a proteção do Bom Pastor.

4.HISTÓRIA – (dramatização) “O Bom Pastor”
NARRADOR – Era uma vez um pastor que cuidava de seu rebanho com muito amor. Conhecia cada ovelhinha pelo nome... Sabia história toda de cada uma delas e sempre procurava ensinar tudo de bom que sabia para elas
(Entram cantando... eu sou a ovelhinha... Jesus é meu pastor).
NARRADOR– E como eram muito tagarelas falavam sem parar.
OVELHA 1 – Venham amiguinhas! É hora de conversarmos com o pastorzinho. Chegou o momento de nossa lição.
NARRADOR- E era assim toda tarde, o pastor reunia as ovelhinhas e com elas conversava
PASTOR – ( ele senta e faz a roda em volta dele de ovelhinhas ) Minhas ovelhinhas, eu sou o bom pastor .. se preciso for estou disposto a dar a minha vida por qualquer uma de vocês .. Eu as conheço como a palma de minha mão e quero sempre conduzi-las a uma vida cheia de amor e alegria. Eu sou o bom pastor que amo a cada uma de vocês.
(As ovelhas berram com carinho juntinhas e bem melosas )
PASTOR– Mas hoje eu quero preveni-las de um grande perigo que está rodando vocês que é o lobo mal que só faz sofrer quem feliz é.
OVELHA 2- Ahahahaha pastorzinho .. tô com medo .. tô com um medão danado, tenho medo de lobo mau que quer comer a gente ( começa a chorar).
PASTOR - Mas não é preciso tanto medo ! Basta que fiquem juntinhas e ouçam sempre só a voz do pastor. Eu as protegerei de todo perigo ... mesmo se este for algum lobo maldoso e queria desviar vocês do caminho , pois estes lobos são salteadores da alma .. do coração ... querem levá-las sempre para o mal caminho ...conduzi-las para longe de minhas pastagens .. Muitas vezes , queridas ovelhinhas .eles se disfarçam de bonzinhos só pra enganar e destruir e ,o pior ... podem até matá-las... mas eu estarei aqui pra protegê-las, quem tem pastor não deve temer o lobo mau.
OVELHA 3 – Pastorzinho ... Pastorzinho ... nunca nos deixe sozinhas !!!
OVELHA 1 – Eu estou com tanto medo .. vejam só ... eu estou tremendo.
PASTOR: Já lhes disse .. Estou aqui para protegê-las e se preciso for dou a vida por vocês . Mas , por hora , vou ter que ir olhar minhas outras ovelhas que estão em outra pastagens , logo aqui pertinho .. e deixo aqui a OVELHA 4, tomando conta de vocês.
OVELHA 4 – Pode deixar chefinho.. tô pronta pra vigiar .. e se algum lobo se aproximar dou-lhe umas cacetadas no ombro que não vai sobrar osso sobre osso . Porque eu sou a guardiã das ovelhas desprotegidas e sozinhas. Pode ir descansado meu amigo, elas estarão em ótimas mão. Pode confiar.
PASTOR – Então, Ovelha 4 , eu confio a você a missão de cuidar das minhas ovelhas . Fique de olhos bem atentos e cuidando das minhas doces ovelhinhas.
OVELHA 4-– Vai tranquilo ,chefinho.
NARRADOR – E o pastor foi embora . Mas será que a Ovelha 4, se tornará um Bom Pastor... Será que ela irá dar conta de sua missão ? Ihhhhhh acho que não . Vejam só crianças mal o pastor foi embora e já parece cansada.
OVELHA 4 – Ora ... o pastor é muito exagerado com tanta vigilância . Esse serviço é uma moleza.( abre a boca ) dá até pra tirar um cochilo (ressona ). Acho melhor ficar parado aqui, não ! Melhor mesmo é ficar deitado.. e, de preferência de olhos fechados e vê se não amola senão eu dou nessas ovelhas um cascudo.
NARRADOR – E logo que Ovelha 4, cai no sono vejam só quem aparece ....o lobo ... o lobo , o lobo mau crianças .
LOBO– Quem tem medo de lobo mau .. lobo mau ... lobo mau
Eu sou o lobo mau.Vou comer as ovelhinhas .Sou maldoso, sou guloso , Vou traçar as coitadinhas, rararars
( e esfregando as mãos vê a Ovelha 4, dormindo e dirige a uma ovelhinha que pastava distraída , longe das outras ).
LOBO – obaaaaaaa. Carne frescaaaaaaaaaa!!! Vou tirar a barriga da miséria . Olá, ovelhinha?!
OVELHA 2 - Que susto quem é você ? De onde veio? Você é tão esquisito.
LOBO – Calma..uma pergunta de cada vez, gatinha , quer dizer Ovelhinha!!!
Eu sou o vizinho aqui do lado ( aponta pra todos os lados ).
Dono desse pasto verdinho a perder de vista.. Quero só comê-la , quer dizer .. conversar com você .. falar de minha vida .. de meus sonhos .. ( Eu tenho tanto a lhe falar , mas com palavras não sei dizer , como é grande a minha boca pra te comerrrrrrrrr).
OVELHA 1 -Ora, o pastor disse que não é bom conversarmos com os estranhos , toda criança sabe não é, crianças , a gente pode ficar dando papo pra quem não conhecemos ?
LOBO – Larga de seu boba . Não seja por isso. Muito prazer... o meu nome é Lobo Panção ( é que me chamam assim desde pequeno , porque eu tenho uma pança que cabe um elefante rarararars ).
OVELHA 1 – Anhan ... prazer Senhor Panção , meu nome é Ovelhinha 1.
LOBO – OH , ovelhinha , me simpatizei por você. Agora que já somos amigos quero te dar um presente .. Quero levá-la para conhecer meu pasto verdinho .. a grama é macia e tenra e tão apetitosa , o meu pasto sempre é melhor do que do vizinho .
OVELHA 1 -Ah não sei .. acho que não devo ir ... o pastor falou ...
LOBO – Que pastor o que ... cadê ele aqui pra te defender ?Deixa de ser boba, veja como está apetitosa minha grama ... não vou fazer mal nenhum a você.
OVELHA 1 – Não sei,não sei... o que vocês acham crianças que devo ir com ele ? Então está bom... só um pouquinho não faz mal.
LOBO – Sua boboca, agora você vai entender porque me chamam de Panção haghaha... vou fazer de você um ensopadão ( amarra a ovelha, ela grita por socorro ).
NARRADOR – As ovelhinhas berram sem parar até acordar a OVELHA 4, que ainda estava dormindo.
OVELHA 3 – Acorda preguiçosa! Nossa irmãzinha corre perigo!
OVELHA 2 – Ajude- nos, pelo amor de Deus!! Ela vai morrer! Vamos rápido.
OVELHA 4 – Quem eu ? Eu não , eu nem sei o que é isso salvar . Por acaso estão me achando com cara de corpo de bombeiro??? Liga pra 190 que eu to dando no pé....
NARRADOR – Vejam só , crianças ... ela ficou apavorada por não ter vigiado bem as ovelhinhas e fugiu de medo. É uma covarde .. fugiu pra bem longe , aquela mercenária. Mas , vejam só quem apareceu !!?? O pastorzinho !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PASTOR- Mas o que está acontecendo .. vim logo que escutei os berros ..
Todas as ovelhinhas ( falando de uma vez só ) Estamos em apuros ..O Lobo vai matar...
PASTOR - – Ohhhh nãooooooo.Vou salvá-la daquele lobo mau. .. Aquele Pançudo ...
NARRADOR ... Enquanto isso o lobo afia a faca ...
OVELHAS Cuidado , pastorzinho , o lobo é mau ele pode matá-lo.
PASTOR – Eu dou a vida pelas minhas ovelhas .. fiquem despreocupadas .Darei uma lição no Pançudão .
OVELHA 4 – Oh .. porque não ouvi meu Bom Pastor .. deixei a segurança do meu pasto , agora estou frita , assada ... sei lá mais o que..
LOBO – Fecha esse bico, sua bobocona ... agora é pra valer .. Escuta só o ronco da minha barriga.
OVELHA 4 - - “Tá alto né ..
LOBO – “Tá e eu vou acabar com ele agorinha mesmo , se prepara pra morrer.
OVELHA 4 – Ave Maria , cheia de graça... ( começa a rezar).
LOBO – Agora você reza né .. Que isso que vocês estão gritando atrás de mim . ..............aiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiai.
PASTOR – Toma mais uma seu lobo malvado , comigo não , eu cuido das minhas ovelhas , cai fora desse redil pra sempre ( acerta a cabeça do lobo e o lobo desmaia ) Venham minhas ovelhinhas , eu a cada uma como única.
OVELHA 1 -Que alegria.. eu sabia , bem lá no meu fundinho, eu sabia que o Senhor viria nos salvar.(fazem a festa).
NARRADOR:– Pois é, crianças ... todos nós precisamos estar vigilantes e, quando percebermos que algum amiguinho nosso está em perigo, precisamos também ser bom pastores para com ele e sempre confiarmos nos ensinamentos do grande pastor que é Jesus, pois é Ele quem dá a vida por todos nós .

5.ATIVIDADES:
a)Tapete de Atividades – para as crianças menores
b)Dinâmica do Nome- Quem o Bom Pastor, ama?
RECITAR O VERSINHO ABAIXO E DEPOIS CITAR OS NOMES DE CADA UM.
Eu sou a ovelhinha, Jesus é meu pastor ,Ele me põe nos ombros com muito amor .Me chama pelo nome
Eu conheço a sua voz /Ele ama seu rebanho e a cada um de nós /
A catequista pergunta:
Ele ama a (fala o nome de uma das crianças)?- resposta- AMA!! (devem todos responder, se possível citar o nome de cada um, para que possam se sentir amados por Jesus o Bom Pastor).
c) Dedoche da Ovelhinha – Pintar e montar o dedoche de Ovelhinha com as crianças e depois explorar a recontagem da passagem do Evangelho utilizando o dedoche. (conforme figura em anexo).
Contribuição: Prof.ª Luzia de F. Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná – www.nsalegria.com.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

E começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam dele.



Acolhida / oração
Bom dia crianças, vamos iniciar rezando uma Ave Maria, por todas as mães, jovens, velhas, mães avós, mães dos padres e mães nossas de cada dia, pedimos por elas, para que o Senhor derrame sobre cada uma a sua graça e, possa consolar seus corações, com o grande amor que só o Senhor tem por cada uma delas. Aquela mamãe que tanto amamos, e reconhecemos em nossas mães o espelho de bondade e de amor que elas nos transmitem. A cada ave Maria que rezamos é uma rosa que colocamos aos pés da nossa mãe amada.
Então, de mãos unidas vamos rezar... Ave Maria...

Assim como a mamãe gosta de contar história pra gente à noite... eu convidei dois amiguinhos pra contar para todos nós o que Deus quer através de sua leitura hoje,
Vamos ouvi-la com atenção e bem caladinhos?

Historinha:
Tecnica - fantoches
Personagens –
01 – Joãozinho
02- Mariazinha

Joãozinho- Bom dia Mariazinha, tudo bem?
02- Tudo bem Joãozinho e vc?
Joãozinho- Bem também, hoje eu vou a missa, vamos comigo?
02- Hum, na Missa?? Ah, acho que eu num gosto... o que faz lá?
Joãozinho- Hum, então você tem que ir mesmo, porque é muito bom. Lá nos encontramos Jesus, vamos a casa dele, aprendemos sobre ele, vemos os amiguinhos, agradecemos por todas as coisas boas e até pela coisas ruins que tem acontecido,...
02- É pareceu interessante!!! Maas não demora muito?? Não é chato ficar lá ouvindo o padre Falar?
Joãozinho- Não, claro que não, a hora passa tão depressa que a gente nem vê.. porque estar com Jesus é muito bom! Você sabia que ele morreu por nós?
02- É mesmo?
Joãozinho- É, ele morreu na cruz para perdoar os nossos pecados depois ressuscitou. Inclusive nesse domingo nós vamos ouvir a história de 02 amigos, de Jesus que nem sabiam que ele estava vivo, estavam tristes, voltando para casa, quando Jesus conversou com eles, mas, você acredita que eles não reconheceram Jesus?
02- Nossa, como assim? Então não eram amigos dele?
Joãozinho- Eram sim, mas eles estavam cego e não tinham reconhecido a voz de Jesus.
02- Hum, entendi, mas e aí? O que aconteceu?
Joãozinho- Então ai eles foram jantar, e durante a refeição, Jesus celebrou a missa, partiu o pão, dividiu entre eles e comeram.
02- Mas Jesus Cristo celebrou a missa? Isso não é o padre que faz??
Joãozinho- Também, mas quem a fez primeiro foi Jesus. Na ultima ceia e depois na tarde que ele ressuscitou. Ai na hora que ele partiu o pão, os amigos viram que era Jesus e ficaram muito felizes. E correram para contar para os outros.
02- Hum, mas se eu for a missa com você eu posso ver Jesus também?
Joãozinho- Com certeza!
Joãozinho- Então vamos...
Tchau Crianças!!!

Musicas- O grupo pode escolher.

Pintura e brincadeiras