sexta-feira, 24 de setembro de 2010

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM
DIA DA BÍBLIA
-Recepção das crianças;
-Oração e agradecimentos;
-Músicas;
  • Entrada com a Bíblia.
  • O que é a bíblia;
  • Importância;
  • dons de Deus;
  • Palavra de Deus;
  • Ensinamentos.

- Dividir as crianças em grupos (desenhar uma bíblia em cada cartolina, para cada grupo)

  • explicar sobre as mãos de Deus que opera milagres em nossas vidas.

(pintar a mão de cada criança e marcá-la na bíblia do grupo)

  • colocá-las no varal.
  • atividade do dia.
  • entergar a lembrancinha.

* Lembrancinhas:

- caixa de fósforo

-papel camurça

Encapar a caixa de fósforo e escrever "BÍBLIA" na frente.

Colocar dentro da caixa uma bala com uma mensagem da bíblia.

Grupo Pastoral Familiar

Márcio, Josi, Lorraynne, Édna, Isabelle, Zilma e Cida




quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LOURDES – APUCARANA – PARANÁ
Apucarana, 18 e 19 de setembro de 2010.

25º Domingo Comum – Tema: O administrador infiel

1.ACOLHIDA – Boa tarde, queridas crianças. Sejam todos muito bem vindos a esse encontro. Vamos iniciar cantando bem animados.

ANIMAÇÃO - Eu canto como o rei Davi/ Olaria de Deus/ Pecado, pecadinho, pecadão...

2.PREPARAÇÃO PARA O TEMA: dinâmica – “Placar”( conversação)
Mostrar um cartaz do tipo “placar” com dois desenhos no topo da página: (Planeta) e (imagem de Deus)
Vamos pensar que são dois “senhores” nas nossas vidas. O Sr. Mundo e o Sr. Deus. Será possível servir aos dois ao mesmo tempo? Vamos ver?

1ª situação:
Senhor Zezinho é doido por futebol. Hoje tem futebol na cidade: é o Roma Apucarana X Arapongas. Todo mundo da rua vai no estádio, mas o jogo é na hora da missa O filho do Sr. Zezinho adora ir no estádio, então advinha o que ele escolheu?? - Escolheu ir ao futebol. – Ponto para o Sr. Mundo. (colocar um X do lado do placar do Sr. Mundo)

2ª situação:
Tem também a D.Maria, adora a novela das oito, Passione, não perde nem um capítulo, só que hoje a sua vizinha a convidou para rezar um terço, justamente na hora da novela, logo hoje quando o Totó vai perdoar a Clara?! Ela bem que ficou naquela - a quem devo escolher: o terço ou a novela?Adivinhem o que ela escolheu? Claro que foi a novela- Mais um ponto para o Sr. Mundo. (colocar um X do lado do placar do Sr. Mundo)

3ª situação:
O Sr. Juca é até um homem muito bom, mas adora uma cervejinha com os amigos e uma churrascada no domingo. Acontece que sua família queria que ele fosse visitar a tia Amélia que está muito doente, mas é bem no dia que seus amigos convidaram para uma churrascada. Sabem o que o Juca escolheu?E ele até que pensou vou ao churrasco ou visito a tia doente?? Vou ou não vou?? E ele acabou indo ao churrasco. Ponto pro Senhor Mundo de novo. (colocar um X do lado do placar do Sr. Mundo)

4ª situação:
Já a Soninha ganhou do seu pai a mesada do mês. Quando foi fazer a conta viu que se ela fosse dar dinheiro na coleta da missa, não sobraria pra ir na sorveteria com seus amigos. Ou o dinheiro irá servir pra ajudar a igreja, ou pra seu sorvete. Adivinhem então o que ela escolheu? O sorvete. Ponto novamente para o Sr. Mundo. (colocar um X do lado do placar do Sr. Mundo)
Que coisa...não está nada bem pro lado do Senhor Deus, parece que Ele está perdendo pro Senhor Mundo...

Conclusão:
E nós..crianças? Que escolhas estamos fazendo? Será que estamos servindo aos dois senhores, agradando uma hora ao um e outra hora a outro? Ou será que estamos agradando somente ao Senhor Mundo, esquecendo, de fato, a quem devemos servir de toda alma e de todo coração?
Hoje Jesus contará uma história de alguém que serviu primeiro o Sr. Mundo. Logo mais ouviremos o evangelho.

3. ENTRADA DA BÍBLIA: (música) – Vamos aplaudir a Palavra de Deus!!
(evangelho dramatizado em fantoches)

Narrador: Um dia Jesus disse aos seus discípulos:
Jesus - Havia um homem rico ( desenho)que tinha um administrador que cuidava dos seus bens (empregado). Foram dizer a esse homem que o administrador estava desperdiçando o dinheiro dele. Por isso ele o chamou e disse:
Patrão:"Eu andei ouvindo que você não está cuidando bem das minhas coisas. Agora preste contas da sua administração porque você não pode mais continuar como meu empregado."
Narrador: Aí o administrador pensou:
Administrador: "O patrão está me despedindo. E, agora, o que é que eu vou fazer? Não tenho forças para trabalhar na roça e tenho vergonha de pedir esmola. Ah! Já sei o que vou fazer... Assim, quando for mandado embora, terei amigos que me receberão nas suas casas..."
Narrador: - Ele teve uma idéia. Chamou todos que deviam para seu patrão e perguntou um a um:
Administrador: "Quanto é que você está devendo para o meu patrão?"
Primeiro devedor:- "Cem reais!" - respondeu ele.
Narrador: O administrador disse:
Administrador: - "Aqui está a sua conta. Sente-se e escreva cinqüenta."
Narrador: - Para o outro ele perguntou:
Administrador: "E você, quanto está devendo?"
Segundo Devedor:- "Mil reais!" - respondeu ele.
Administrador: "Escreva oitocentas!"
Patrão: Como você foi capaz de mentir e enganar?? Fico admirado da sua esperteza e desonestidade!!
Narrador: E Jesus continuou:
Jesus- As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à Deus. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras? E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
Palavra da Salvação.

Conversando sobre o evangelho:
- O que aconteceu na história que Jesus contou?
- Porque o empregado foi desonesto?
- Quando somos desonestos com Deus?

4.HISTÓRIA DA SEMANA – O ferreiro
Narrador: Havia um ferreiro que, depois de se divertir bastante, com bebedeiras e festas, decidiu entregar sua alma para DEUS”. Começou a servir à Deus ajudando na igreja, assistindo às famílias pobres , pagando o dízimo... Mas sua vida começou a ficar muito difícil. Apesar de toda a sua dedicação, nada parecia dar certo em sua vida. Muito pelo contrário: seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais.
Uma bela tarde um amigo vendo a sua situação, comentou:
Amigo: - É realmente muito estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas seria melhor você voltar a viver servindo ao Sr. Mundo e não ao Sr. Deus??
Narrador: O Ferreiro não respondeu nada na hora. Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida. Então ele falou:
Ferreiro:- Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas, facas... Você sabe como isso é feito? Primeiro, eu aqueço a chapa de aço no fogo, até que ela fique vermelha. Em seguida sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado, e aplico vários golpes, até que a peça adquira a forma desejada. Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o vapor, enquanto a peça estala por causa da súbita mudança de temperatura.
Tenho que repetir este processo até conseguir a espada perfeita, uma vez apenas não é suficiente.
Narrador: O Ferreiro deu uma longa pausa, e continuou:
Ferreiro:- Às vezes, o aço que chega às minhas mãos não consegue agüentar este tratamento. O calor, as marteladas e a água fria termina por enchê-lo de rachaduras.
E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada. Então eu simplesmente o coloco no monte de ferro velho que você viu na entrada da minha ferraria.
Narrador:Mais uma pausa e o ferreiro conclui:
Ferreiro:- Sei que Deus me coloca no fogo nas dificuldades. Tenho aceitado as marteladas que a vida me dá e, às vezes, sinto-me tão frio e insensível como à água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que peço em oração é: “Meu Deus, não desista até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser, mas jamais me coloque no monte de ferro velho das almas.”

E assim crianças podemos aprender que Deus quer que sejamos fieis à ele e não desanimemos diante dos problemas. Somos testados nessa fidelidade. Quem conseguir ser fiel será merecedor da amizade de Deus.

5.SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1.Tapete de brinquedos para as crianças até 4 anos;

2.Jogo: Firme na fé
Material: dois círculos feitos no chão, uma corda.
Objetivo: tirar o outro do circulo.
Desenvolvimento: De frente para o outro, segurando cada um a extremidade de uma corda bem esticada, com o pé direito dentro do circulo . Dado o sinal um tenta puxar o adversário com a corda até que ele tire o pé do circulo. Vence quem conseguir primeiro. Vai mudando os alunos para que todos possam passar pela experiência.
Pregação/ Conclusão: O mundo tenta nos distrair da vontade de Deus e tirar-nos do circulo dos salvos. É preciso esforços e coragem para manter-nos firmes na fé.

3.Desenho para colorir.


Contribuição – Prof.ª Luzia F. Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná – www.nsalegria.com.br

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

24º Domingo do Tempo Comum




12 de Setembro de 2010 - Ano C – Cor Verde


“Assim haverá no céu mais alegria por um só
pecador que se converte do que por noventa e
nove justos que não precisam de conversão”.



“Muitas vezes a trave que há em nossos olhos nos impede de seguir o caminho do Senhor,
fazendo-nos deixar de lado a sua palavra, seus mandamentos e seu projeto de libertação”.



PREPARANDO AO AMBIENTE: Antes que crianças cheguem, a salinha terá que estar preparada.
(Sugestão: enfeitar com bexigas e vários corações confeccionados em E.V.A. a casinha dos fantoches).

ACOLHIDA ÀS CRIANÇAS: Iniciar o encontro convidando as crianças a fazerem a oração do Santo Anjo. Logo após oração, conhecer todas as crianças que ali estiverem presentes, perguntando seus nomes e também apresentando a cada um da equipe que ficará com eles neste encontro com Jesus.

PRIMEIRO MOMENTO: Como estamos no mês da Bíblia, sugerimos que falemos as crianças da importância da Bíblia.
(Sugestão: Entrada solene da Bíblia por um membro da equipe, logo após cada criança beija a Bíblia em sinal de amor e respeito).

FALANDO AO PEQUENINOS:



História - PERDÃO PAPAI DO CÉU

(Personagens: Fantoches JUJU, VIVI e TIA BENTA)









TIA BENTA - Olá amiguinhos, eu sou a Tia Benta, tudo bem com vocês? Fico feliz porque vocês estão aqui conosco. Hoje vamos falar sobre o Perdão do Papai do Céu. Quem sabe o que é perdão? (Esperar por respostas das crianças). E para nós ajudar a explicar vamos chamar duas amiguinhas muito especiais, vocês querem conhecê-las? (Esperar resposta das crianças).

JUJU – Oi crianças, eu sou a JUJU, que bom que vocês estão aqui para saber mais sobre o perdão de Jesus.

VIVI – Ei, com licença, com licença (fantoche vai empurrando os outros dois e entrando para se apresentar).
- Oiê amiguinhos, eu sou a VIVI, linda e charmosa, olha só os meus cabelos, mas eu vim aqui para falar de uma palavra muito importante para vocês, quem lembra qual é essa palavra?

TIA BENTA – Qual é, qual é? Quem lembra?

JUJU E VIVI – Nós sabemos, o PERDÃO. Vamos repetir todos juntos, PERDÃO.

TIA BENTA - E vocês sabem quando devemos pedir perdão?

JUJU – Quando brigo com meu amiguinho, devo pedir perdão, pois só assim Jesus vai ficar muito feliz comigo.

TIA BENTA – Isso mesmo Juju, quando brigamos com um amiguinho devemos pedir perdão. Mas será amiguinhos que devemos pedir perdão só quando brigamos? (Esperar respostas das crianças).
- Hum, tenho uma idéia, vamos fazer uma brincadeira? A Juju e a Vivi vão fazer perguntas para vocês e vamos pedir perdão a Jesus se fizemos coisas erradas, vamos lá então? (esperar respostas das crianças, incentivando-as).

VIVI – Ficamos com preguiça e não rezamos para o Papai do Céu?

JUJU – Sim, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

JUJU – Desobedeci ao papai e a mamãe?

VIVI - Sim, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

VIVI - Deixei de ir à escola e não estudei por preguiça?

JUJU - Sim, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

JUJU – Briguei com meus amiguinhos?

VIVI - Sim, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

VIVI – Não ajudei as pessoas que precisavam de minha ajuda?

JUJU – Não, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

JUJU – Contei mentiras e enganei meus pais?

VIVI – Sim, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

VIVI – Fiquei zangado e falei nomes feios?

JUJU –Sim,por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

JUJU – Não reparti meu lanchinho e meus brinquedos na escola com meus amiguinhos?

VIVI – Não, por isso pedimos, Perdão, Papai do céu.

VIVI – Deixei de vir à missa?

VIVI – Sim, por isso pedimos, Perdão, Papai do Céu.

TIA BENTA – Vocês ouviram amiguinhos, quantas coisas fazemos erradas e temos que pedir perdão a Jesus?
Vocês estão felizes agora porque pediram perdão a Jesus?

JUJU – Agora estamos né amiguinhos? Jesus fica muito feliz quando somos boas crianças. Oba! Jesus nos perdoou e nos ama muito.

VIVI – Que bom né amiguinhos? Meu coração está muito feliz e de vocês? (Esperar respostas das crianças).

TIA BENTA – Ah, sabe por que o coração de vocês está feliz? Porque Jesus é nosso pastor e somos as suas ovelhinhas e por isso ELE nos perdoa sempre que nos arrependemos das coisas tristes e feias que fazemos.

JUJU – Que alegria né crianças? Jesus é o nosso Pastor e sempre nos levará pelo bom caminho.

VIVI – Eu quero sempre fazer coisas boas para estar ao lado de Jesus e vocês amiguinhos?

TODOS – Queremos sim.

TIA BENTA – Agora vamos fazer uma oração para o nosso Jesus?

JUJU E VIVI – Vamos, vamos.

TODOS – PAPAI DO CÉU, EU CREIO EM TI.
PAPAI DO CÉU, PEÇO PERDÃO PELAS MINHAS FALTAS.
PAPAI DO CÉU, GUIA-ME PELO BOM CAMINHO.
AMÉM.

TIA BENTA – Agora crianças, vamos nos levantar bem devagar como lindas ovelhinhas do Senhor
e sentar nas mesinhas para pintar um desenho bem bonito e levar para o papai e para a mamãe?

JUJU e VIVI – Tchau amiguinhos.......até o próximo domingo. Tchau.


ATIVIDADES PARA O ENCONTRO:
a) Pintura de desenhos
b) Músicas e cantos
c) Brincadeiras

LEMBRANCINHAS: Mini Bíblias confeccionadas em E.V.A.


AGRADECIMENTOS: Obrigada a todos pelo carinho e espero que o material preparado tenha sido útil para a evangelização de nossos pequeninos.




Equipe Pastorinhos do Senhor

Catequista Luciane Bossa e Catequizandos P.A. Crisma (Ana Paula, Beatriz, Bia, Carol, Felipe, Isabela, Isadora, Júnior, Lucas e Rafael)






quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA










Boa noite, queridas crianças!




Estamos começando o mês de setembro, e neste mês comemoramos, festejamos e celebramos a Bíblia Sagrada, que é o Livro mais importante que existe, pois é na Bíblia que está toda a História de Jesus, seus ensinamentos, seus milagres e seus exemplos.




Então vamos ficar em pé para recebermos a Bíblia (alguém neste momento entra com a Bíblia aberta e a coloca no centro da sala.)



Vamos aplaudir a Palavra de Deus.




Agora que temos em nosso meio este Santo Livro, vamos fazer uma oração que aprendemos com Jesus e se encontra na Bíblia, é o Pai Nosso, e o próprio Jesus ensinou aos seus amigos, querem ver?



(Abra a Biblia em Mateus 6, 9-13 e reze com as crianças o Pai Nosso, pode-se fazer os gestos da oração. Isso ajuda a criança a se concentrar nas palavras.)








Muito bom!!!!




E agora todos sentadinhos pois vamos receber nosso já conhecido amigo Joãozinho, o Contador de Histórias.

OLÁ JOÃOZINHO!!!



(Fantoche)


Olá crianças, tudo bem??




A historinha que vou contar hoje é muito linda, muito emocionante, vamos prestar muita atençao pra depois a gente conversar sobre ela, está bem?








"Era uma vez um príncipe e uma princesa, que se amavam muito e resolveram se casar.



Desse casamento nasceu uma linda princesinha, o bebezinho mais lindo que já tinham visto por aqueles lados.



Os anos foram passando e algo estranho acontecia com ela. Era uma menina triste, que não sorria.



Seus pais compravam todos os brinquedos que qualquer criança gostaria de ter, vestidos rodados e sapatos brilhantes, mas nada disso agradava a menina, e nenhum sorriso saia de sua boca.




O príncipe então contratou palhaços, os mais engraçados que havia, chamou mágicos para animar a garotinha, mas nada.



Um dia porém, a menina sumiu. Procuraram por todo o castelo e nada. Cadê a menina?



Os pais já não sabiam mais onde procurar, pediram então aos soldados que fossem pelas ruas atrás da menina.



Ouviram vozes e risos de crianças numa rua deserta e se aproximaram para ver.



A princesinha estava rolando no chão, toda suja com outras quatro crianças, de roupas simples, pés descalços, porém nunca viram crianças mais felizes. Não havia sequer um brinquedo, nem laços nos cabelos, nem banquete, nem brilhos, qual o motivo então de tanta alegria?



Os soldados levaram a menina de volta para o castelo para a alegria de seus pais. Deram-lhe banho, roupas limpas, um delicioso lanche e a fizeram descançar. E novamente o sorriso da princesinha desapareceu de seu rosto.



Começou a ficar doente, dias seguidos teve febre, já não sabiam mais o que fazer.



Entao o pai perguntou à menina o que ela queria ganhar, qualquer coisa para vê-la bem novamente.



Ela sentou-se na cama, e disse ao pai:



- O que faço com tantos brinquedos, sem ninguém para brincar?



Pra que esses vestidos rodados, se não posso sujá-los?



Moro num castelo, enquanto meus amiguinhos só conhecem os castelos que eles fazem na areia.



Tenho vários empregados ao meu redor e eles não tem nem mãe.



Em minha mesa tem alimento de sobra, e eles passam fome. Não acho que isso seja justo. Gostaria de vê-los, dividir meus brinquedos pra brincarmos juntos.



Então o pai, muito emocionado disse:



- Vou fazer melhor que isso! Vou trazer essas crianças para morar aqui. A partir de hoje elas serão nossa família também.



O pai nunca tinha visto sorriso tão lindo no rosto de sua filha.



E das janelas do castelo podia se ouvir de longe, as gargalhadas daquelas crianças, felizes como toda criança deve ser.



- FIIIIIIIM!!!








Gostaram da história?




Agora vamos conversar, tenho duas perguntas pra vocês:




Vocês acham que Jesus ficou contente com a atitude da princesinha?




Porque ela não era feliz?




(deixar as crianças soltarem a imaginação, elas amam esse momento, Ah! e preparem-se, vão ouvir cada resposta... rsrs)








Vamos cantar? Tem uma musiquinha que reflete muito bem essa historinha.


(Padre Zezinho-só para crianças)


-Meu sorriso não é só meu, foi Deus quem me deu

esse sorriso que não é só meu.

O que eu tenho de bom é pra dar aos meus irmão (bis)

-Meu brinquedo não é só meu, foi Deus quem me deu

esse brinquedo que não é só meu.
O que eu tenho de bom é pra dar aos meus irmãos (bis)

-Meu dinheiro não é só meu, foi Deus quem me deu

esse dinheiro que não é só meu.

O que eu tenho de bom é pra dar aos meus irmão (bis)




Terminamos com uma oração em que cada criança pede o que deseja para a semana.

Confeccionamos mini Bíblias em papel camurça para as lembrancinhas.






E se sobrar tempo, temos os desenhos para pintar e os jogos.






Firme na Fé.

Catequista Sandra.