sexta-feira, 27 de agosto de 2010

22ºDOMINGO DO TEMPO COMUM




"CONVITE À HUMILDADE"

-Preparar o ambiente com balões e outros acessórios para dar idéia de uma festa.
  • Boa noite crianças!!!

Vocês estão vendo como está arrumadinho nosso espaço hoje?

O que será que vai acontecer por aqui?

Parece que vamos ter uma festa não é mesmo?

Então vamos cantar um pouco, pois festa deve ser alegre e cantando podemos nos alegrar ainda mais!

  • Estou feliz, feliz;
  • Cante comigo;
  • O Senhor tem muitos filhos;
  • Para aquecer, para animar.

Essas músicas estão na página do nosso blog e também estão disponível na catedral com o CD didático.

Quando fazemos uma festa, é importante agradecer ao nosso Pai do céu com a oração que ele nos ensinou. Então vamos nos dar as mãos e rezarmos juntos o "Pai Nosso".

Quem gostaria de agradecer alguma coisa que aconteceu em nossa casa ou na escola nesta semana que passou? (deixar que as crianças expressem espontâneamente)

Agora vamos ver o que está acontecendo na floresta, onde nossos amiguinhos estão.

HISTORINHA DO DIA


LEÃO: (Entra em cena sozinho e pensando alto) Eu como o Rei da floresta, preciso fazer algumas mudanças para melhorar nosso ambiente, muitos animais são bondosos, queridos, mas às vezes não o reconhecemos e damos o verdadeiro valor. Muitas vezes eles não gostam de se aparecer muito e por isso acabamos por deixar passar esse valor tão precioso.(Pausa pra pensar...) Já sei poderia promover uma festa e dizer que teremos uma surpresa e veremos quem irá sem segundas intenções...

(Entram outros animais conversando entre eles)

LEÃO: Oi amigos! Queria encontrar vocês mesmo! O dia está bonito, o sol brilha como nunca! Olha, estou preparando uma festa para essa noite e gostaria muito da presença de todos, ok? Ah! E terá uma surpresa para um convidado muito especial.

ANIMAIS: Opa! Tô dentro!

Claro que eu vou!

Posso chamar meu vizinho também?

LEÃO: É claro! Quanto mais convidados, melhor será a festa.

JACARÉ: Mas, quem é esse convidado especial? Um de nós?

LEÃO: Quem sabe, Jacaré... A curiosidade não é uma coisa muito boa, temos que saber esperar, quem sabe pode ser você! (Risada....)

JACARÉ: Bom, mas e se de repente eu não puder ir? Vocês sabem que sou muito importante, a floresta sem eu, não sobreviveria. Sou um animal ...

MACACO: Ai, ai, ai, agora o rei da floresta mudou rsrsrsrsrs, o jacaré está se achando!!!!

ANIMAIS: Todos comentam o que o jacaré falou...

OVELHA: E a surpresa?

LEÃO: De noite todos saberão.

(Todos saem de sena e fica o Jacaré e o Burrinho)

JACARÉ: Bom, eu vou me arrumar pra essa festa, estou sentindo que essa noite será minha!!!!!

BURRINHO: Pois é Jacaré, tomara que seja uma festa divertida, que todos nós possamos passar um tempo gostoso com nossos amigos...

JACARÉ: Rsrsrsrs... Você se divertir??? Você é o Burro e não um Jacaré como eu!!! Todos os animais gostariam de ser como eu, ou até mesmo como o Leão, mas como você? Um animal sem sal, nem açúcar...


BURRINHO: Cada um é como é, e eu acredito que nosso criador pensou em cada detalhe. Eu prefiro ser como sou, e assim vou ajudando os outros como posso...

JACARÉ: Então tá, a vida é sua. Prefiro ser o vice-rei da floresta!

BURRINHO: O que? Você o vice-rei? Quem disse?

JACARÉ: Eu acho que hoje de noite terei uma grande surpresa!

BURRINHO: Então até daqui a pouco!

(Saem de cena e voltam para a festa, começa a chegar os convidados)

JACARÉ: Puxa! Sou o primeiro a chegar! Bom, mas não poderia deixar de pegar o melhor lugar...

MACACO: Ha, ha, ainda bem que ainda não chegou todo mundo, assim posso escolher um lugar legal!

ANIMAIS: Cada um vai chegando e escolhendo o melhor lugar.

(O Burrinho também chegou com os outros, mas foi deixando passarem na sua frente e escolherem os lugares melhores.)

BURRINHO: Nossa como está tudo tão bonito! Olha a decoração! É! O Leão caprichou!

OVELHA: É, mas você chegou cedo e só acabouficando com o pior lugar, escondido, longe de tudo.

BURRINHO: Não importa! O mais importante é saber que somos criaturas escolhidas por Deus e por isso estamos aqui, pra ajudar no que precisar e ser o melhor que pudermos. E aqui posso observar tudo o que se passa e assim correr se for preciso para ajudar alguém


(O Leão observava tudo de longe, como seus amigos se divertiam, e a atitude de cada um, o Jacaré como não é de se espantar sempre achando que ele é o melhor, o Macaco sempre levando vantagens pela esperteza dele, e assim todos com suas características próprias.)

LEÃO: Amigos! Chegou a hora de falar a surpresa pra todos vocês. Resolvi fazer essa festa, para valorizar os amigos que mais se importam com o bem-estar dos outros. Muitas vezes queremos o melhor para nós mesmos e esquecemos que todos nós temos os mesmos direitos e deveres. Portanto hoje quero homenagear nosso querido amigo que sempre está pronto pra tudo, nos momentos bons e ruins, e por incrível que pareça nunca está em evidência. Quero convidar o Burrinho para chegar aqui perto de mim, num lugar especial.

(O Burrinho ficou todo emocionado, não sabia o que fazer e falar. Por outro lado o Jacaré ficou todo sem graça. Todos os animais aplaudiram, e gritavam viva o nosso amigo!!!)

(No final da festa o Burrinho se aproximou do Jacaré e disse:)

BURRINHO: Senti que você ficou triste...

JACARÉ: É, foi uma grande lição para mim, nem sempre somos o que gostaríamos de ser, e não basta pensar somente na gente, precisamos pensar que todos formamos uma família, e em uma família não existe o melhor e o pior.

BURRINHO: Como já tinha dito pra você, temos que ser o que somos com qualidades e defeitos, e os outros devem gostar da gente assim mesmo. E assim os humildes se elevarão!

FIM!!!!







  • Conversa com as crianças sobre a história.




BRINCADEIRA:

  • Colocar numa caixa fechada alguns brindes como: pirulito, balas, tercinho, santinho... A caixa vai passando de mão em mão enquanto toca uma música com o CD. Quando parar a música a criança que estiver com a caixa, poderá pegar algo de dentro da caixa e oferecer a outro amiguinho. A criança que receber sairá da brincadeira e assim sucessivamente.


ATIVIDADES

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

21º. DOMINGO DO TEMPO COMUM: LC.13,22-30


A PORTA ESTREITA






Acolhida: - Boa noite ( bom dia) a todos, é com muita alegria que estamos aqui para mais este maravilhoso encontro com Cristo, como é bom vivermos em comunidade.
Musica:
* Sinal da cruz
* Deus ama voce
* Filho de Deus não cansa
* Meu barco
- No evangelho hoje nos traz uma Historia muito interessante. Ele nos vai falar da salvação. (pergunta quem quer ser salvo por Jesus?).
Mas para alcançarmos a salvação muitas vezes encontraremos alguns obstaculos, no evangelho Jesus nos fala da porta estreita, onde é por ela que chegaremos ao ceu.
- Para que possamos enteder melhor a mensagem de Jesus, vamos fazer uma dinamica.

DINAMICA:

- 2 JARROS COM AGUA LIMPA ( pode ser consumida)
- 2 PACOTE DE SUCOS ( pode ser já com açucar cor vermelha)
* Em um jarro coloca-se um pacote fechado, onde se faz a pergunta - Que diferença faz esse suco fechado dentro do jarro com agua? - Ficou com sabor maravilho de se beber? - Mas o que isso tem haver com a porta estreita que Jesus nos diz? (O evangelizador espera as respostas e completa dizendo que: este pacote de suco representa o nosso comodismo, preguiça, desobediencia as coisas de Deus, é necessario o nosso esforço para alcançar a reino de Deus)
*Em outro jarro abre-se o segundo pacote de suco e vai adicionando na agua conforme as crianças vão dizendo o que nos ajudara a passarmos pela porta estreita, SOMENTE AS COISAS BOAS QUE AQUI FIZERMOS .( caridade, bondade, amor, fé, partilha). Se o evangelizador preferir pode distribuir o suco como forma de partilha.

ORAÇÃO:
- Senhor Jesus obrigado por nos ter trazido aqui.
- Senhor Jesus me ajude a cada dia buscar as coisas que te agrada, pois é assim que conseguirei passar por esta porta e assim alcançar o REINO DE DEUS. Amém.


















sexta-feira, 13 de agosto de 2010

20ºDOMINGO DO TEMPO COMUM

20ºDOMINGO DO TEMPO COMUM




ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA






15 de agosto de 2010






"A minha alma engrandece o Senhor,



e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador."




Boa noite crianças!!!





☺Iniciar cantando:

♪ O Senhor tem muitos filhos
♪ Cabeça, ombro, joelho e pé
♪ Quando o Espírito

♪Para aquecer, para animar

☺ Fazer a oração do Pai Nosso e em seguida a oração da Ave Maria
♪ Canto: Mãezinha do céu


(A partir deste momento pode ser usado fantoches para conversar com as crianças)
☺ Hoje celebramos a assunção de Nossa Senhora.

FANTOCHE 1: Vocês sabem o que é assunção?
Assunção significa “elevação”. Maria foi elevada de corpo e alma pelos anjos do céu para junto de Deus e do seu filho tão amado, Jesus Cristo.
Maria é um exemplo de fé e santidade.

FANTOCHE 2: Mas vamos ver o que foi que Maria fez que a fizesse merecer o céu.

FANTOCHE 1: Será que Maria era obediente? Será que ela ajudava sua mãe em casa? Era boa e trabalhadeira?

FANTOCHE 2: Será que Maria ajudava os pobres, era boa com os doentes, cuidado de seus pais velhinhos com carinho e paciência? Será que Maria rezava, falava com o Senhor, cuidava do seu coração com os ensinamentos que ela lia na Bíblia, freqüentava a missa, estava sempre em sintonia com Deus?

FANTOCHE 1: Será que quando Deus pediu a ela pra ser a mãe de seu filho, mesmo sabendo que seria criticada, que poderia até ser apedrejada e que, as pessoas desconfiariam dela, ela aceitou?

FANTOCHE 2: Será que Maria amava Nosso Senhor? Que tipo de mãe ela foi? Que tipo de esposa ele foi? Que tipo de serva ela foi para Deus?

FANTOCHE 1: Pois é, crianças! Maria foi tudo de bom. E assim ela se encheu da graça de Deus e foi também elevada aos céus.

FANTOCHE 2: Aconteceu que, quando ela morreu, seu corpo não foi enterrado, não... Os anjos vieram e carregaram seu corpinho de santa pra ficar junto a Deus e seu filho lá no céu... E é, por isso, que chamamos Assunção, ou seja, a subida de Nossa Senhora aos céus.


(Levar um cartaz com a imagem de Nossa Senhora, e cada criança deverá receber um papel em forma de coração preparado pela equipe, onde a criança falará uma palavra boa e esse coração será colado na parte de cima do cartaz simbolizando balões que elevarão Nossa Senhora, e se a palavra não for positiva deverá ficar na parte de baixo do cartaz.)







FANTOCHE 1: Então agora vamos fazer de conta que cada coração que vocês tem nas mãos são anjos que farão Nossa Senhora subir ao céu ou não.

FANTOCHE 2: Mas como assim? Eu ainda não entendi.

FANTOCHE 1: Quando aparecer uma palavra boa o coração ficará na parte de cima da imagem, e se alguém falar palavra que não seja boa ficará na parte de baixo.

FANTOCHE 2: Ah! Então quer dizer que as palavras boas fazem a gente ficar mais próximos do céu?

FANTOCHE 1: Isso mesmo! Então vamos lá, com ajuda de alguém que vai escrever as palavras nos corações cada criança virá aqui pertinho do cartaz e falará bem forte a palavra que quer no seu coração.

FANTOCHE 2: Olha que legal, vamos falar bem alto todas as palavras que foram colocadas aqui?



☺ Então crianças vocês conseguiram entender o que é
assunção? Maria foi uma pessoa tão boa, que com certeza ela foi elevada ao céu pela bondade do seu coração, ou seja por todas as coisas boas que fez aqui na terra.
E nós será que fazemos muitas coisas boas?
Precisamos tentar fazer o bem sempre, não brigando com os nossos colegas e irmãos, ajudando o papai e a mamãe, obedecendo e sendo sempre crianças do bem!
Assim os nossos corações serão sempre limpinhos e cheios de palavras boas!!!

Vamos cantar mais uma vez a música da nossa mãezinha do céu
♪ Canto: Mãezinha do céu



☺ Agora vamos fazer uma brincadeira.
Todos estarão sentados, quando eu falar uma palavra boa vocês deverão levantar e quando eu falar uma palavra feia vocês deverão abaixar. Quem errar vai saindo da brincadeira ok!


☺ Muito bem!!!
Vocês poderão sentar nas cadeiras para fazer as atividades ou brincar com os brinquedos pedagógicos.



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

19º Domingo do Tempo Comum




08 de Agosto de 2010
“Não tenhais medo, pois foi da vontade do Pai dar a vós o Reino”.
Ano C – Cor Verde


O desprendimento dos bens ajuda a concentrar as energias no projeto de Deus, a valorizar aquilo que dá sentido a existência humana. É preciso permanecer vigilante para acolher o Senhor, que sempre está chegando.

Acolhida – Iniciar com a oração do santo anjo e logo após fazer a apresentação das crianças. (Nome da criança, que bom que está aqui, Deus te criou foi com muito amor).

Falando aos pequeninos - História – Os Tesouros do Céu

OS TESOUROS DO CÉU
MATILDA - FANTOCHE - Olá amiguinhos, eu sou a Matilda, tudo bem??? Que bom que ter vocês aqui conosco. Hoje nós vamos falar sobre os tesouros do céu. Quem sabe quais são os tesouros do céu?
LILI FANTOCHE – Eu sei, eu sei me deixa falar Matilda.
MATILDA – FANTOCHE – Calma, Lili, deixa os nossos amiguinhos falarem. Vocês querem que a gente ajude vocês???...(dá um tempinho para responderem)
- Vamos lá então. A nossa casa podemos levar para o céu???
LILI FANTOCHE – Hum...não né amiguinhos. (esperar pela resposta)
MATILDA – FANTOCHE – Os nossos brinquedos, o carro do papai, podemos levar para o céu?
LILI – FANTOCHE – Ah Matilda, também não né. Hi, amiguinhos, a Matilda pensa que têm ônibus que vai para o céu, rsrsrs.
MATILDA FANTOCHE – Ah, Lili fala para os nossos amiguinhos então quais os tesouros que ter aqui na terra para levar para o céu.
LILI – FANTOCHE – Sabe amiguinhos, Jesus nos ensina que não adianta juntar muitos brinquedos, ter muitas riquezas aqui terra, se nosso coração não for bondoso.
MATILDA – FANTOCHE – Isso mesmo Lili, Jesus nos ensinar que o verdadeiro tesouro é a bondade de nosso coração.
LILI – FANTOCHE – Ser bonzinho com os animais, obedecer ao papai e mamãe, vir à missa, rezar todos os dias, não brigar com os amiguinhos, ajudar quem precisa. Você tudo isso Matilda??
MATILDA – FANTOCHE – Claro Lili, eu sou uma ovelhinha do senhor e você, Lili faz tudo isso também??
LILI – FANTOCHE – Ah, claro Matilda, eu também sou uma ovellhinha do Senhor e sei que ELE me ama muito. Agora Matilda, nós queremos saber, né, quem dos nossos amiguinhos são ovelhinhas do Senhor, levanta a mão. Eu já tô levantando a minha.
MATILDA – FANTOCHE – Que legal né Lili, todos os nossos amiguinhos amam muito a Jesus e vão se esforçar para serem lindas ovelhinhas do Senhor.
LILI – FANTOCHE – Mas espera aí Matilda, eu quero saber se os nossos amiguinhos entenderam como fazer, vamos ver???
MATILDA – FANTOCHE – Que quer os tesouros do céu??? (Esperar a resposta)
LILI – FANTOCHE – Eu quero, eu quero....Então vamos falar juntos??? Vou amar meu Jesus de todo coração.
MATILDA – FANTOCHE – Vou amar meu papai e minha mamãe.
LILI – FANTOCHE – Vou ajudar meus amiguinhos.
MATILDA – FANTOCHE – Vou ajudar quem precisa.
LILI – FANTOCHE – Vou vir a missa todos os domingos.
MATILDA – FANTOCHE – Vou rezar para o Jesus.
LILI – FANTOCHE – Vou ter um coração bem bondoso.
MATILDA – FANTOCHE – Fazendo tudo isso, o que vai acontecer???
LILI – FANTOCHE – Jesus vai ter sempre um lugar para a gente no céu.
MATILDA – FANTOCHE – Isso mesmo.....Vamos falar juntos ???
- NÃO TENHO MEDO, PORQUE JESUS ESTÁ SEMPRE AO MEU LADO.
LILI – FANTOCHE – Vamos fazer um oração amiguinhos?? (esperar resposta)
- JESUS, EU GOSTO MUITO DO SENHOR, MUITO OBRIGADO PELA VIDA QUE O SENHOR ME DEU. MUITO OBRIGADO PELO PAPAI E PELA MAMÃE E POR TODAS AS PESSOAS QUE O SENHOR COLOCOU PERTO DE MIM.
JESUS, EU ESTOU CRESCENDO FORTE, MAS AJUDE-ME A CRESCER TAMBÉM POR DENTRO, PARA TER UM CORAÇÃO CHEIO DE BONDADE. AMÉM.
MATILDA – FANTOCHE – Que lindo né amiguinhos? Agora a catequista vão dar um desenho para a gente pintar, vamos lá???
LILI E MATILDA – FANTOCHOES – Tchau amiguinhos....voltem sempre.

Atividades para o encontro:
a) Pintura de desenhos;
b) Músicas;
c) Brincadeiras.

FIM


Equipe dos Pastorinhos do Senhor
P.A. Crisma Catequista Luciane Bossa e Catequizandos